Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Saiba tudo sobre metodologias ativas de aprendizagem

Saiba tudo sobre metodologias ativas de aprendizagem

5 maio 2022
4 min
Post modificado em:
5/5/2022

No texto de hoje vamos abordar a temática das metodologias ativas de aprendizagem e os princípios fundamentais que sustentam a prática pedagógica.

Serão apresentadas as estratégias que podem ser utilizadas visando tornar a aprendizagem dos estudantes mais autônoma, significativa e inovadora na sua escola. Vamos lá!

Entenda o que são as metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens pedagógicas baseadas em estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar o aprendizado dos estudantes de forma autônoma e participativa. 

Elas surgiram no fim do século XIX, mas ainda geram dúvidas e são interpretadas de formas muito diversas no universo da educação.  

O método ativo, que é centrado no estudante, visa uma aprendizagem com mais sentido, baseando-se no diálogo direto com a vida prática e o futuro profissional do estudante. 

Neste método o aluno aprende por investigação, descoberta, construção e interação com seus colegas e com o tema estudado. Já o professor se torna coadjuvante e atua como um tutor, ou seja, um facilitador para o desenvolvimento do conhecimento. 

No método tradicional, o professor detém todo o conhecimento e está no centro do processo de ensino e aprendizagem, enquanto o aluno atua, de forma passiva, como um receptor de teorias.

Aprofundando-se no tema

O método consiste em uma aprendizagem colaborativa em que o professor, o estudante e seus pares vão construir o conhecimento em conjunto, sem hierarquias. 

Essa perspectiva dialoga com a concepção de aprendizado de Paulo Freire, que acreditava que a educação acontece de forma a integrar um conjunto com diferentes atores, em suas reflexões, ações, palavras e ideias.

As metodologias ativas de aprendizagem passam por acolher o gosto dos estudantes e consideram seu jeito particular de aprender. O objetivo é ampliar neles as possibilidades de exercitar autonomia e liberdade, além de proporcionar mais interesse pelo aprendizado.  

Assim, para que a aprendizagem ativa aconteça de uma forma plena, é importante adicionar afeto e estimular a curiosidade.

Concepções fundamentais

Segundo o artigo da Revista Thema, periódico de Educação, as metodologias ativas de aprendizagem possuem princípios basilares interconectados. Conheça agora alguns destaques:

- Teoria versus prática

As metodologias ativas de aprendizagem adotam como ponto de partida a realidade prática para posteriormente estudar a teoria do objeto. O que diverge do que estamos acostumados a ver no ensino tradicional.

Desse modo, o estudante tem a oportunidade de uma maior interação na construção do conhecimento. 

Isso porque ele será deslocado a uma postura ativa de busca de sua compreensão com a pesquisa, a leitura, a comparação e a observação.

- Autonomia do aluno

Na postura de investigação, descoberta, comparação, pesquisa e leitura o estudante é incentivado a pensar seu próprio caminho. 

O abandono do lugar de receptor passivo tende a incentivá-lo a colaborar, não apenas visando sua compreensão do objeto estudado, mas também dos colegas que participam do processo.

Incentivando também sua participação e engajamento, além da autonomia. Afinal, o estudante encontrará um espaço mais aberto para discordar, interferir e contribuir.

- Reflexão

Compreender e refletir sobre o que acontece à nossa volta é uma potencialidade das metodologias ativas. 

Elas partem da concepção de que num mundo globalizado e tecnológico, se torna cada vez mais necessário criticidade, responsabilidade e visão intercultural. A fim de desenvolver uma postura humana, cidadã e coletiva no estudante.

- Inovação

O método ativo potencializa que uma sala de aula seja muito mais dinâmica e inovadora. Considerando que a inserção dessa metodologia incentiva o uso de práticas combinadas e outras metodologias. 

Assim, os professores e estudantes podem experimentar e elaborar diferentes modelos de aprendizado, de acordo com o objetivo do projeto. A sala de aula então tem o potencial de ser transformada em um laboratório de possibilidades.

