Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Educação especial: o que é e como acolher os alunos

Educação especial: o que é e como acolher os alunos

15 de julho de 2021
5 min
Post modificado em:
25/10/2022

A educação especial é uma temática que tem ganhado protagonismo nos debates cotidianos. As escolas cada vez mais têm sido demandadas para atender alunos com deficiências.

Por ser uma questão mal compreendida, tendemos a confundir a educação inclusiva com educação especial. Ou ainda ficamos perdidos sem saber como inserir o aluno no cotidiano escolar, não é mesmo? Calma!

Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre a modalidade da educação especial, seus fundamentos e como aplicar uma educação inclusiva na sua escola.  

Sumário

  • O que é educação especial?
  • O que é educação inclusiva?
  • A história da educação especial no Brasil
  • Como acolher o aluno e aluna da educação especial

O que é a educação especial?

A educação especial é uma modalidade de educação escolar voltada para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Esta modalidade tem o intuito de assegurar uma educação voltada para a inserção na vida em comunidade e mercado de trabalho.

Portanto, ela ocorre por meio de um ensino baseado em currículos, métodos e técnicas que facilitem sua inserção na vida escolar. A educação especial deve ser incluída, preferencialmente, na rede regular e precisa ser apoiada por recursos materiais e pedagógicos. Como, por exemplo, alfabeto e numeral ampliados e com relevo, régua de madeira adaptada, caixa de descobertas, entre outros objetos.

No entanto, quando não for possível a integração no ensino comum, os alunos sob essas condições deverão ser atendidos em escolas e classes especializadas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB, 1996).

O que é educação inclusiva?

Mas é importante lembrar que a educação especial e educação inclusiva não são sinônimos, mesmo que muitas vezes as tratemos como tal. Na verdade, a educação especial está compreendida na educação inclusiva. A educação inclusiva é um paradigma que compreende a escola como um espaço de todos e não só daqueles em condições de deficiência ou super dotados.

Portanto, a escola é também um espaço que pertence aos adultos que não conseguiram concluir a escola básica no tempo comum. Ou ainda aquele aluno que, mesmo não possuindo nenhuma limitação neurológica ou física, têm dificuldades de aprendizado. Ou seja, a escola inclusiva entende que o espaço escolar é um bem de todos, independentemente de suas particularidades.

Um aspecto fundamental da escola inclusiva é que ela facilita a entrada e a permanência de todos os alunos. Além disso, quando necessário, promove um atendimento especializado para cada condição de forma complementar ou suplementar.

Hoje a educação especial é pensada dentro da concepção de educação inclusiva. Compreendendo que cada aluno possui suas particularidades, o que é essencial no processo ensino-aprendizado. Valorizando que todos os alunos e alunas, incluindo os que não possuem deficiências, têm suas características e necessidades próprias.

E a interação no espaço escolar não favorece apenas o aluno a quem se destina a educação especial, mas toda comunidade escolar. Já que o contato com a diferença e outras formas de existência enriquece a nossa capacidade de empatia e fortalece nossa preparação para o mundo, para a cidadania.

A história da educação especial no Brasil

O atendimento às pessoas com deficiência no Brasil sempre ocorreu de modo separado da educação regular, em instituições como a Sociedade Pestalozzi e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES). A educação nesses espaços era completamente desassociada do contato com outras crianças sem deficiência e era delas predominantemente a responsabilidade de atender a esse público.

Apenas em 1973 que o primeiro órgão federal foi criado, o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP). As ideias que precederam a criação do CENESP baseavam-se em objetivos de desarticular a separação entre pessoas com e sem deficiência.

Assim, a ideia é fazer dos espaços separados algo excepcional e inserir a educação das pessoas com deficiência, com transtornos e superdotados dentro das escolas comuns, bem como expandir a oferta de educação, já que apenas uma parcela ínfima dos alunos tinha acesso.

