Os hábitos de leitura costumam variar para cada cultura ao redor do mundo. No caso brasileiro, ainda há um longo caminho a ser traçado para engajar novos leitores no universo das letras. No entanto, a leitura tem conquistado uma nova possibilidade de ganhar destaque no cotidiano das pessoas. Trata-se dos livros digitais (ou e-books), que chegaram ao mercado nacional em 2012 e avançam no número de usuários gradativamente com o passar dos anos.Descubra como o livro digital pode contribuir para tornar a sua leitura ainda mais dinâmica.
Vantagens dos livros digitais
Entre as qualidades de se ler em e-books pode ser ressaltado o fato de que há uma economia verde sendo incentivada através da redução no número de impressões em papel pelas editoras, o que pode ser uma via de acesso aos consumidores ecologicamente responsáveis.Mas em termos da interface dos dispositivos de leitura também ocorreram ganhos significativos, como:
- A possibilidade de acessar links dentro do texto que remetam a páginas da internet com conteúdo relacionado;
- O mecanismo de anotações paralelas e marcadores de leitura virtuais;
- Ajuste eletrônico de tamanho da fonte;
- Ampliação de páginas.
Essas são apenas algumas das vantagens que compõem os recursos multimídia desenvolvidos especialmente para o uso dos livros digitais por um público amplo. Em termos monetários, o e-book também se tornou uma opção vantajosa. Os preços desse tipo de livro são consideravelmente mais baixos no mercado editorial, já que a eliminação do uso do papel, como já citado, elimina os custos de produção e enxuga o processo produtivo, levando no fim da cadeia a uma economia expressiva por parte do consumidor final.
Resistência de leitores
Ainda há leitores resistentes, apegados à sensação agradável de virar páginas e manusear um livro tradicional. Tal nostalgia tem feito com que web designers desenvolvam algumas inovações para a leitura dos livros em plataformas como tablets e smartphones. Já é possível encontrar no mercado arquivos de livros com a possibilidade de rolar páginas como num livro físico, com tonalidades de cores próximas ao real e diagramação idêntica a de um bom e velho livro de cabeceira. Tocar os leitores mais conservadores tem sido um intuito perseguido pelos desenvolvedores de tecnologias de leitura para provar que ler digitalmente pode ser agradável e muito prático. Imagine poder levar um dispositivo de leitura leve para qualquer lugar e a qualquer hora acessá-lo para continuar lendo seu livro, podendo ainda usufruir de conteúdos extras que incluem fotos, vídeos e textos relacionados. Não tem como não gostar, não é mesmo?
Avanço de mercado
Com o interesse do consumidor por novas mídias de leitura, o mercado pode se atualizar e trazer inovações do exterior, o que só fornece benefícios aos leitores que já aderiram ou esperam novos benefícios para começar a ler na tela. Os novos tipos de e-books têm trazido praticidade e iniciado uma cultura livresca para gerações criadas diante da tela do computador, o que se torna um passo a frente na popularização do hábito da leitura entre os mais jovens. Indo além, ler adquiriu novas conotações, trazendo um caráter dinâmico a um ato solitário. Por exemplo, já é possível comprar livros digitais em sites que unem consumidores para contar experiências de leitura e partilhar conhecimentos. Surge aí um novo motivo para agregar pessoas em torno de uma boa história.