Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Softwares educacionais: como usar na sua escola

Softwares educacionais: como usar na sua escola

11 ago 2022
4 min
Post modificado em:
11/8/2022

Gestor, nesse texto você vai conhecer os diversos tipos de softwares, as vantagens de utilizá-los na sua escola e, principalmente, o seu papel frente a essas tecnologias educacionais. Boa leitura!

O que é um software educacional?

Para que você entenda o que é um software educacional, vale antes compará-los com os softwares educativos. Então, vamos lá!

Embora seja difícil definir a diferença exata entre um software educativo e um software educacional, sabemos que o uso deste último não está restrito ao ambiente de uma instituição escolar.

Os softwares educacionais podem ser utilizados em diversos espaços e com diversos objetivos, como, por exemplo, nas empresas que desejam que seus funcionários passem por experiências de formação ou aprendam determinados processos.

Ou seja, essas ferramentas podem ser utilizadas como um meio para o aprendizado, mas não foram necessariamente  criadas com uma finalidade pedagógica. Lembrou do Padlet e do Google Meet? Isso mesmo, eles são plataformas educacionais!

Já os softwares educativos, como o Duolingo e o Geogebra, possuem a finalidade de ampliar o conhecimento do usuário. São ferramentas estrategicamente pensadas com um objetivo didático.

Tipos de softwares educacionais

Aplicativos para comunicação entre os alunos

Já pensou que os resultados dos projetos pedagógicos de sua escola, ou mesmo as atividades do dia a dia, podem ser muito mais ricos se a interação entre os estudantes ultrapassar os limites da sala de aula?

Pois é, há plataformas de comunicação que permitem que fóruns de dúvidas e discussões sejam criados e, com o acompanhamento dos professores, elas podem alavancar a interatividade e participação de toda a escola.

Aplicativos de desafios e questões

Se você quer levar para o seu corpo docente formas mais dinâmicas de acompanhar o aprendizado dos estudantes, os aplicativos de testes, questões e quizzes podem ser boas opções!

Eles permitem que a confecção das questões seja personalizada, assim como a determinação de tempo para a resposta e a inserção de imagens interativas.

Plataformas de palestras

As plataformas de conferências são opções muito interessantes para possibilitar o acesso a conteúdos e personalidades de vários campos do saber.

O Ted Talk, por exemplo, recebe palestrantes do mundo inteiro para compartilhar ideias, experiências e projetos. Vale super a pena assistir uma sessão junto com seus alunos, o vídeo pode render boas discussões!

Softwares de ilustração

Existem vários programas gratuitos para que os seus estudantes caprichem nas produções artísticas e projetos desenvolvidos na sua escola, como o Canva. Eles oferecem a possibilidade de apresentação e criação de imagens atraentes e coloridas!

Plataformas gamificadas

Por utilizarem alguns elementos dos jogos, como os desafios e as regras, as plataformas educacionais gamificadas podem ser inseridas em diversos momentos do planejamento escolar, seja na introdução de um conteúdo ou no momento da verificação da aprendizagem.

Através delas, o professor  consegue avaliar quais lacunas estão presentes na compreensão do estudante sobre determinado assunto. A Árvore Livros e Árvore Atualidades são duas opções de plataformas que ajudam o usuário a ampliar a habilidade leitora do usuário de forma divertida e interativa, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e todo Ensino Médio!

Vantagens de usar a tecnologia e aplicativos em sala de aula

Os softwares educacionais apresentam diversas vantagens para os estudantes no uso em sala de aula. Uma pesquisa publicada na Revista de Psicopedagogia relata a mudança significativa na postura de crianças do 4° ano do ensino fundamental ao terem softwares incluídos no seu dia a dia.

No estudo, os alunos que possuíam dificuldades de aprendizado, resistência ao erro e à interação com o docente, apresentaram um posicionamento muito mais aberto à descobertas e à experimentação após a inserção do software educacional em seu processo de ensino e aprendizagem.

Não é só a oportunidade de aprender com o seu erro que está em jogo quando o estudante tem medo de errar, mas as próprias condições de aprendizagem, isto é, a autoconfiança, a receptividade, e a atenção que o estudante dedica à aula.

Ao adotar uma postura receosa frente às aulas, o estudante não está explorando as possibilidades que a troca e o diálogo com o seu professor pode proporcionar.

O uso de softwares educacionais é estratégico porque incentiva uma posição mais interativa e curiosa do aluno, essencial à aprendizagem.

Com essa receptividade, o erro e o acerto são apenas um caminho até o objetivo que a ferramenta propõe. Assim, o processo de aprendizagem é muito mais efetivo, natural e fluido.

O papel da gestão escolar

Sabemos que a formação integral dos estudantes é um desafio coletivo, que demanda o uso de estratégias, o cuidado e o acolhimento de toda a comunidade escolar.

E a depender do corpo estudantil que a compõe, da região que está localizada e, principalmente, de sua condição social, cada escola vai apresentar um contexto muito específico.

Embora a construção dessa formação seja de longo prazo, alguns passos são essenciais de serem integrados ao dia a dia da gestão.

Como estar atento às mudanças da contemporaneidade e entender quais são as habilidades e competências necessárias à vida em uma sociedade que se mostra cada vez mais tecnológica.

E também, exercitar uma escuta capaz de abraçar os interesses dos alunos, entender suas necessidades e conseguir respondê-las, tornando a escola um espaço aberto, divertido e rico.

São passos que possibilitam a criação de estratégias para serem aplicadas da melhor maneira no cotidiano da escola, como o uso das plataformas educacionais.


Gestor, quer conhecer outras plataformas educacionais e encantar seus estudantes? Leia mais em Confira quais as plataformas educacionais indicadas para cada ano.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Gamificação na educação: como usar para engajar seus alunos?

Como aproveitar a gamificação na educação? Entenda o que é esse artifício, conheça seus benefícios e saiba como usar uma plataforma de gamificação a seu favor.

Continuar
Educação

Qual a importância dos jogos na educação e como usar?

Você sabe por que é importante usar jogos na educação? Quer conferir como essa prática pode potencializar o ensino? Confira agora nosso post!

Continuar