Blog da Árvore
Gestão Escolar
Descubra Quais São As Principais Características De Um Bom Gestor Escolar

Descubra Quais São As Principais Características De Um Bom Gestor Escolar

14 out 2021
5 min
Post modificado em:
5 ago 2022

A escola é uma instituição que está em constante transformação, renovando-se continuamente para responder às demandas e mudanças da sociedade.

De modo semelhante, o gestor educacional precisa estar preparado para acompanhar e antever os desafios relacionados a essas mudanças. Afinal, ele é um ator essencial para o desenvolvimento de toda instituição de ensino, tanto pública quanto privada.

Mas você sabe quais são as principais características de um bom gestor escolar? Descubra lendo este artigo!

Quais São As Principais Características De Um Bom Gestor Escolar?

Por muito tempo, acreditou-se que os conhecimentos de planejamento administrativo, financeiro e analítico estivessem afastados do campo escolar. Eles eram encarados como algo sem humanização, burocráticos demais para ser parte da rotina de quem faz a gestão de uma instituição de ensino. Por isso, não eram aplicados no gerenciamento das escolas.

No entanto, atualmente, é reconhecida a importância de aliar esses conhecimentos e muitas outras práticas comuns ao universo da gestão empresarial à gestão das instituições de educação.

Isso acontece porque esses conhecimentos dão a habilidade necessária para guiar uma organização saudável e eficiente. Sendo assim, hoje são reconhecidas como as principais características de um bom gestor escolar:

Ter uma escuta e um olhar atentos:

A rotina de uma pessoa que pretende ser uma boa gestora escolar precisa incluir uma escuta e um olhar atentos aos alunos, mostrando-se sempre disponível ao diálogo. Assim, é possível conhecer eventuais necessidades e dificuldades que eles estejam enfrentando.

Essa escuta e olhar atentos também devem ser direcionados, com a mesma intensidade, para os docentes e demais colaboradores.

Ah! Outro papel do gestor escolar é conhecer o público que frequenta a instituição, assim como o contexto social e local que estão inseridos.

Conhecer a fundo o Projeto Político Pedagógico:

O projeto político pedagógico é mais do que um documento, ele é o norteador das ações que envolvem toda a escola. Por isso, todas as práticas do gestor e dos demais membros precisam estar em constante diálogo com a proposta pedagógica do PPP.

Além disso, é importante estar em constante reflexão sobre a realidade concreta da escola, assim como ponderar as expectativas, os objetivos e a concepção de educação propostos pelo projeto.

Ser um incentivador da gestão democrática:

Já pensou em trazer todos os atores da comunidade escolar para uma gestão democrática e participativa?

Essa deve ser uma competência do gestor escolar e, para isso, promova diálogos de forma regular, dando voz a responsáveis e professores no processo decisório. Esses encontros são necessários para que a escola não fique isolada do bairro onde está localizada.

A gestão participativa também é importante para que os responsáveis reconheçam a escola como um lugar seguro para seus filhos e, na pessoa que atua como gestora escolar, um ator que os valorize e acolha.

Saber planejar estrategicamente:

Definir planos e objetivos de forma estratégica é uma das características de um bom gestor escolar e faz bem para a saúde financeira da instituição.

Um planejamento precisa estar baseado em dados pedagógicos e financeiros consistentes. Alguns softwares, como os sistemas de gestão escolar, facilitam e aceleram os processos manuais e repetitivos, e são ótimas ferramentas de apoio. Invista neles!

Ser alguém que investe em tecnologia para os seus alunos e professores:

Além de ser um atrativo para novas matrículas, a tecnologia possibilita avaliar o desempenho dos estudantes de modo personalizado e, assim, o gestor escolar pode tomar decisões pedagógicas mais facilmente.

Em relação ao corpo docente, incentive sua formação continuada e dê atenção às necessidades do grupo, sem esquecer de valorizar suas decisões. 

Ser atento às mudanças:

Um bom gestor está atento a inovações, discussões e movimentos do mercado da educação. Afinal, é fundamental acompanhar os acontecimentos da área, as evoluções tecnológicas e as descobertas científicas e acadêmicas.

Assim, como função do gestor escolar, construa uma perspectiva sólida e tenha mais segurança nas decisões e projetos futuros, tornando sua escola competitiva e respeitada.

Estar preparado para dar e receber feedbacks:

Muitas vezes, as avaliações são encaradas como processos restritos ao desempenho dos alunos. Como consequência, a riqueza que uma comunicação aberta, franca e empática pode trazer para o desenvolvimento da escola acaba sendo negligenciada. Por isso, avalie e deixe-se ser avaliado pelos seus colegas.

Os feedbacks podem ser uma super ferramenta para a gestão de conflitos na administração de pessoal da sua escola. Eles são momentos durante os quais você reconhece tanto os avanços da sua equipe quanto os pontos nos quais ela precisa se desenvolver. 

Ah! Essas trocas podem ser feitas em grupo ou individualmente.

Confira nosso Webinar: Como gestores escolares podem preparar suas equipes

Ser alguém que busca conhecimento continuamente:

Uma das características de um bom gestor escolar é manter-se sempre atualizado. A formação continuada deve fazer parte não apenas da vida dos professores, mas também dos gestores.

Ah! Tenha a leitura como sua aliada! Ela abre caminhos para novas ideias e perspectivas, proporcionando fôlego para a inventividade e empatia. Além disso, o diálogo com a universidade e a participação em palestras e seminários promovidos pelas academia podem ser uma oportunidade para a renovação e o avanço da escola.

Saber a importância de investir na comunicação:

A comunicação escolar é fundamental e merece receber investimentos. Por isso, desenvolva um canal no qual as informações possam ser compartilhadas de modo claro. Faça com que esses materiais cheguem a responsáveis, docentes e demais atores escolares.

Outro ponto importante: não desista das reuniões periódicas. A plataforma de comunicação deve complementar e não substituir os diálogos entre o corpo docente e a gestão.

Já conhecia as principais características do gestor escolar? Esperamos que nossas dicas sejam úteis para que você aperfeiçoe sua gestão e torne a sua escola ainda mais potente em crescimento e acolhimento. Confira também 10 dicas para otimizar o trabalho da direção escolar!


Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

Gestão Escolar

O que é uma biblioteca virtual? Entenda como funciona

Você sabe o que é e como funciona uma biblioteca virtual? Te contamos neste post!

Continuar
Gestão Escolar

Tecnologia nas escolas: vantagens e desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais na sala de aula. E como as tecnologias têm transformado nosso cotidiano e o aprendizado.

Continuar
Gestão Escolar

Sistemas de Gestão Escolar: Entenda Como A Tecnologia Pode Ser Sua Aliada!

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na administração das escolas? Confira neste artigo como isso pode acontecer por meio dos sistemas de gestão escolar.

Continuar