Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
8 dicas para montar um quadro de horários escolar perfeito

8 dicas para montar um quadro de horários escolar perfeito

19 out 2023
4 min
Post modificado em:
19/10/2023

Não é segredo para ninguém o quão atribulada é a rotina de gestores escolares. Afinal de contas, uma gestão escolar eficiente requer um olhar cuidadoso sobre demandas de estudantes, equipe pedagógica, funcionários, instalações da instituição e famílias. 

Além disso, conforme o fim do ano letivo se aproxima (e com ele as tão merecidas férias), outra missão começa a assombrar as escolas: a montagem de novos quadros de horários. Sabemos que é difícil agradar a gregos e troianos em tal tarefa, mas no post de hoje traremos 8 dicas para facilitar o  desenho de um bom cronograma. 

1 - Conheça as necessidades da escola e a legislação do país -

Em primeiro lugar, antes de montar o quadro de horários em si é fundamental entender as necessidades da escola. Para isso, há que se fazer um levantamento e registro sobre:

  • o número de turmas em voga e previsão de turmas a serem abertas ou fechadas no ano seguinte, geralmente dispostos nas metas da campanha de matrícula;
  • a totalidade das disciplinas e atividades extracurriculares ofertadas;
  • a carga horária de professores e alunos;
  • os recursos materiais disponíveis (como número e metragem de salas e espaços coletivos);
  • as preferências de horários para intervalos, início e fim das aulas entre docentes, discentes e famílias.

Para isso, pesquisas de opinião e consultas a atas de reuniões prévias podem ajudar a entender as dinâmicas de responsáveis e cuidadores para levarem e buscarem os alunos. Além disso, essas ferramentas são boas sinalizadoras, para as famílias, do compromisso concreto da instituição com o bem-estar de todos.

É preciso entender, ainda, em quais períodos do dia determinadas faixas etárias estão mais dispostas e concentradas para determinadas atividades pedagógicas. Reflita, por exemplo, se uma aula de educação física às 6 da manhã é adequada para grupos de educação infantil. O mesmo com os demais componentes curriculares.

Ademais, bons gestores sempre primam pelo cumprimento das regulamentações e diretrizes legais do sistema de ensino local e do Ministério da Educação. Além do conteúdo curricular, requisitos como carga horária mínima, feriados escolares e datas de avaliações devem ser levados em consideração.

No Brasil, os documentos normativos da Educação Básica a serem consultados sempre que necessário são as Leis de Diretrizes e Bases (LDBs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Não deixe de conferir, também, os calendários federais.

2 - Envolva a equipe

Outra etapa primordial para procurar atender ao máximo às necessidades de professores e demais membros da equipe escolar é consultar esses profissionais com antecedência. Desse modo, a equipe se sentirá acolhida e poderá se planejar de antemão.  

Você pode usar questionários online e/ou softwares para obter feedback sobre suas preferências e restrições em relação ao horário. Depois, uma vez gerados esses dados, pode-se cruzá-los para dar início ao quebra-cabeça do quadro de horários. 

Lembre-se que uma gestão democrática e respeitosa tem impactos diretos na saúde mental e desempenho da equipe pedagógica em sala de aula.

3 - Valorize o bem-estar dos alunos e professores

Para garantir o bem estar físico e emocional de crianças, adolescentes e professores, também é necessário propor uma distribuição agradável e harmoniosa dos recursos da escola. 

Verifique a distância entre as salas de aula, laboratórios, sala de professores e demais espaços. E não se esqueça de considerar, na distribuição de horários, o tempo de deslocamento entre um espaço e outro. 

Caso os docentes tenham que bater um ponto eletrônico, é crucial disponibilizá-lo em um local estratégico e de fácil acesso, que não comprometa a minutagem de aulas das turmas. O mesmo pode ser aplicado a atividades que necessitem um período de preparação, como é o caso de práticas esportivas que requerem uniformes específicos.

Além disso, evite criar lacunas de tempo entre as aulas ou a priorização de determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras. Lembre-se sempre da importância de uma educação integral para o desenvolvimento saudável que nossos estudantes merecem.

Outro aspecto a ser levado em consideração na logística de distribuição de horários é o tempo adequado para refeições, pausas e cuidados com a saúde e a higiene (como idas ao banheiro e escovação de dentes). Isso pode evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais recorrentes entre professores, como infecções urinárias, traumas no trato vocal e burnout.

