A transformação na rede pública com a Árvore

Promover a leitura em sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil. É por isso que a Prefeitura de São José dos Campos conta com a Árvore Livros desde 2018 para 11.200 alunos do 4º, 5º e 6º anos, em 49 escolas. Com o acesso a mais de 30 mil títulos, os estudantes frequentam salas de leitura e transitam entre os formatos físico e digital nas bibliotecas. Leia mais abaixo.

A transformação na rede pública com a Árvore

Superando o desafio

O desafio da rede de São José dos Campos era promover o acesso à leitura a milhares de alunos do 4º, 5º e 6º anos de forma democrática. A Árvore se apresentou então como um parceiro decisivo, oferecendo uma plataforma de fácil acesso, que permite que os usuários leiam até sem acesso à internet.

Além disso, a diversidade do acervo e a gamificação ajudaram a promover um engajamento expressivo, fazendo com que a rede atingisse números incríveis.

Superando desafios com a Árvore

Democratização do acesso

Os alunos da rede realizam suas leituras em sala de aula ou nos espaços de biblioteca das escolas, mas também podem ler em casa sem problemas. Por meio do aplicativo da Árvore Livros, os usuários têm a possibilidade de baixar títulos para ler quando e onde quiserem. Esse diferencial amplia o acesso à leitura, pois os alunos podem selecionar os livros que desejam ler com a internet das escolas e ficam livres sem depender do acesso a dados móveis.

Democratização do acesso

Gamificação como aliada

Os alunos que utilizam a plataforma estão em idade de formação, definindo seus gostos. Oferecer recursos que tornem as atividades de aprendizado divertidas é algo essencial, pois engajam de forma lúdica, entretendo e formando repertório ao mesmo tempo.

Pensando nisso, a Árvore conta com a Floresta, nossa gamificação onde quem lê ganha pontos! Quanto mais o usuário realiza leituras, atividades e ações dentro da plataforma, vai ganhando gotas para plantar árvores virtuais.

Gamificação como aliada
+195.000 livros emprestados
+82.600
leituras
+40.700 horas
de leitura
3x mais leituraque a média nacional
Citação da Aluna Beatriz da Silva Freitas
“É muito bom ler porque a gente aprende bastante coisa, entra em cada história e parece que está viajando, a imaginação vai longe. Na Árvore eu gosto de indicar livros para os meus amigos e é muito fácil mexer na plataforma, tem várias opções e cada livro ajuda a escrever melhor”

Beatriz da Silva Freitas
Aluna do 5º ano da Emef Profº Waldemar Ramos

Transforme a sua escola em uma história de sucesso

A Árvore é uma solução digital em leitura que já impactou mais de 1,9 milhão de alunos, 160 mil educadores e 6 mil escolas!
Quero potencializar minha escola