Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Exemplos de práticas pedagógicas com jogos digitais

Exemplos de práticas pedagógicas com jogos digitais

31 jan 2019
3 min
Post modificado em:
9/11/2021

Não é difícil notar que os alunos estão cada vez mais imersos no mundo virtual. As telas se tornaram um canal que eles utilizam para obter informações, buscar entretenimento e interagir com outras pessoas. A escola não pode ficar alheia aos novos costumes. Por isso, vamos mostrar exemplos de práticas pedagógicas que utilizam jogos digitais.

Então, se você, como educador, já percebeu o quanto é importante que a escola utilize esses recursos para despertar o interesse dos alunos, não perca o post! Assim, você saberá engajá-los no processo de aprendizagem e tornar o ensino mais lúdico e divertido Falaremos brevemente dos benefícios dessas práticas e traremos alguns exemplos. Confira!

Benefícios do uso de jogos digitais em sala de aula

Pela primeira vez na história, os alunos das escolas de ensino básico são todo de uma geração nativa digital. Portanto, eles simplesmente não conheceram o mundo sem computadores, celulares e outros dispositivos conectados. Eles veem seus pais recorrendo às tecnologias para solucionar as demandas do dia a dia e também a utilizam para entretenimento.

Nesse contexto, os jogos digitais têm um destaque muito grande. Eles conseguem engajar as crianças, que são capazes de ficar horas diante dessas telas. Usando os princípios da gamificação, muitas dessas ferramentas propõem desafios de dificuldade progressiva, fazendo com que o jogador mobilize uma série de recursos cognitivos para vencê-los.

A boa notícia é que alguns desses jogos também podem ser utilizados como ferramentas de aprendizagem. Assim, tendo o professor como incentivador e gerenciador desse processo, os jogos digitais se tornam aliados importantes para engajar alunos. Além disso, eles ajudam a estimular o raciocínio lógico e até mesmo facilitar a socialização. Afinal, tudo depende do uso que o educador faz desse tipo de recurso.

Exemplos de jogos digitais incorporados à prática pedagógica

Para que você entenda como isso é possível na prática, selecionamos alguns exemplos de jogos que têm sido utilizados por educadores. São games conhecidos e disponíveis em sites bastante populares, que têm rendido boas aulas e muito engajamento.

1. Jogo das Contas

O site Só Matemática apresenta uma série de atividades interessantes que podem ser utilizadas pelo educador. Um exemplo é o Jogo das Contas, que apresenta as operações básicas em forma de desafios progressivos, ou seja, contas e problemas que vão aumentando seu nível de dificuldade gradualmente. Também existem outras opções referentes a diversos conteúdos dessa disciplina.

Alguns professores utilizam esse jogo para promover campeonatos entre alunos ou turmas. No entanto, é interessante avaliar bem as vantagens e desvantagens desse tipo de competição. Um dos principais benefícios desse tipo de atividade é o fato de que a criança consegue progredir em seu próprio ritmo e se sente recompensada conforme vence as etapas. Portanto, adicionar pressão e comparação a essa fórmula pode não ser a melhor opção.

2. Jogo do Substantivo

O site Só Português tem uma proposta semelhante ao anterior. Ele oferece conteúdo digital elaborado para que o aluno exercite questões referentes a gramática e ortografia. Além do Jogo dos Substantivos, há propostas para trabalhar advérbios, separação de sílabas e outros temas. No jogo "Elemento Estranho", a criança precisa pensar de forma mais abstrata para descobrir qual é a palavra que não faz parte do grupo.

Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler

3. Jogo do Orçamento

Também existe game para trabalhar a cidadania! No site Plenarinho, o Jogo do Orçamento permite que a criança administre o dinheiro da Legislândia para garantir aos cidadãos direitos como saúde, educação, segurança, transporte etc. Além disso, jornal da cidade mostra os resultados dessas ações, proporcionando um feedback sobre o resultado das ações. Vale a pena conferir, jogar e discutir o assunto!

Sua escola incentiva os professores a utilizarem jogos digitais para favorecer a aprendizagem dos alunos? Esperamos que esses exemplos de práticas pedagógicas tenham ajudado você a entender melhor a importância de recorrer a essas ferramentas para beneficiar a aprendizagem. Quer saber mais sobre o tema? Então, que tal conhecer o nosso post completo sobre games na educação? Continue no blog e confira!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Como fazer uso de aplicativos em sala de aula?

Quer fazer o uso de aplicativos em sala de aula para melhorar a aprendizagem dos seus alunos? Confira nossas dicas!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar