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Gestão Escolar
Descubra a missão do diretor escolar e suas funções

Descubra a missão do diretor escolar e suas funções

11/23/2023
4 min
Post modificado em:
22/11/2023
Diretora escolar

Descubra a missão do diretor escolar e suas funções

Quais são as áreas de atuação de um diretor escolar? No post de hoje, listamos as principais atribuições desse profissional. Confira!

Quem é o diretor escolar?

O documento “Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar”, do Ministério da Educação, afirma:

"A condução da escola (...) cabe ao diretor, o qual, entre muitas outras, tem as atribuições de coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica, garantir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, articular a escola com as famílias e a comunidade, conduzindo-a a estabelecer ações destinadas à promoção da cultura de paz, tornando-a um ambiente seguro e pedagogicamente rico."

O diretor escolar é, por assim dizer, aquele que organiza, acompanha e avalia o trabalho da escola. Através dos mecanismos pedagógicos, políticos e administrativos, o diretor fomenta o cumprimento das intencionalidades da escola e a qualidade dos processos e fluxos internos. 

Ser diretor escolar não é um trabalho fácil. A quantidade de demandas e atividades diárias exige que esses profissionais façam escolhas entre o que é fundamental e o que é emergencial no trabalho cotidiano.

As principais funções de um diretor escolar

O papel do diretor escolar abrange várias dimensões. Gestor, no texto de hoje, listamos algumas das principais responsabilidades do diretor em seu dia a dia de trabalho. Veja a seguir.

  1. Visão estratégica

O diretor escolar é o responsável por estabelecer metas bem definidas, delegar funções e promover o alinhamento de todos os envolvidos. Ele é quem possui uma visão macro de todos os fluxos e processos.

Um diretor que detém uma visão estratégica é aquele que garante que as metas e as ações desenvolvidas estejam alinhadas com os valores fundamentais da instituição, como a missão da escola e o seu plano político pedagógico.

  1. Engajamento da comunidade escolar

Um espaço escolar plural é aquele em que as vozes das famílias, professores e estudantes são sempre acolhidas. Ao implementar uma gestão democrática, o diretor fomenta o engajamento de toda a comunidade escolar.

O diretor é quem viabiliza comitês e grupos de debate que incluam representantes de todas as partes interessadas. Afinal, os momentos de diálogo com a comunidade escolar são fundamentais para a tomada de decisões assertivas sobre as políticas e ações da escola.

  1. Zelar pela segurança escolar

Um ambiente seguro é essencial para o processo cotidiano de ensino-aprendizagem e para o bem-estar de quem frequenta a escola. O diretor escolar tem um papel-chave na definição e coordenação das estratégias que a sua comunidade escolar mais precisa. 

As ações em prol de uma escola mais segura vão desde a implementação de políticas de prevenção ao bullying, até planos e fluxos de encaminhamentos em caso de emergências de saúde mental, violência ou acidentes. 

  1. Gestão curricular e de planejamento pedagógico

Na dimensão pedagógica, o diretor escolar é o responsável por coordenar a criação, a revisão e os ajustes do currículo escolar de acordo com o plano político pedagógico da escola. 

Ele é a liderança que orienta a equipe pedagógica na estruturação de planejamentos e métodos de avaliação, não perdendo de vista o compromisso da escola com o processo de ensino e aprendizagem.

  1. Formação de professores

Educadores preparados e motivados são aqueles que estão em constante formação! Promover um ambiente de formação continuada garante que as dinâmicas e práticas pedagógicas se atualizem, inovando todo o processo de ensino. 

O diretor escolar oportuniza, ainda, horários para formação da equipe, fomenta pesquisas internas, faz a ponte com universidades locais, cursos, grupos de estudos e demais programas de desenvolvimento profissional para o corpo docente.

  1. Manutenção do clima escolar

A cultura e o clima escolar envolvem muitos aspectos, desde a manutenção da estrutura física da instituição até as relações entre os membros da comunidade. Um clima escolar harmonioso é de suma importância para que o processo educativo aconteça da melhor forma.

O diretor escolar estrutura os processos para viabilizar um senso de integração na escola. Esses processos incluem pesquisas regulares de diagnóstico para avaliar o clima e planos de ação para orientar a promoção de uma cultura colaborativa.

  1. Gestão administrativa-financeira

A gestão administrativa-financeira é a base para todos os processos operacionais de uma instituição. No caso da escola, o diretor é o responsável pela gestão desses recursos. 

O trabalho cotidiano inclui ações como a realização de orçamentos, a alocação de recursos para a manutenção do espaço físico da escola, a contratação de equipe e a prestação de contas.

  1. Gestão de crise

A escola é um espaço repleto de ideias plurais e diferenças. Por isso, contradições e conflitos são esperados. 

O diretor escolar também atua como mediador em momentos de crise. É ele o responsável por viabilizar o diálogo – e também os fluxos e processos de enfrentamento e prevenção de situações adversas, evitando que elas causem danos à escola e ao seu funcionamento.

  1. Gestão de pessoas

Na dimensão pessoal e relacional, o diretor é aquele que apoia a equipe, fomentando a empatia e o respeito no ambiente de trabalho. 

O diretor escolar exerce a função de líder, comunicando-se de forma não-violenta, lidando com conflitos de forma responsável e comprometendo-se com o desenvolvimento das suas habilidades de liderança.

Gestor, esperamos que o post de hoje tenha apoiado a sua pesquisa sobre o papel do diretor escolar. Para se aprofundar na temática, confira também o nosso post O que é gestão escolar? O guia completo.

Até a próxima!

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