Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
O que é e como funciona uma biblioteca virtual?

O que é e como funciona uma biblioteca virtual?

14 mar 2017
3 min
Post modificado em:
11/11/2022

Os hábitos de leitura dos brasileiros, principalmente dos jovens, mudaram radicalmente com a chegada da internet e dos dispositivos móveis. Hoje lê-se no celular, no tablet, em kindles, no computador e nos displays de aparelhos eletrônicos, o que permite que a leitura digital seja um hábito cotidiano.

Mas isso leva a alguns questionamentos:

  • a leitura na era digital;
  • o que é biblioteca virtual;
  • como funciona uma biblioteca virtual;
  • quais são as vantagens de uma biblioteca virtual;
  • as plataformas de leitura digital para bibliotecas virtuais.

Se você é educador ou responsável, é importante entender os hábitos de leitura da atualidade e como eles podem ser utilizados de maneira benéfica para a vida acadêmica. Para saber a resposta destas e outras perguntas, continue a leitura deste artigo!

A leitura na era digital

A tecnologia mudou a forma como lemos, mas essa continua sendo a principal ação para adquirir conhecimento. Para professores e educadores, então, ler é questão de sobrevivência profissional.

No entanto, na era digital, os livros físicos — e não a leitura — estão sendo deixados de lado, veja a diferença. Ir a uma biblioteca, buscar obras nas prateleiras ou ter que esperar alguém devolver o livro para lê-lo são hábitos cada vez mais raros.

Ao invés disso, as pesquisas são realizadas nos sites de buscas, em blogs especializados e em fóruns de discussão na internet. Os livros de um acervo digital são obtidos por meio de lojas e downloads, trechos são filtrados a partir de palavras-chave, coleções, obras raras e lançamentos são acessados em bibliotecas virtuais.

Pois é, a era da informação e tecnologia mudou completamente a forma de buscar informação e conhecimento. E, assim, a leitura pode ser acessada dentro de uma realidade virtual inserida na vida real.

Neste sentido, se abrir para as transformações da era digital e incluir novas tecnologias em sala de aula é de fundamental importância para atrair a atenção dos alunos e estimular o hábito da leitura entre eles.

Ouça no Plantando Histórias: O incentivo à leitura das comunidades online

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

O que é biblioteca virtual?

As bibliotecas virtuais são ótimos exemplos de como a tecnologia está mudando os hábitos de leitura, pois se diferem das demais em diversos fatores.

Seu acervo virtual só existe no formato digital, podendo ser armazenado em diferentes memórias eletrônicas e acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, facilitando a gestão e a manutenção dos livros disponibilizados.

Esse modelo de biblioteca online possui conteúdos dirigidos, filtrados e confiáveis, já que a maioria delas está vinculada às instituições de ensino, à educação ou à produção de conhecimento.

E o melhor: não há limite de empréstimo, tempo de espera ou multas por atraso, como acontece nas bibliotecas físicas. Além disso, o acervo pode ser constantemente atualizado.

Como funciona uma biblioteca virtual?

O professor de Literatura e Língua Portuguesa do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, André Luís Rosa e Silva, definiu o que é biblioteca virtual como “bibliotecas sem paredes”. E elas são exatamente isso: uma biblioteca sem limitações físicas.

O funcionamento de uma biblioteca digital possibilita o contato do leitor com obras de todas as áreas, publicadas em qualquer lugar do mundo e em diferentes línguas. Além do mais, ela existe em um ambiente com o qual os jovens já estão bastante familiarizados: o mundo virtual.

Por não oferecer livros na forma convencional, a informação digitalizada pode ser compartilhada instantaneamente e com um custo relativamente baixo, o que é uma grande vantagem!

Ouça no Plantando Histórias: O encontro do livro com o digital

Quais são as vantagens de uma biblioteca virtual?

A leitura digital beneficia a aprendizagem e, além de poder ser combinada a uma biblioteca tradicional, a virtual traz uma série de vantagens para instituições que decidem adotá-la. Confira a seguir:

1. Empréstimo de livros facilitado

Uma vez que todo o acervo é disponibilizado pela Internet, o aluno não precisa se deslocar até a escola para ter acesso ao seu material de interesse. Os livros virtuais democratizam a leitura e a tornam mais acessível.

2. Redução de custos

A adoção de uma biblioteca virtual ajuda a reduzir os custos das famílias dos alunos e das próprias instituições de ensino.

Para as primeiras, o acesso dos estudantes a obras essenciais para sua formação acadêmica se torna mais barata. Para as escolas, há economia no que se refere à manutenção de toda estrutura necessária para o funcionamento da biblioteca física, além dos gastos relacionados à substituição de livros desgastados.

3. Incentivo à leitura

Ao oferecer um acervo amplo, composto por diversos gêneros literários e por obras de autores de diferentes regiões do mundo, a biblioteca desperta a curiosidade dos alunos. Sendo assim, o livro digital em sala de aula é uma ótima ferramenta para o trabalho desenvolvido por professores.

Ouça no Plantando Histórias: A conexão do jovem de hoje com a leitura

As plataformas de leitura digital para bibliotecas virtuais

Indo além da proposta original, algumas bibliotecas virtuais funcionam também como plataformas de leitura digital. Por isso, elas são mais que depósitos virtuais de livros.

Elas permitem que educadores e escolas disponibilizem conteúdos, desenvolvidos de acordo com o interesse dos alunos e pautados nas definições do Projeto Político Pedagógico, nos celulares e tablets dos alunos.

Além disso, também é possível enviar lista de material para os pais, preparar tarefas e provas, criar programas de leitura, entre outras atividades.

Algumas plataformas permitem a criação de relatórios de leitura, possibilitando que o professor acompanhe tudo o que diz respeito à leitura dos seus alunos: livros lidos, tempo de leitura, horário etc.

Se você entendeu a importância de criar uma biblioteca virtual, confira como funciona uma plataforma de leitura digital! A Árvore é a maior solução de leitura para transformar a educação e já ajudou mais de 160 mil educadores da rede pública e privada a incentivar seus alunos a explorar o mundo dos livros, sejam eles físicos ou digitais.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 fatores que os responsáveis esperam da escola

O que os responsáveis esperam da escola? Confira a resposta neste post exclusivo!

Continuar
Gestão Escolar

Como fazer o relatório de aprendizagem do aluno?

O relatório de aprendizagem do aluno traz diversos benefícios para a gestão escolar e para o desenvolvimento de cada estudante. Confira mais sobre o assunto!

Continuar