Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Confira 7 vantagens do uso de livros digitais em escolas

Confira 7 vantagens do uso de livros digitais em escolas

25 jan 2017
3 min
Post modificado em:
14/4/2023

Em 1971, quando o norte-americano Michael Stern Hart criou o primeiro livro em formato eletrônico, ele talvez não imaginasse o impacto que as obras em formato digital teriam na humanidade, sobretudo no contexto das instituições de ensino. Essas, aos poucos, estão se transformando em verdadeiras escolas digitais.

A diferença pedagógica dos livros digitais em relação aos impressos consiste, essencialmente, na sua facilidade de acesso — pelo celular, tablet ou computador. Outra disparidade é a possibilidade de reunir, em um único elemento didático, diferentes recursos como textos, imagens, vídeos, músicas, jogos interativos e muitos outros.

As múltiplas possibilidades de uso e a crescente acessibilidade aos livros digitais fez dessa ferramenta uma inquestionável tendência mundial, tanto para a educação formal quanto informal. Diante disso, é inevitável questionar as vantagens que eles de fato trazem às escolas.

Continue a leitura para constatar os benefícios e os caminhos que estão sendo tomados a partir da introdução dessa poderosa ferramenta de ensino na sala de aula.

Por que ler livros digitais?

Ler livros digitais, os chamados e-books, tem se tornado uma atividade cada vez mais comum. Existem diversas vantagens em consumir um material educacional digital, como a praticidade, já que eles podem ser acessados em qualquer lugar, a partir de dispositivos como celulares, tablets ou e-readers.

Além disso, incentivar o mercado de livros digitais também é uma forma de torná-los mais acessíveis e, por consequência, combater a pirataria devido aos custos de aquisição dos exemplares e manutenção de uma biblioteca.

Confira, a seguir, as vantagens do livro digital e os motivos para apostar nessa ferramenta de leitura:

1. O material educacional digital aumenta a adesão à leitura

O conteúdo em formato digital, que ainda pode ser uma novidade em muitas escolas do país, ajuda a atrair mais alunos para a leitura. Afinal, a amplitude do acervo bibliográfico é o principal fator influenciador da leitura, prática tão fundamental para a constituição de todo ser humano.

Para crianças e adolescentes, a riqueza de recursos visuais e auditivos atrelados ao livro digital é algo que torna mais prazeroso o ato de ler. Nesse sentido, os livros digitais estimulam a compreensão e desenvolvem, nos alunos, o interesse pelo conhecimento. Esse, por sua vez, faz com que o hábito de ler se estenda por toda a vida.

Leia também: Por que Árvore Livros ajuda a engajar os alunos?

2. Otimização do espaço físico escolar

Já pensou em quanto espaço é necessário para abrigar centenas exemplares de milhares de obras literárias? Isso se torna impraticável quando consideramos o porte das bibliotecas escolares, sem falar na necessidade de rigorosa administração de todo o acervo.

Portanto, uma vez que os livros digitais dispensam a necessidade de dispor de espaço físico, a possibilidade de uma escola oferecer dezenas de milhares de títulos permite que vários alunos leiam virtualmente a mesma obra, sem que seja preciso devolvê-la à biblioteca.

É claro que, mesmo após esse movimento de expansão digital no ambiente escolar, as bibliotecas físicas devem continuar existindo. Contudo, seu espaço limitado não seria suficiente para abrigar todas as obras disponíveis digitalmente.

Leia também: 6 maneiras de deixar sua biblioteca mais atraente

3. Melhoria na infraestrutura tecnológica

A presença da literatura digital nas escolas brasileiras traz consigo melhorias significativas na infraestrutura tecnológica das instituições. Afinal, quanto tempo se perde durante uma aula até que todos os computadores do laboratório estejam ligados e funcionando exatamente como o professor sugeriu?

Esse percalço, bem como muitos outros, deixam de existir com a melhora da infraestrutura tecnológica que acompanha a chegada dos livros digitais nas escolas. Isso acontece porque as escolas e instituições de ensino precisam se adequar à demanda para oferecer acesso adequado e eficiente a esses e outros recursos digitais.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

4. Atualização profissional dos professores

São inúmeros os benefícios de ter a tecnologia associada ao processo de ensino. Afinal, as mudanças no ambiente digital permitem o aprimoramento profissional dos professores, mesmo que muitos já dominem várias facetas da tecnologia digital.

Cada vez mais presentes na vida dos alunos, o progresso tecnológico também atinge a esfera administrativa da instituição de ensino, no tocante à rotina de tarefas dos professores, como:

  • leituras;
  • preparação de aulas;
  • elaboração de avaliações;
  • preenchimento de notas;
  • comunicação com a direção;
  • economia na compra de livros;
  • evolução das técnicas de ensino;
  • imersão digital dos alunos;
  • interesse genuíno pelo aprendizado;
  • aumento do contato com diferentes estilos literários.

Leia também: 8 vantagens de utilizar uma plataforma de livros digitais

5. Dados para a aprendizagem

Entre os benefícios das tecnologias digitais nas escolas está a possibilidade de obter dados de leitura dos usuários de uma biblioteca digital, por exemplo. A análise inclui informações que podem e devem ser utilizadas para ajudar uma aprendizagem ativa, baseada nos interesses e no progresso individuais. Entre elas estão:

  • quantos livros foram lidos;
  • qual o progresso de leitura em cada obra;
  • quantas horas foram dedicadas aos livros;
  • muitos outros indicadores.

Com esses dados, é possível realizar interações mais assertivas em sala de aula, garantindo o protagonismo do aluno ao acompanhar a própria aprendizagem. Esses e outros aspectos ajudam a plantar o hábito da leitura e a formar leitores nas escolas.

Leia também: Saiba como o livro digital torna a leitura dinâmica

6. Facilidade de acesso

Com a disponibilização de livros digitais e uma biblioteca virtual, é possível facilitar o acesso de todos, alunos, professores, colaboradores e gestores, às obras literárias. Como dito anteriormente, o acesso pode acontecer por um tablet, computador, smartphone ou um e-reader.

Isso permite acessar o material, como um livro digital interativo, quando a pessoa estiver na escola ou em sua própria casa, facilitando a realização de tarefas e o fluxo do dia a dia com os aparelhos tecnológicos.

7. Possibilidade de unir gamificação e diversão

Os livros digitais podem ser produzidos utilizando recursos de gamificação, o que torna a leitura mais divertida e engajadora, melhorando a experiência dos estudantes.

Optar por exemplares que ofereçam elementos relacionados aos jogos, como pontuações, níveis de dificuldade e recompensas por tarefas realizadas, estimulam o avanço na leitura. Sendo assim, é uma excelente maneira de aumentar a dedicação dos alunos aos conteúdos propostos.

Há, ainda, livros digitais que promovem a interação dos leitores com o conteúdo, permitindo que eles tomem decisões capazes de afetar todo o enredo da história. Eles ainda podem participar de jogos de perguntas e respostas relacionados ao conteúdo e demais atividades que tornem a leitura mais participativa e interativa.

Leia também: 5 razões pelas quais o livro digital amplia o acesso ao conhecimento

Curtiu nossas dicas? Continue se aprofundando no assunto e entenda como a leitura digital beneficia a aprendizagem dos alunos da sua escola, facilitando o trabalho do gestor escolar.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar
Gestão Escolar

Descubra a missão do diretor escolar e suas funções

Descubra o papel vital do diretor escolar! Conheça suas funções estratégicas, engajamento comunitário, gestão curricular e mais.

Continuar