Sistemas de gestão escolar: confira como a tecnologia pode ser aliada!

A gestão escolar enfrenta, cotidianamente, desafios em múltiplas esferas, como: financeira, operacional e pedagógica. Por isso, em um mundo em que as informações se disseminam com maior velocidade, a tomada de decisão baseada em dados é cada vez mais importante para o funcionamento de uma escola. Neste sentido, os sistemas de gestão escolar podem facilitar o cotidiano e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

Confira mais sobre os sistemas de gestão escolar no nosso post!

Sumário

  • O que é um sistema de gestão escolar?
  • Sistemas de gestão escolar na esfera financeira
  • Sistemas na esfera operacional
  • Como utilizar na esfera pedagógica?
  • Conclusão

O que é um sistema de gestão escolar?

Uma das principais dores dos gestores é a tomada de decisão nas diversas esferas envolvidas no cotidiano escolar. Para torná-las mais assertivas, o gestor precisa conhecer a escola e seu panorama geral. Assim, os sistemas de gestão escolar são artifícios que permitem a observação integrada destes campos, com foco na gestão de pessoas, estudantes, finanças e etc.

Portanto, este tipo de software pode auxiliar na integração de dados, no desenvolvimento de relatórios e na gestão de matrículas, fluxos de pagamentos e notas. Outra vantagem dessas soluções é o sistema de armazenamento dos dados escolares, com a utilização de nuvens, garantindo maior segurança e eficiência.

Sobretudo, é preciso ter em vista que os dados gerados não facilitam somente a gestão interna, eles também podem pautar decisões sobre quais áreas precisam de mais investimentos e quais tipos de parcerias podem solucionar problemas identificados. Além disso, com as demandas da legislação educacional e a necessidade de fornecimento de dados sobre o funcionamento das escolas, como no Censo Escolar, é essencial que todas as áreas estejam organizadas e integradas.

Sistemas de gestão escolar na esfera financeira

Manter as finanças escolares saudáveis é um grande desafio da gestão. Assim, desde o fluxo de pagamentos aos gastos com manutenção, todas as etapas da gestão financeira podem ser otimizadas através de sistemas de gestão escolar.

Além disso, esse tipo de sistema pode gerar boletos de pagamento, emitir notas fiscais e mapear a inadimplência. Logo, são aliados para uma gestão financeira integrada e saudável.

Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola

Sistemas na esfera operacional

Além de permitirem maior autonomia e assertividade na gestão financeira, os sistemas de gestão escolar também podem auxiliar na gestão de pessoas e do próprio espaço físico das escolas.

Sendo assim, essas soluções podem organizar escalas da equipe, fluxos de professores e outras demandas operacionais, sempre integrando-as aos sistemas financeiros, garantindo uma gestão mais eficiente de recursos e do próprio time.

Como utilizar na esfera pedagógica?

No campo pedagógico as soluções de gestão escolar são responsáveis por uma série de revoluções. Através delas é possível gerir bibliotecas, organizar horários, emitir boletins, controlar a frequência e facilitar a comunicação entre gestão, time e responsáveis.

Além disso, elas permitem o acompanhamento do rendimento dos estudantes ao longo do ano letivo em todos os componentes curriculares, mostrando situações em que é necessária a intervenção de professores e equipe pedagógica. Portanto, investir nessas soluções pode ajudar na gestão acadêmica e aproximar todos os atores envolvidos na gestão pedagógica da escola.

Conclusão

Gerir uma escola é uma função desafiadora. Por isso, a tecnologia deve ser um facilitador desse processo. Logo, ao escolher o sistema de gestão escolar mais adequado à realidade da sua escola, mapeie suas dores e as de sua equipe.

Desta forma, tendo em vista que o objetivo é facilitar e otimizar processos, esteja atento à possibilidade de integração de todos os sistemas utilizados. Por fim, não esqueça da importância de treinar seu time para que estejam aptos a utilizar todos os recursos disponibilizados por esses sistemas.

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continue lendo
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continue lendo