4 - Automatize o processo, se possível

Caso a sua escola disponha de recursos como computadores e internet, você pode automatizar o processo de criação do quadro de horários utilizando softwares de gestão escolar ou ferramentas de programação de horários. Essas ferramentas podem considerar diversos parâmetros, como a disponibilidade de professores, capacidade das salas de aula e preferências, tornando a tarefa mais eficiente e reduzindo erros. 

Alguns estudos já demonstram a eficiência desse tipo de ferramenta tecnológica na superação de dificuldades comuns à criação dos quadros de horário, tais como:

  • horários vagos ou desiguais para turmas de um mesmo nível;
  • janelas enormes (muitas vezes não remuneradas) nos horários dos professores;
  • horários inviáveis para certas atividades;
  • colisão de professores em turmas distintas;
  • conflitos de horários;
  • blocos muito longos de uma mesma disciplina, o que pode dificultar o nível de atenção e concentração.

Contudo, lembre-se de que a supervisão e revisão humana ainda é necessária. O olhar crítico da gestão sobre os resultados gerados e eventuais adaptações são fatores que garantem um resultado que realmente atenda às necessidades da escola. 

5 - Diversifique os componentes curriculares

A depender do projeto político pedagógico da escola, pode ser interessante evitar a concentração de disciplinas de um mesmo campo de estudo em um único dia ou período. 

Procure diversificar as matérias ao longo da semana e do dia, distribuindo disciplinas mais desafiadoras e aquelas que requerem mais concentração de maneira equilibrada. Isso ajuda a evitar a fadiga dos alunos e a melhorar o engajamento nas aulas.

Além disso, leve em consideração a previsão de projetos interdisciplinares a serem desenvolvidos ao longo do ano. 

Se você está ciente de uma iniciativa de colaboração entre professores de ciências e língua portuguesa, por exemplo, por que não manter esses componentes em tempos seguidos na grade? Isso pode facilitar a organização das salas e dinâmicas em grupo em rotinas lógicas e práticas.

6 - Considere atividades extracurriculares

Não se esqueça de acomodar de forma espaçada e abrangente atividades extracurriculares como clubes ou aulas extras de dança ou música. Isso permite a participação dos alunos sem sobrecarregá-los. 

Se necessário, você pode dispor de um contraturno para essas demandas. O equilíbrio entre aulas regulares e extras é essencial.

7 - Reserve horários para planejamento e reuniões

Ainda que os alunos e responsáveis não tenham acesso aos horários de conselhos de classe e janelas para planejamento pedagógica, é fundamental acomodá-los de forma equilibrada com a grade curricular nos regimentos internos da escola. 

Procure se inteirar sobre o tempo médio de preparação de aulas de cada segmento, ainda que levando em consideração somente tarefas mandatórias mais burocráticas, como lançamento de presença no sistema, preenchimento de diários escolares e afins. Isso pode evitar o estresse, sobrecarga e adoecimento da sua equipe.

8 - Seja flexível

Gestor, tenha em mente que um bom quadro de horários demanda um certo tempo para ser desenvolvido e precisa ser aprimorado à medida em que as circunstâncias mudarem ou problemas forem surgindo. Esteja preparado e aberto para eventuais ajustes. A flexibilidade é essencial para aprimorar o quadro de horários ao longo do tempo.

Um quadro de horários perfeito não é algo estático; ele deve ser revisado periodicamente para garantir sua eficiência contínua. Realize avaliações regulares com a equipe escolar para identificar possíveis problemas, conflitos de horários ou necessidades de mudança. 

Ao seguir essas dicas e manter a comunicação aberta com a equipe escolar, você estará no caminho certo para criar um cronograma eficiente. Se quiser turbinar ainda mais a oferta de tempos de aula na sua grade, não deixe de conferir nosso Guia de rematrícula escolar: passo a passo completo. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Quais os tipos de liderança escolar e como aplicar?

Descubra no post quais são os tipos de liderança escolar e como escolher o melhor para a gestão da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Recesso escolar: o checklist para a volta às aulas

Quer planejar sua volta às aulas? Confira nosso checklist especialmente desenvolvido para que o término do recesso escolar seja um momento de sucesso.

Continuar