Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
7 ideias de como a leitura pode aproximar escola e família

7 ideias de como a leitura pode aproximar escola e família

3 jan 2024
5 min
Post modificado em:
3/1/2024

Gestor, a leitura pode ser uma grande aliada para aproximar escola e família. Confira a seguir as nossas dicas e saiba como!

A importância da integração escola e família

O ambiente familiar representa o primeiro contato da infância com a linguagem, com as regras e valores sociais. É no lar que a criança tem, idealmente, o primeiro espaço de apoio, acolhimento e segurança emocional.

No contexto escolar, o horizonte da criança se expande! A escola, através de um currículo estruturado, proporciona oportunidades variadas de interação social, colaboração e aprendizagem.

A UNESCO e o Ministério da Educação afirmam que o apoio dos familiares à escola influencia o desempenho dos estudantes.

Não existem dúvidas: escola e família são presenças indispensáveis no processo de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. E essa parceria é fundamental para a socialização e formação de cada sujeito.

É importante que a equipe da escola entenda bem as famílias dos alunos para melhorar a educação. Essa compreensão necessita de uma prática ativa de escuta e da participação efetiva das famílias no cotidiano escolar.

Mas como trazer a família para mais perto da escola? Quais estratégias gestores e educadores podem implementar?

Leitura é importante em todas as matérias e pode ajudar a unir escola e família. Saiba mais a seguir.

Escola e família: a leitura como aliada

Um livro é uma porta de entrada para inúmeras experiências e uma oportunidade de aprendizado que vai além das exigências escolares. A prática leitora aguça a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve o senso crítico e contribui para o aprimoramento das habilidades linguísticas.

Promover a leitura não é só na escola, mas também em casa, onde se pode cultivar a paixão pela literatura. Nesse contexto, é fundamental que as escolas explorem estratégias eficazes que incentivem a participação ativa dos familiares na formação leitora dos estudantes.

Gestor, confira a seguir 7 dicas para transformar a leitura em uma ponte entre escola e família!

1 - Estimular a leitura compartilhada

Estimular a leitura compartilhada em casa promove uma conexão mais profunda entre família e aprendizagem. Ler em casa não só aprimora as habilidades de leitura dos estudantes, como também fortalece os laços familiares.

Para estimular essa prática enriquecedora, é válido oferecer dicas de mediação e estratégias que tornem a leitura acessível e envolvente para as famílias.

A equipe pedagógica desempenha um papel crucial ao orientar as famílias sobre como tornar a leitura compartilhada uma experiência positiva! Educadores podem compartilhar dicas práticas de mediação, entre elas estão:

  • tornar a contação de histórias um momento lúdico para as crianças, trazendo leituras dramáticas e interpretação;
  • estabelecer um momento diário para a leitura, integrando-a na rotina;
  • criar um espaço aconchegante que torne a leitura mais prazerosa;
  • instigar debates para promover a compreensão crítica e a expressão de ideias.

Professores e coordenadores podem ajudar as famílias a escolher livros para as diferentes idades, levando em conta os interesses dos alunos. Além disso, a escola pode possibilitar o acesso a ferramentas online que complementam e enriquecem a experiência de leitura em casa.

2 - Organizar eventos literários

A FLIM do Colégio Magno em 2023 mostrou que a leitura e a escrita aproximam escola e família. Foi uma ótima celebração da literatura e inovação.

Cláudia Tricate, diretora pedagógica do Colégio Magno/Mágico de Oz, contou em entrevista para a Árvore que as famílias compareceram em peso:

"Entre tantas outras funções essenciais para a formação humana, a leitura também é uma ponte geracional. Permite que pais e filhos encontrem interesses comuns, compartilhem de uma experiência simbólica insubstituível, como a proporcionada pela leitura literária."

Leia, a seguir, algumas dicas para o planejamento de uma feira ou outro evento literário em sua escola.

  • Defina qual será o tema central e os objetivos do evento.
  • Pergunte-se quais serão os trabalhos apresentados e realize uma curadoria junto de sua equipe pedagógica.
  • Proporcione atividades interativas, como sessões de leitura, contação de histórias, oficinas literárias ou palestras com autores.
  • Envolva as famílias na organização e realização do evento. Isso irá fortalecer o senso de pertencimento e colaboração;
  • Organize uma estratégia de divulgação utilizando diferentes canais, como redes sociais e boletins informativos;
  • Garanta que a infraestrutura do evento esteja adequada, considerando espaços para circulação e alimentação, estandes e áreas de descanso.