E-book Recuperação da aprendizagem
E-book gratuito

Material exclusivo sobre Recuperação de Aprendizagem!

Conteúdo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para saber mais sobre o tema e como a gestão escolar pode atuar.

Baixe agora!

Como acolher na escola o aluno da educação especial

Se você tem dificuldades de inserir o seu aluno ou aluna na dinâmica escolar, ou não sabe como desenvolver suas potencialidades da melhor forma, siga essas dicas:

- Faça um diagnóstico

É fundamental que se compreenda as necessidades do estudante. O quanto se avançou, o quanto é necessário para o alcance das habilidades previstas para cada bimestre, o que poderia facilitar a chegada ao objetivo do plano pedagógico. Este momento é essencial para compreender a particularidade do aluno e suas necessidades.

Além disso, conversar com os pais é essencial. Faça também um diagnóstico da estrutura da sua escola, torne os espaços mais acessíveis. Dialogue também com os seus professores, entenda suas dúvidas e receios. E treine sua equipe pedagógica!

- Adapte o conteúdo

Dentro da educação inclusiva, a educação especial promove caminhos que melhor se adequem a cada aluno, valorizando suas potencialidades. Esse caminho não é esvaziado de conteúdo ou menos interessante. Pelo contrário, deve ser o que melhor se aproxime das dificuldades do aluno ou aluna.

O professor então será uma ponte para que aquele conteúdo tenha significado e faça sentido para a compreensão e participação na aula. Por isso, adequar o currículo pode ser uma forma eficiente de acolhê-lo no processo de aprendizado, consciente de que esse processo é diverso para cada um. Lembrando que a adaptação de currículo é uma prática utilizada também para alunos com diversas outras dificuldades e não somente as especiais.

Afinal, a diversidade no processo de aprendizado é uma premissa fundamental que não pode ser esquecida no currículo. É importante ter em mente que o conhecimento ofertado no dia a dia não se difere em conteúdo. Mas terá o objetivo de desenvolver da melhor forma as potencialidades de cada um, segundo suas capacidades.

- Construa em conjunto

A construção do saber não é unívoca e solitária. Ela é múltipla e permite que vários atores contribuam em sua evolução. Por isso, fomente a participação do aluno com deficiência, destaque suas respostas e interações como realmente importantes na dinâmica de sala de aula. Valorize seus descobrimentos e interações mesmo que tímidas. Destaque suas respostas de modo que o restante da turma também as reconheça como relevantes.

- Invista nos recursos paradidáticos

Investir em recursos lúdicos que envolvam a turma como um todo pode alavancar o acolhimento do aluno em condições especiais. Além disso, pode promover laços de afeto com os demais da turma, o que facilita o desenvolvimento de competências emocionais e psicossociais. Portanto, inclua metodologias ativas e tecnologias educacionais. Elas são essenciais na dinâmica de aprendizagem, como, por exemplo, recursos tecnológicos que explorem todo o sistema sensorial do aluno e aluna.

Por fim, a educação especial é um desafio para todos. E você não está sozinho nessa empreitada. Por isso, fortaleça o diálogo com sua equipe pedagógica e valorize cada pequeno passo, pratique uma escuta ativa e um olhar atento, porque cada aluno tem seu jeitinho especial de aprender! Receber alunos da educação especial pode ser uma super oportunidade para que sua escola se desenvolva e se transforme  em um lugar de acolhimento ainda mais diverso.

Gostou do nosso conteúdo? Baixe também nosso novo e-book sobre Recuperação da Aprendizagem!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
E-book Recuperação da aprendizagem

E-book gratuito

Material exclusivo sobre Recuperação de Aprendizagem!

Conteúdo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para saber mais sobre o tema e como a gestão escolar pode atuar.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Ensino híbrido: descubra o que é e como ele funciona!

Saiba agora o que é o ensino híbrido e como ele funciona na prática com o nosso post!

Continuar