Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Como promover inclusão e diversidade na escola?

Como promover inclusão e diversidade na escola?

5 abril 2023
4 min
Post modificado em:
5/4/2023

Escola é lugar de afeto e pluralidade! No texto de hoje veja como sua escola pode se tornar referência na promoção da inclusão e da diversidade.

O que é inclusão e diversidade na escola?

O ambiente escolar é um dos espaços mais plurais da sociedade. Muitas pessoas cruzam os corredores da escola, com histórias de vida muito diversas. Assim, a escola é por si só um lugar de interação e de contato com o diferente.

Contudo, ser um ambiente realmente diverso vai além disso! A forma de se relacionar com o outro no dia a dia faz toda a diferença. A inclusão significa mais do que “conviver por conviver”. Ela requer ação.

Diversidade é respeito, construção e acolhimento! Construir uma cultura de inclusão e diversidade na escola significa estimulá-la de forma propositiva nas salas de aula, nos espaços de convivência e nas ações pedagógicas mais amplas.

Para que seja vivenciada de forma positiva, ela precisa fazer parte do projeto político pedagógico da escola. Além das formações continuadas com professores, das reuniões com as famílias, dos projetos extracurriculares e muito mais.

Gestores escolares e educadores devem trabalhar em conjunto. Ambos devem investir em ações concretas para que a diversidade seja experimentada no dia a dia e a escola se torne referência.

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

Por que é importante promover a inclusão e a diversidade na escola?

Uma escola que prioriza a inclusão e a diversidade é também um lugar que estudantes e educadores querem fazer parte. Respeito na escola é fundamental!

Sentir-se pertencente à comunidade escolar, fortalecendo laços e pactos de convivência cria um ambiente muito mais acolhedor. Além de proporcionar maior retenção de estudantes, de bons educadores e com famílias mais satisfeitas.

Uma escola inclusiva e diversa ensina e aprende muito mais, criando oportunidades de aprendizagem que poderiam não ser possíveis de outra forma.

Isso impacta profundamente a comunidade escolar: aprendemos muito mais na convivência com o diferente do que com aquilo que já é muito familiar. Dessa maneira, promover a diversidade na escola gera também novas experiências de aprendizado. E isso não somente para alunos com deficiência ou necessidades especiais, mas para todos.

Nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, a diversidade na escola ocupa um lugar importante. Por exemplo, a competência 9 fala de empatia e cooperação, premissas básicas para garantir uma educação integral.

Logo, a escola contribui para a formação de cidadãos íntegros, conscientes de seu papel social e que combatem diferentes tipos de preconceitos.

Ela ainda estimula a construção de políticas de inclusão e diversidade que podem ajudar a construir um futuro melhor. A escola, portanto, ao prezar pela diversidade e inclusão irá garantir o acesso à educação para todas as pessoas.

Quais são os benefícios da inclusão e diversidade na escola?

Há muitos benefícios em promover uma educação inclusiva, tanto a curto como a médio e longo prazo.

Desde o início, a diversidade no ambiente escolar é uma fonte de aprendizado para a equipe de gestores e educadores. Pode ainda ser uma bússola importante na tomada de decisões no cotidiano. Ela regula condutas e ajuda a organizar um código ético de ação da equipe.

Escolas conhecidas por promoverem a diversidade são mais valorizadas pela comunidade, geram confiança entre as famílias. Elas se tornam uma fonte de credibilidade e referência também para professores.

Estudantes e educadores, independente da classe, da cor, do gênero, da religião, se sentem mais valorizados. Diariamente, os horizontes e a aceitação na escola se ampliam e aprende-se a valorizar a diferença.

Ao cultivar a diversidade na escola, algumas práticas se tornam mais frequentes, com muitos momentos gratificantes. Por exemplo, exercitar o olhar para perceber e lidar com os conflitos de forma respeitosa é uma delas.

A longo prazo, a escola também aprende a combater, de maneira mais assertiva e ágil, quadros de preconceito e de bullying. Assim, minimizando os riscos de violência no ambiente escolar e criando um espaço mais seguro para estudantes e professores.

Dicas para promover a diversidade na prática

Como construir na prática a diversidade na escola? Como conectar cada vez mais diversidade e educação no dia a dia escolar?

Gestor, antes de tudo: invista em conhecer bem a sua escola, seus professores, estudantes e famílias. Aplique questionários, faça pesquisas mais amplas. Com um mapeamento do que já tem, será mais fácil identificar o que ainda precisa alcançar.

Invista na observação e na avaliação, e com nossas dicas a seguir, será mais fácil de promover a diversidade na escola:

Faça formações com a equipe

Um time unido e sintonizado é importante para criar uma cultura de respeito em toda a escola e fortalecer uma educação inclusiva.

Vale a pena aproveitar as oportunidades de formação continuada para trabalhar o tema da diversidade na escola. Inclusive criando grupos de trabalho para discutir propostas na prática.

Para essas formações, a equipe gestora pode buscar a parceria de profissionais. Além de empresas especializadas ou ainda serviços de consultoria sobre o tema da diversidade na escola. Com tantas demandas no dia a dia, gestores devem lembrar de acolher também a si, procurando ajuda quando necessário.

