Como fazer um planejamento escolar eficiente?

Estamos no final do ano letivo e já se iniciam as responsabilidades do próximo ciclo, uma delas é o planejamento escolar! Mas você ainda tem dúvidas do que é e de como fazer um planejamento eficiente?

Nesse post você vai aprender a não errar mais na hora de elaborar seu plano de ação. E para te ajudar, separamos um material gratuito para te apoiar na construção do seu cronograma. Vamos lá?

O que é um planejamento escolar

Planejamento escolar é um processo que visa a confecção de um plano que norteará as atividades a serem executadas durante o ano. No processo de planejamento serão pensadas estratégias para a escola, os objetivos a serem alcançados durante o ano, prioridades e metas, assim como eventos, reuniões entre outros projetos necessários ao funcionamento da escola e aprendizado dos estudantes.

Portanto, o planejamento envolve decisões pedagógicas e administrativas. O resultado desse planejamento, que envolverá toda a comunidade escolar, resultará em um plano de ação que deverá ser seguido por todos os integrantes da escola. 

Como fazer um planejamento escolar eficiente

- Dê o primeiro passo!

Avalie as ações do ano anterior! Faça um diagnóstico das melhores ações propostas e eventos e saiba quais não foram bem executadas ou não alcançaram o resultado esperado. Analise também os dados da escola, por exemplo, índice de aprovações em cada segmento, adição e cancelamento de matrículas, entre outros dados. Não deixe de separar um momento para a escuta dos responsáveis, professores e alunos. Esse retorno é essencial! 

Além disso, investigue também quem são os estudantes e os professores da sua escola. Assim como, a região e características locais de onde moram. São informações que poderão servir de base para novas estratégias e atividades de  intervenção.

- Trace objetivos!

Considerando o Projeto Político Pedagógico e a escuta da comunidade escolar, construa objetivos a partir das sugestões, problemas e lacunas que a sua escola precisará enfrentar e melhorar. Pense: o que a escola pode fazer de diferente no próximo ano? O que  seria importante que os alunos desenvolvessem? E assim, planeje atividades e ações que respondam às necessidades analisadas e ao planejamento do seu estado e orientações da BNCC. 

Por exemplo, se seus alunos apresentam baixo desempenho na habilidade da leitura, que tal desenvolverem um concurso ou projeto de leitura com uma temática que seus alunos se interessem? Ou, quer trabalhar a diferença entre o senso comum e o senso crítico? Que tal propor uma semana da ciência com vários experimentos científicos?

Essas são estratégias que podem mobilizar diversas competências destacadas pela BNCC de um modo muito mais natural e lúdico com seu corpo discente. Portanto, desdobre seus objetivos em pequenas metas e tarefas, assim fica muito mais fácil concretizar seus objetivos. 

- Como e quando?

Diagnosticados os problemas e traçados os objetivos, é o momento de desenhar as estratégias. Quais eventos responderão às expectativas traçadas? Quantas reuniões necessárias? Quais tecnologias e recursos serão pensadas? São perguntas imprescindíveis na hora de traçar as metodologias a serem executadas.

Além disso, é fundamental ainda construir um cronograma objetivo, claro, flexível e, sobretudo, coerente. Por isso, construa metas alcançáveis e sólidas!  E ainda, não deixe de compartilhar responsabilidades e registrar os resultados do planejamento durante o ano. É super importante, também, incluir no planejamento a formação continuada dos professores. Uma estratégia essencial para o aprimoramento do seu corpo docente!

- Projetos transdisciplinares

Outra dica importante, invista em projetos transdisciplinares! O cotidiano pode fazer com que o contato entre os professores e as áreas de conhecimentos sejam concebidos de forma dissociada, mas sabemos que os campos das ciências exatas, sociais e biológicas são transversais. Explorar os conhecimentos sem rupturas e separações pode permitir uma compreensão mais abrangente dos alunos e uma relação mais aproximada da comunidade escolar.

- Conte com a tecnologia!

Não deixe também de inserir no seu planejamento a inserção de novas tecnologias, pois além de tornar sua escola mais atraente para os responsáveis,  o uso de plataformas digitais pode  transformar a dinâmica da sala de aula, apresentando novas formas de lidar com os desafios da aprendizagem. Além disso, o uso de tecnologias pode tornar a sua gestão mais assertiva, aprimorando o atendimento aos alunos e administração da escola.

De modo semelhante, é importante estar ligado às novas demandas do mundo educacional. As transformações provocadas pela pandemia, tornaram  necessárias novas configurações de aprendizado, assim como a necessidade de desenvolvimento da autonomia do estudante.

Então, mesmo que o ensino da sua escola volte totalmente para o ensino presencial, existem diversos caminhos que podem estimular o estudante a continuar aprendendo fora da sala de aula com uso das metodologias ativas,  a partir de recursos digitais, projetos educativos ou mesmo a sala de aula invertida. Portanto, é muito importante que no seu planejamento essas novas necessidades sejam consideradas.

Ouça também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Inovação e tecnologia na educação, com o educador Jayse Ferreira

- Envolva as famílias

Ah! Na confecção do seu plano, destaque a importância dos pais e responsáveis na sua escola a partir de ações que os aproximem e reforcem a importância da sua participação. Por isso, conheça bem o perfil dos pais e conheça suas expectativas e possíveis receios, de modo a promover reuniões que atraiam sua atenção.


Veja nossa dica de ouro!

O planejamento precisa ser flexível e objetivo, mas sobretudo, previsível. Para isso é fundamental estar atento às principais datas comemorativas nacionais, feriados e outras celebrações importantes. Para isso, construímos um material de apoio com sugestões  de atividades e dicas de leitura para cada data importante no calendário nacional comemorados aqui e internacionalmente. Com esse material vai ficar muito fácil de prever e organizar seu calendário. E ainda, seu corpo docente terá um super apoio na execução das aulas. Aproveite! É só baixar AQUI.


Educador, lembre-se de que o planejamento é fundamental para que as atividades escolares aconteçam de modo a proporcionar o maior aproveitamento no processo de ensino aprendizagem, por isso, não deixe de fazê-lo!

Por fim, esperamos que esse post ajude a tornar esse momento importantíssimo mais fácil e objetivo e nossa dica de ouro deixe seu planejamento mais organizado e eficiente!


Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula sem alunos
Gestão Escolar

Como evitar a evasão escolar: 3 estratégias para aplicar na sua escola

Quer entender como sua escola pode evitar a evasão escolar? Confira nosso post!

Continuar
professora realizando relatório de leitura
Gestão Escolar

Entenda a importância do relatório de leitura e como fazê-lo

Você sabe como elaborar um relatório de leitura dos alunos da sua escola? E a importância dele para o ensino? Confira neste post!

Continuar