Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
As vantagens da agenda digital escolar na comunicação com os pais

As vantagens da agenda digital escolar na comunicação com os pais

20 abril 2022
3 min
Post modificado em:
9/12/2022

A agenda digital escolar pode ser um importante meio de comunicação com as famílias na escola. Por ser uma aliada e desenvolvida em ambiente virtual, é fácil acessá-la a qualquer momento e estabelecer um canal de diálogo.

Confira, neste artigo, a importância da comunicação com as famílias, da agenda do aluno e como sua versão digital pode ajudar nesse processo. Além disso, trazemos uma entrevista exclusiva com Vahid Sherafat, cofundador da ClassApp, uma solução de agenda digital escolar para escolas.

Qual é a importância da comunicação com as famílias?

O aprendizado dos alunos não se dá somente nas escolas, uma vez que, dentro de casa, eles também desenvolvem suas habilidades e reforçam tudo aquilo que aprenderam no ambiente escolar. Isso reforça ainda mais a necessidade de haver uma comunicação entre a família e a instituição de ensino.

Para Vahid Sherafat, cofundador da ClassApp, a importância de estreitar os laços com as famílias está presente nessa correlação, especialmente durante a pandemia, que permitiu o contato de muitas famílias com o ensino híbrido.

Segundo Sherafat, “diferentes pesquisas apontam que a proximidade e o engajamento dos pais com a vida escolar dos filhos é capaz de aumentar seus rendimentos, impactando diretamente no seu processo de aprendizagem”.

Assim, o que Sherafat traz é a importância de estreitar esses laços. “É papel da escola ajudar na promoção dessa relação e o diálogo, por meio do processo da escuta ativa, um dos principais meios para estreitar relacionamentos”, ressalta.

Por fim, a fidelização das famílias na escola vai depender em grande parte desse diálogo, e é importante manter essa comunicação durante todo o ano letivo. Para Vahid, “quando a escola se aproxima dos pais, ela consegue transmitir melhor o valor da instituição de ensino, o que gera fidelização das famílias - e elas podem até atuar como ‘promotores’ da escola, se tornando micro influenciadores de outras famílias”.

Assista: 8 dicas para construir uma relação de confiança com as famílias

Quais são os desafios encontrados na relação família-escola?

Apesar disso, a gente sabe que são muitos os desafios encontrados pela gestão escolar na hora de estabelecer essa comunicação. A agenda digital escolar pode ser uma solução para esses desafios que incluem rotinas apertadas, falta de tempo e de oportunidades para abrir esse diálogo.

Não à toa, Vahid Sherafat aponta que um dos principais desafios é o que chama de telefone sem fio entre escola e família. “As informações passam de um para o outro de forma desorganizada. Essa dinâmica afeta diretamente a relação família-escola: os pais neste contexto se informam com outros pais, pois é mais fácil e rápido do que acessar a escola”.

Para ele, até mesmo questões simples de serem resolvidas acabam gerando frustração e desencontros na hora das famílias se comunicarem com a escola e vice-versa, o que pode impactar o desempenho dos alunos.

Segundo Sherafat, “essa questão é um problema, muitas vezes, de uma estratégia de comunicação pobre e ineficiente que tenta ser resolvida utilizando todas as opções disponíveis no mercado como agenda, WhatsApp, e-mail, Instagram e que de fato não resolvem os problemas de comunicação da escola”.

Trazendo as famílias para perto da escola

Não é só durante conselhos de classe, festas e eventos online que os responsáveis e as famílias podem manter um diálogo com a escola. Ele deve se manter durante todo o ano letivo, seja pela agenda de papel, agenda digital escolar ou pelo canal combinado para tal fim.

“Uma sugestão é criar atividades específicas para os pais, como rodas de conversas ou promoção de palestras, onde as famílias conversam entre si e trocam experiências”, propõe Vahid Sherafat.

Essa aproximação só traz benefícios para todos os lados, inclusive para a educação escolar digital, já que, para ele, “o diálogo próximo e constante com os pais é uma excelente estratégia para ajudar a diminuir a ansiedade, dúvidas, medos, fofocas e receio”, explica Sherafat.


planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Vantagens de usar a agenda online

Em resumo, nas palavras de Sherafat, “a agenda digital escolar não apenas economiza tempo e recursos financeiros e humanos, como também facilita a comunicação das escolas com as famílias por serem um canal exclusivo para a troca de informações e mensagens entre pais e escolas”.

Assim, uma das principais vantagens da agenda escolar online é permitir a comunicação direta, e até em tempo real, entre as famílias e setores específicos da escola. Ela não serve só para informar sobre o dia a dia, mas também para enviar mensagens. Com isso, pais e professores economizam tempo e chegam à resolução de problemas de maneira mais rápida.

Outra vantagem da agenda escolar digital está na possibilidade de agregar valor aos serviços prestados pela escola. “Pelo ClassApp, por exemplo, os professores conseguem enviar fotos e vídeos dos alunos para os pais, mostrando a rotina escolar e a evolução deles dentro do ambiente escolar”, exemplifica Vahid.

Agenda escolar online X WhatsApp

Por mais que o WhatsApp seja mais prático no dia a dia, a agenda escolar digital pode oferecer mais vantagens. 

Para Vahid Sherafat, “o uso do WhatsApp pode ser prático, mas se torna muito fácil que as famílias percam mensagens, já que ele também é usado para a vida pessoal, ou sem contar que os pais podem deletar mensagens para alegar que não receberam o comunicado”.

Portanto, o aplicativo do WhatsApp pode facilmente se tornar invasivo, trazendo mensagens fora do horário de trabalho e misturando os âmbitos pessoal e profissional. Além disso, os grupos de WhatsApp podem se tornar “um terreno fértil para ruídos na comunicação”, como aponta o cofundador da ClassApp.

LGPD e a agenda digital escolar

Outro ponto muito importante é ter em mente que a escola precisa se preocupar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Normalmente, a agenda escolar digital já conta com medidas para garantir a segurança dos dados.

“É interessante destacar ainda que uma tecnologia educacional geralmente também vai se preocupar com a segurança de dados e operacional. No caso da ClassApp, atendemos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e conseguimos transmitir essa segurança legal também para os nossos clientes”, explica Vahid.

Tecnologia e agenda digital escolar no conselho de classe

Na hora de realizar o conselho de classe ou reuniões com responsáveis, pais e alunos, a agenda escolar digital pode ser grande aliada. Seja por meio do resgate de dados, histórico ou interatividade que ela propõe, o aplicativo de comunicação escolar pode ser usado nestes momentos.

A agenda escolar digital pode ajudar já no momento de marcar cada reunião. “Ao utilizar a ferramenta, a escola consegue criar uma enquete para saber o melhor horário e data da reunião, garantindo um quórum significativo. Além de usar para essa votação, o aplicativo também irá criar lembretes para que os pais se lembrem do compromisso, gerando maior adesão à reunião”, explica Vahid.

Já no pós-reunião, a agenda digital ou o aplicativo de agenda escolar pode auxiliar na criação e no compartilhamento de atas com as famílias.

Como utilizar a agenda escolar digital na sua escola

A agenda escolar digital pode ser utilizada para o trabalho interno, para a comunicação entre equipes e para o reforço da comunicação com as famílias.

“A escola pode utilizar a ferramenta como aliada para a comunicação interna para assuntos pedagógicos ou administrativos. Outro ponto é que quando o professor e demais colaboradores têm autonomia para conversar diretamente com as famílias, a equipe passa a entender que o gestor confia no trabalho que eles desenvolvem. Então, a tecnologia da comunicação escolar acaba sendo uma ferramenta que consegue engajar a todos”, conclui Vahid.

Por que adotar a agenda digital escolar?

Como pudemos observar, a agenda digital escolar é uma ferramenta capaz de substituir ou complementar opções tradicionais ou mesmo outros métodos tecnológicos menos eficazes.

Em resumo, seus benefícios são:

  • troca instantânea de mensagens;
  • certificação quanto à entrega do comunicado;
  • pode ser facilmente inserida na rotina de pais e responsáveis, aumentando a adesão à ferramenta;
  • permitir a proximidade de pais e responsáveis com o dia a dia dos alunos;
  • softwares desenvolvidos especialmente para atender às demandas do ambiente escolar;
  • facilita o envio de fotos, vídeos, documentos e demais anexos.

Gostou desse conteúdo? Confira também nossa Planilha de Planejamento Escolar, com datas comemorativas, materiais de apoio exclusivos e dicas de atividades e de leituras!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 dicas para preparar sua equipe pedagógica

Neste post, reunimos dicas dos nossos especialistas sobre como preparar a equipe pedagógica do seu colégio. Confira!

Continuar
Gestão Escolar

7 ideias para criar uma sala de aula interativa

Uma sala de aula interativa permite desenvolver a consciência crítica dos alunos e requer comprometimento do gestor escolar e da equipe pedagógica. Saiba mais.

Continuar