3 - Educação Parental e os clubes de leitura

A parentalidade pode ser uma tarefa bastante desafiadora. São muitos os desafios para educar crianças e jovens no século XXI.

A escola pode ser um lugar onde famílias compartilham experiências e conversam sobre como ajudar crianças e jovens a crescerem de forma saudável.

Gestor, que tal pensar em um clube de leitura para famílias? Debater e apoiar educadores a ensinarem com respeito, carinho e acolhimento traz muitos benefícios para o ensino e aprendizado.

Para estruturar o clube de leitura e integrar cada vez mais escola e família, é importante:

  • pesquisar previamente as temáticas e leituras que mais interessam às famílias;
  • estabelecer o número de participantes e o tempo de duração ideal, para que todos possam debater com tranquilidade;
  • escolher um local adequado, como uma biblioteca (clubes digitais e videochamadas também podem funcionar);
  • incentivar a participação através de divulgação e encantamento;
  • eleger um mediador para estruturar as discussões.

4 - Compartilhar relatórios de leituras com as famílias

Um relatório de leitura analisa a habilidade de leitura do estudante, identificando pontos fortes e áreas que precisam melhorar. O relatório de leitura ajuda no planejamento de aulas e na comunicação com as famílias em reuniões e conselhos de classe.

A observação atenta é fundamental para a criação de um relatório de leitura completo. Uma forma de otimizar o processo é contar com o suporte da tecnologia para essa construção.

As instituições parceiras da Árvore contam com um relatório inteligente. Elaborado por uma equipe de especialistas, essa ferramenta oferece dados de análise do perfil e comportamento leitor de cada aluno. Gestores e educadores utilizam os dados gerados pelo relatório para envolver cada vez mais as famílias no trajeto educacional de seus filhos.

Com base em um relatório de leitura, educadores podem ajudar as famílias a melhorar as habilidades de leitura em casa.

5 - Indique leituras para casa

Para fortalecer a parceria entre escola e famílias, é essencial promover uma maior integração através da recomendação de leituras domiciliares.

A escola pode envolver os pais na educação, sugerindo livros alinhados ao currículo para enriquecer a aprendizagem dos alunos.

A instituição incentiva a leitura através de listas de leitura em grupo e eventos como clubes de leitura para famílias. Além disso, proporciona um espaço para discutir e refletir sobre os temas dos livros.

Essa abordagem fortalece a leitura em família. Ela também melhora a comunicação entre a escola e os pais. Além disso, cria uma conexão entre a educação e o lar.

6 - Utilize a gamificação

A gamificação na promoção da leitura é uma forma inovadora de incentivar alunos e famílias a lerem mais. A escola pode fazer competições e rankings de leitura para incentivar os alunos a lerem e envolver os pais nesse processo.

Ao definir metas de leitura, a escola incentiva os alunos a lerem mais e a descobrirem novos livros. Além disso, desafios como leituras em família podem unir os membros da família ao compartilharem experiências literárias.

A gamificação torna a leitura divertida e motivadora, unindo escola e famílias no aprendizado e criando uma comunidade escolar mais animada e participativa.

7 - Tecnologia e leitura digital para aproximar as famílias

A tecnologia e a leitura digital juntas democratizam o acesso à informação e aumentam as oportunidades de leitura para estudantes e suas famílias.

Os e-books, audiolivros e recursos digitais proporcionam uma biblioteca online acessível com um clique. Isso permite que os alunos explorem uma variedade de materiais de forma fácil e conveniente.

As bibliotecas digitais nas escolas facilitam a organização dos materiais educacionais. Isso permite que as famílias encontrem e comprem os materiais necessários de forma mais fácil. A leitura digital não apenas simplifica o processo de obtenção de livros, mas também oferece opções mais econômicas e sustentáveis.

Escolas e famílias podem usar a tecnologia juntas para tornar a aprendizagem mais inclusiva, eficaz e atualizada.


Gestor, esperamos que tenha gostado de nossas dicas para aproximar escola e família. Continue lendo sobre o assunto acessando o artigo Qual é a importância da comunicação entre família e escola? Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Veja como trabalhar leitura em diferentes disciplinas

Sabemos que pode ser desafiador incentivar a leitura em diferentes disciplinas. Mas se deseja encarar esse desafio, você está no lugar certo. Vem com a gente!

Continuar