Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Árvore na Escola
Por que a Árvore ajuda a engajar os alunos?

Por que a Árvore ajuda a engajar os alunos?

28 jun 2022
2 min
Post modificado em:
28/6/2022

Você já conhece a solução Ler da Árvore? Neste artigo, vamos te contar mais sobre a plataforma e como ela utiliza diferentes ferramentas para engajar os alunos.

Assim, você poderá comprovar que a Árvore é a melhor opção para aumentar o número de alunos engajados e formar leitores na sua escola. Confira!

Como funciona a Árvore?

A solução Ler da Árvore é uma plataforma digital de leitura que oferece mais de 40 mil títulos para alunos e professores de escolas parceiras. Assim, para utilizar a Árvore, é necessário que a instituição de ensino promova a parceria com a plataforma.

Ao acessar a plataforma, os alunos e educadores encontram à disposição um streaming com milhares de livros disponíveis para empréstimo, a qualquer hora ou lugar.

Os livros são catalogados na plataforma de acordo com o ano escolar de cada aluno. Além disso, os gestores escolares têm total controle do acervo, podendo ocultar certos títulos e indicar leituras para alunos e professores na própria plataforma.

O que você encontra na solução Ler?

Além do acervo com mais de 40 mil títulos, a solução conta com uma série de ferramentas e materiais que ajudam o trabalho do educador na sala de aula. Do outro lado, todos os recursos oferecidos pela Árvore engajam o aluno na própria aprendizagem.

Confira abaixo em detalhes alguns dos recursos da solução Ler e como eles ajudam a engajar os alunos.

Atividades no ambiente digital

A Árvore possui uma área para a criação e envio de atividades dentro da própria plataforma. Além de poder criar as próprias atividades de leitura para os alunos, os professores podem ainda consultar uma base de atividades já prontas e aplicá-las na turma.

Com isso, a interação dentro do ambiente digital é reforçada e você consegue trabalhar o ensino híbrido na sua escola. Além disso, trabalha a educação midiática com seus alunos a partir de tecnologias educacionais.

Projetos e trilhas de leitura prontos

Uma das facilidades da Árvore é a possibilidade de acessar conteúdos feitos por nosso time pedagógico e prontos para o uso dos educadores. São projetos e trilhas de leitura, sequências didáticas e concursos literários disponíveis no acervo da plataforma e no calendário pedagógico da Árvore.

Neste post você consegue saber mais sobre como os concursos de leitura e projetos da Árvore funcionam na prática. Eles normalmente trabalham uma temática alinhada à BNCC e trazem a proposta de leitura e atividades que terminam numa culminância do projeto.

Relatórios de leitura

A Árvore conta ainda com relatórios de leitura de cada aluno e de cada turma. É possível acompanhar o desenvolvimento personalizado de cada estudante, quais foram suas leituras, até onde leu o livro e quantos títulos leu naquele ano letivo.

Com esses dados e informações em mãos, os gestores e educadores podem interferir em sala de aula de maneira muito mais assertiva.

Inteligência artificial para engajar os alunos

Na Árvore, utilizamos ainda a inteligência artifical para sugerir novos títulos para leitura. Assim, os usuários navegam pela plataforma com dicas que realmente fazem sentido a partir do hábito leitor e dos gostos de cada um.

Com a inteligência artificial e os dados amarzenados na plataforma, oferecemos uma personalização da experiência leitora.

Gamificação e engajamento na Árvore

Por fim, a Árvore possui um ambiente gamificado, com duas opções para engajar os alunos envolvidos na leitura. Em uma das ferramentas de gamificação, os alunos precisam coletar moedas e água para comprar sementes e reflorestar uma área em perigo, ajudando assim o macaco Otto, mascote da Árvore.

Além disso, há também a Liga de Leitores, a maior competição de leitura entre escolas do país. Na Liga, os alunos somam pontos e podem conferir sua posição no ranking da turma, da escola e a nível nacional. Todo mês, os vencedores da Liga nacional recebem brindes exclusivos da Árvore!

A gamificação tem a funçaõ de aumentar o engajamento de crianças e jovens no processo de aprendizagem e aumentando cada vez mais o gosto pelos livros em diferentes segmentos escolares.

Qual o resultado da Árvore nas escolas?

Com a Árvore, os alunos leem o dobro da média nacional, aumentando o índice de leitura nas escolas além de tornar a leitura ainda mais divertida. Você pode conferir alguns cases de sucesso reais neste post e mais ainda nesta publicação.

Além disso, o grande diferencial é poder engajar os alunos na própria aprendizagem e na formação leitora. A Árvore tem a missão de despertar o gosto pela leitura em alunos de todas as idades. A ideia é que ler se torne um hábito e um prazer, alinhado com uma aprendizagem ativa e transformadora que prepara o estudante para o futuro.

Quer saber mais como a Árvore pode ajudar sua escola? Preencha o formulário no site e entre em contato com nossos consultores!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Árvore na Escola

Como São José dos Campos formou leitores com a Árvore

Confira como a leitura em sala de aula melhorou na cidade de São José de Campos com a plataforma digital da Árvore. Clique aqui.

Continuar
Árvore na Escola

Inovação na escola com a plataforma Árvore. Confira!

Que tal conferir o case real da Rede Santa Maria Minas e o uso da Árvore? Entrevistamos a gestora escolar da unidade de Betim.

Continuar