Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
A importância da avaliação qualitativa nas escolas

A importância da avaliação qualitativa nas escolas

1 dez 2016
4 min
Post modificado em:
3/8/2022

Para a maior parte das escolas e profissionais de educação, a avaliação da aprendizagem do aluno significa atribuir uma nota após a realização de um método avaliativo. Daí decorrem os vários testes, exames e outros instrumentos aos quais estamos habituados.

A questão é que esses instrumentos medem tão somente a capacidade de, naquele momento, responder conforme o esperado e atingir determinada nota ou conceito. Assim, a avaliação qualitativa pode ser uma boa alternativa, pois ela se concentra em todo o processo de ensino-aprendizagem do aluno ao longo do ano letivo.

A própria legislação educacional brasileira, desde a Lei de Diretrizes e Bases, aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

O que seria e como deve ser feita, então, a avaliação qualitativa? Descubra agora nesta postagem!

O que é avaliação qualitativa?

Antes de tudo, vale destacar que avaliação, no ambiente escolar, diz respeito tanto à análise da aprendizagem do aluno quanto aos aspectos institucionais e à avaliação externa. Neste artigo, focaremos na aprendizagem.

Na avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é mais somente uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Portanto, não se restringe aos pontos “de qualitativo” comumente utilizados por muitas escolas e nem está centrada simplesmente em características do comportamento do aluno.

Esse tipo de avaliação requer, tanto de quem aprende quanto de quem ensina, responsabilidade, autonomia e atitude crítica perante a própria conduta e os conhecimentos a serem adquiridos.

Como fazer avaliação qualitativa?

Para uma avaliação qualitativa eficaz, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica.

Assim, é necessário uma outra compreensão do processo avaliativo, uma em que o sucesso e fracasso do aluno seja encarado também como do professor e de toda a escola. É importante que em sala de aula haja uma avaliação somativa de tudo aquilo que o aluno vivencia e dos objetivos propostos para cada ano escolar, seja na aplicação de provas, nos deveres de casa e nas demais práticas pedagógicas.

E-book Recuperação da aprendizagem
E-book gratuito

Material exclusivo sobre Recuperação de Aprendizagem!

Conteúdo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para saber mais sobre o tema e como a gestão escolar pode atuar.

Baixe agora!

Aprendizado para além das notas

Além disso, é preciso ter em mente que o objetivo do aluno não é receber determinada nota, mas aprender de fato. Até mesmo os erros são levados em conta, porque indicam como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos que vão sendo adquiridos.

Dessa maneira, ocorrerá a identificação dos conhecimentos que já estão consolidados e servem de base para tudo o que vem a seguir.

Em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos.

Leia também: Avaliação formativa: como acompanhar o desenvolvimento dos alunos

Dicas práticas para a avaliação qualitativa

Não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa. O que existe são caminhos possíveis, cada educador deve perceber qual o melhor a seguir.

Marlene Sapelli, professora da Universidade Estadual do Centro Oeste, reconhece que uma mudança efetiva na avaliação escolar só pode realmente acontecer por meio de políticas públicas adequadas e de uma revisão das nossas concepções de homem, educação e sociedade, mas aponta quatro cuidados que podem contribuir para a construção de avaliações mais justas:

- Menos burocracia no planejamento

Deixar de encarar o planejamento como mera exigência burocrática, entendendo que estabelecer objetivos é também definir critérios de avaliação com responsabilidade, evitando a comum discrepância entre o que se coloca como objetivo e o que realmente se cobra.

Segundo a autora, “os nossos objetivos devem expressar exigências significativas de análise, observação e de síntese para minimizar as exigências de mera memorização e reprodução e devem referir-se a ‘conteúdos vitalmente significativos’”.

- Direcionamentos claros para o resultado da avaliação

Atentar para o que se faz com o resultado da avaliação que se faz. Neste ponto, Sapelli dá o exemplo do médico que solicitou vários exames ao médico, diagnosticou uma pneumonia e nada fez. É o que normalmente se pratica em educação, os resultados das avaliações, de modo geral, não orientam nenhum tipo de “tratamento” do aluno, ao contrário, servem como objetivo final do processo educativo.

Mesmo a chamada recuperação é feita simplesmente com o objetivo de atingir uma média de nota e não de retomar um processo para que o aluno aprenda o que ainda não aprendeu. O olhar para os resultados da avaliação, além de indicar a necessidade de retomada de um processo, deveria servir como autocrítica para o educador entender que às vezes a falha é dele mesmo.

- Repensar os instrumentos de avaliação da escola

É preciso cuidado na elaboração das habituais provas, que nem sempre são tão objetivas quanto se supõe. Além disso, é necessário variar os instrumentos de avaliação, adotando alternativas que estimulem mais a participação ativa dos alunos, desenvolvendo sua reflexão, responsabilidade e autonomia.

Portanto, vale realizar junto do seu corpo docente uma reflexão de quais os melhores instrumentos para avaliar o aluno na sua escola.

- Adoção da avaliação por conteúdos ou objetivos

Trata-se de “construir um processo educativo consistente em que não haja preocupação com a aproximação de resultados mecânicos, pré-estabelecidos a serem atingidos para classificar os sujeitos", de acordo com Sapelli.

Portanto, novamente, é importante que a gestão escolar esteja atenta às formas e conteúdos que estão sendo avaliados para auxiliar os professores nesse processo.

Desafios da avaliação qualitativa

Não é difícil perceber que a avaliação qualitativa é bem mais complexa e exige um comprometimento muito maior dos sujeitos que as avaliações quantitativas tradicionais. Mais que atribuir uma nota, ela visa desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma consistente e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, além de trabalhar valores como responsabilidade e autonomia.

No entanto, ainda que mais difícil, torna-se cada vez mais necessária no atual estado de desenvolvimento da nossa sociedade, quando mais que nunca nos é exigido engajamento, autocrítica e revisão das nossas próprias atitudes.


Que tal continuar aprendendo mais sobre modelos de avaliação escolar na sua escola? Confira nosso artigo: Avaliação da aprendizagem: como ajudar o professor a elaborar?

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
E-book Recuperação da aprendizagem

E-book gratuito

Material exclusivo sobre Recuperação de Aprendizagem!

Conteúdo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para saber mais sobre o tema e como a gestão escolar pode atuar.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

5 atitudes de um gestor inovador na escola

Quer ser um gestor inovador na escola? Confira neste post algumas indicações para garantir inovação na sua gestão escolar.

Continuar
Gestão Escolar

Gestão escolar na pandemia e como se atualizar

Neste post, conversamos com gestoras escolares para falar um pouco sobre os desafios e como a gestão escolar se atualizou nesse período de pandemia. Confira!

Continuar