E que tal um grupo de leitura sobre educação e diversidade? Com apoio da equipe docente e dos funcionários, é possível aprender mais rápido e começar a mudar a realidade.

O acolhimento e a escuta são muito importantes!

Acolher é muito mais do que aceitar a diferença. Essa prática passa também pela escuta e pela abertura sincera em relação ao outro. Inclusive com a possibilidade de mudar a partir desse contato.

Promover mediações de conflitos de forma respeitosa, ouvindo todos os lados. Além de construir espaços de escuta são atitudes indispensáveis para a promoção da diversidade na escola.

Que tal criar um cantinho de acolhimento? Pode ser uma sala aconchegante para conversas e trocas ou um espaço onde os estudantes e professores possam descansar um pouco quando preciso.  

Uma escola acolhedora começa desde a portaria, passa pelos corredores e salas de aula e se manifesta também nos espaços de gestão.

Crie estratégias para evitar a evasão escolar

Promover uma educação inclusiva ajuda também na permanência dos estudantes na escola. A evasão escolar é uma questão ampla e provocada por inúmeros fatores. Mas uma escola mais diversa ajuda a diminuir o impacto desse problema.

Alguns dos principais fatores que causam a evasão são: a falta do sentimento de pertencimento, a pouca conexão da escola com a vida e o sofrimento motivado pelo preconceito e pelo bullying.

Ao se comprometer com práticas de acolhimento e de escuta, a escola também cria estratégias para minimizar esses graves problemas.

Promova campanhas de conscientização

E se a equipe gestora organizasse palestras e campanhas amplas de conscientização com foco na inclusão e diversidade na escola? Conversar sobre essas temáticas é uma forma ativa de fazê-las mais presentes na comunidade.

É por não saber lidar com as diferenças que o preconceito encontra terreno fértil entre crianças, jovens e adultos. Ensinar sobre a temática, contando com dinâmicas práticas, pode ajudar muito na promoção da diversidade na escola.

Estimule o contato com a arte

A arte pode ampliar horizontes, integrar grupos e ensinar a acolher as diferenças de forma simples e até divertida. Ela também pode ajudar a fortalecer a confiança e autoestima de crianças e jovens.

Que tal criar um grupo de teatro na escola? Ou ainda investir em projetos de música, fotografia ou cinema?

A escola pode desenvolver um projeto de fotografia que ajude todos a reconhecerem e celebrarem a diferença. Por exemplo, fotografando estudantes, educadores, gestores e espalhando seus retratos preferidos e histórias de vida pelas paredes da escola.

Outra ideia interessante é estimular a leitura literária, com clubes do livro e saraus na escola. A literatura é uma porta de entrada para perceber a diversidade do mundo e valorizar a alteridade!

Valorize os espaços de convivência coletivos

Fortalecer espaços comuns é importante para promover a diversidade na escola. Todos precisam de liberdade para transitar por pátios, jardins, anfiteatros e salas de leitura.

Uma dica: promova atividades coletivas, culminâncias de projeto, mostras ou momentos de diversão nos espaços de convivência da escola. E convide toda a comunidade para participar.

Aqui vale criar momentos mais planejados e outros mais livres para que as trocas aconteçam de formas diferentes em cada uma dessas oportunidades.

Promova rodas de conversa e espaços de troca

As rodas de conversas sobre as mais diferentes temáticas podem aproximar estudantes e educadores de diferentes anos escolares.

Para construir uma escola mais diversa, incentive práticas pautadas na troca saudável e respeitosa de ideias. Além de atividades sobre inclusão e diversidade.

E que tal criar uma assembleia entre estudantes e gestores para conversar sobre os mais diferentes temas que afetam a escola? Uma gestão participativa e que escuta os estudantes ajuda a cultivar uma cultura de respeito e diversidade na escola.

Invista na tecnologia como aliada

Atualmente, muitas tecnologias e plataformas estão disponíveis no campo da educação. Desconsiderá-las nesse processo pode ser pouco construtivo.

É importante olhar para a tecnologia como aliada na construção de uma cultura de diversidade na escola. É possível usar ferramentas novas, aplicativos e redes sociais para aproximar estudantes e famílias dos objetivos desse projeto comum.

Usar a comunicação nas redes sociais, por exemplo, a favor da diversidade pode ser algo muito criativo. Isso pode ensinar a comunidade a perceber e valorizar as diferenças, a conhecer e se sentir parte da cultura de acolhimento da escola.


Gestor, esperamos que esse conteúdo ajude a fortalecer a inclusão e diversidade na escola. Quer saber mais? Clique aqui e assista a um debate enriquecedor sobre educação antirracista e escola inclusiva. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Educação

Atividades sobre bullying na escola: como identificar e agir

Confira nossa entrevista com a Dra. Evelyn Eisenstein sobre como identificar bullying e desenvolver atividades sobre bullying na sala de aula.

Continuar
Educação

Confira os 6 benefícios de plataformas gamificadas na escola

Saiba as vantagens de aderir a plataformas gamificadas de aprendizagem na gestão da Educação Básica e como usá-las na prática.

Continuar