Vantagens do Livro Digital: 8 motivos para você pensar nessa ideia

5 out 2015
2 min

Os amantes da leitura costumam se encontrar com certa frequência diante de um grande dilema: afinal, livros digitais são melhores do que os tradicionais? Com o surgimento e aprimoramento das novas tecnologias, é natural que exista essa incerteza.

Por mais que ainda possam existir muitos livros físicos com os quais você possui um vínculo emocional e até afetivo, não tem como negar que os e-books podem oferecer muito mais possibilidades aos leitores. Além de muitas outras vantagens do livro digital que iremos te mostrar agora.

O que são livros digitais

Os livros digitais surgiram para proporcionar uma série de facilidades para o hábito da leitura. Vale lembrar que o formato tradicional dos livros não conta com novas funcionalidades desde a invenção da imprensa por Gutenberg, no século 15. Portanto, estava mais do que na hora de termos acesso a mais praticidade e conforto neste âmbito, não é mesmo?

Confira 8 vantagens do livro digital e acabe com todas as suas dúvidas sobre esse novo formato de leitura.

8 motivos para você acreditar nas vantagens do livro digital

1 - Facilidade para encontrar o seu livro

Quando estamos à procura de um livro específico, é preciso visitar livrarias e ter a sorte de o estabelecimento ter o produto em estoque. Esta compra também pode ser feita pela internet, mas você vai ter que aguardar o prazo de entrega.

A compra de um livro digital, porém, é rápida e conveniente. A entrega do produto é feita instantaneamente, 24 horas por dia, em qualquer data, bastando apenas ter uma conexão com a internet.

Confira também: como desenvolver um clube de leituras

2 - Praticidade

Um Kindle, iPad ou qualquer outro dispositivo possui capacidade de armazenar um número substancial de livros, o que proporciona grande praticidade para o usuário.

Trata-se de uma ótima maneira de otimizar o peso na bolsa ou em malas de viagem, já que todos os livros salvos dentro do tablet certamente seriam bem pesados em suas versões físicas. Ao adquirir o seu leitor de livros digitais, confira qual a sua capacidade e o volume de conteúdo que ele consegue armazenar.

3 - Preço em conta

Livros digitais costumam ser bem mais baratos do que os tradicionais. Afinal, eles não têm os mesmos custos associados, como impressão e toda a logística envolvida com sua distribuição.

Por serem adquiridos digitalmente e entregues desta forma, a loja não possui custos com a produção, com a entrega nem com a venda, o que contribui para que o preço do livro digital seja consideravelmente mais em conta para o consumidor.

4 - Possibilidade de personalizar

Ao adquirir um livro tradicional, nós ficamos sujeitos às escolhas da editora em relação a tamanho de letra, espaçamento e tom da cor das páginas. No e-book, caso o usuário tenha dificuldades para leitura, basta aumentar o tamanho da fonte, configuração disponível em todos os leitores digitais.

Você pode configurar o seu dispositivo da forma que quiser — trocar a cor das páginas (como usar preto para o período noturno) e ajustar o espaçamento entre as letras e palavras.

5 - Mais ecológico

Livros digitais são muito mais ecológicos do que os tradicionais simplesmente porque não consomem papel para serem feitos.

Além disso, cada cópia de um livro tradicional produzido, significa um gasto igualmente maior para a sua fabricação, acarretando em um desgaste ainda maior do meio ambiente. Com e-books, este impacto é praticamente nulo.

6 - Interatividade

Diferentemente de livros tradicionais, os e-books possuem várias funcionalidades que tornam a experiência da leitura ainda melhor. Você pode acessar links, marcar passagens e compartilhar conteúdo via redes sociais. O usuário também consegue realizar buscas rápidas por uma palavra específica ou trecho.

Os livros digitais também contam com índices interativos, proporcionando uma chegada rápida até o ponto desejado.Veja também como o livro digital pode ajudar na educação inclusiva.

7 - Durabilidade

Quantas vezes você já não emprestou um livro para alguém e se esqueceu pra quem foi? Isso não acontece com os e-books que, mesmo no caso de perda do seu leitor digital, é possível resgatar tudo a partir do seu próprio cadastro.

Tal benefício contribui para mais uma das suas vantagens, sua durabilidade é quase que - ilimitada.Esperamos que agora tenha ficado claro o que são livros digitais e como eles podem ajudar na sua vida.

8 - Diferentes conteúdos

Na verdade, em leitores digitais, você pode acessar diferentes conteúdos além dos livros: PDFs, jornais, revistas e conteúdos de atualidades são alguns dos exemplos. Por isso, você tem acesso a uma gama bem diversificada de conteúdos para explorar e aproveitar.

Curtiu nosso conteúdo? Que tal continuar a leitura e saber por que é importante ler os clássicos da literatura?

No items found.
download gratuito do ebook literatura infantil

E-book

Literatura Infantil

Como a literatura infantil pode multiplicar leitores na sua escola? Baixe nosso material gratuito e descubra.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

menino lendo história em quadrinho
Leitura

Quadrinhos combinam com literatura na escola? Saiba a resposta!

No artigo de hoje debateremos se quadrinhos combinam ou não com literatura na escola. Confira!

Continuar
cartaz da maratona da árvore
Leitura

Meu mês maluquinho: confira relato de professora que participou da nossa Maratona de Leitura

Trazemos o relato da Meire Tisott do 5º ano do Colégio Madre Imilda, o Rio Grande do Sul, que participou da Maratona de Leitura da Árvore em 2017.

Continuar
aluna comemorando no computador
Leitura

Projetos de leitura na prática: entenda como utilizá-los em sala de aula

Projetos de leitura são uma forma de estimular os alunos a lerem mais de forma leve e descontraída. Entenda seus principais benefícios com um exemplo prático.

Continuar