- Professor mediador

É fundamental notar que o professor não perde seu valor. Na verdade, ele ganha uma nova responsabilidade. Seu papel será guiar, provocar e desafiar o estudante à finalidade pedagógica. 

Por isso, o professor precisa ser empoderado e ter seu lugar de referência garantido como um mediador de todo o processo.

Conheça as estratégias de aplicação

O livro Metodologias ativas para uma educação inovadora, organizado pela Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, destaca que o método ativo possui algumas estratégias de aplicação. Elas incluem:

- A aprendizagem baseada em projetos

 A  aprendizagem por projetos é uma estratégia de ensino por meio da experiência, que propõe uma conexão entre o estudante e um projeto de pesquisa que desperte o interesse dele.

O papel do professor, nessa proposta, é favorecer o ensino com base nas descobertas, frutos das pesquisas realizadas pela classe, sob sua orientação.

- A aprendizagem baseada em jogos

A gamificação é uma metodologia ativa de aprendizagem que expande os horizontes pedagógicos por meio de atividades motivadoras e divertidas

Assim, ela é a utilização de elementos dos jogos para gerar interesse e engajamento em diversas áreas. 

Com isso, possibilita que os alunos desenvolvam formas mais criativas e inovadoras de solucionar os problemas apresentados.

- O método de casos

Norteado por perguntas elaboradas pelo professor, o método de casos busca a resolução de problemas reais. 

Considerando os objetivos de aprendizagem, como competências e habilidades da BNCC, tem o potencial de trazer a aplicação de conceitos teóricos a problemas práticos.

Além disso, pode ser ainda mais significativo quando desenvolvido em equipe. O ponto alto desse método é a possibilidade de encontrar múltiplas soluções para o mesmo problema. Trabalhando assim, a criatividade e a imaginação.

- Sala de aula invertida

Na sala de aula invertida, invertem-se as expectativas tradicionais sobre o que o estudante deve fazer em casa e na sala de aula. 

Na escola, em vez de ouvir sobre conceitos e autores, o estudante terá oportunidade de discutir, esclarecer dúvidas, fazer atividades e colocar em prática o que aprendeu em casa. 

Utilizando o ensino híbrido, o professor então tem o papel de orientar o estudante sobre o que deve ser visto remotamente e possibilitar novas conexões e ideias no momento presencial.

Saiba como inserir as metodologias ativas na sua escola

Alguns passos devem ser seguidos antes de inserir essa metodologia na sua escola, mas é importante destacar que não necessariamente o modelo tradicional precisa ser abandonado. As metodologias ativas podem e devem dialogar com a prática tradicional.

As aulas expositivas continuam tendo valor e por isso, a depender do projeto ou da sua fase de execução, são essenciais. 

E para os gestores que ainda se sentem inseguros, uma boa alternativa é inserir pequenos projetos e atividades com os princípios das metodologias ativas ao longo do semestre. 

Como projetos de leitura, rodas de conversa, atividades diversas que trabalhem sua autonomia, participação e reflexão. Agora, veja alguns pontos de atenção!

- Discuta a temática

Mudanças nunca são fáceis, exigem pesquisa, comprometimento e apoio de todos os envolvidos.

Por isso, é essencial que professores, coordenadores, responsáveis, e principalmente os estudantes, façam parte de todas as discussões. Mas além disso, que tenham suas vozes e dúvidas respeitadas e acolhidas.

- Formação dos professores

A inserção de um ensino baseado nas metodologias ativas embora torne o estudante protagonista não retira do professor o papel de mediador e orientador de todo o processo.

O que exige cuidado, atenção e certo jogo de cintura para lidar com a possível imprevisibilidade de alguns caminhos que as aulas podem tomar.

Por isso, a formação continuada é fundamental! O novo formato tende a se distanciar do que os professores viram em sua trajetória de experiências e da graduação.

Assim, a formação vai possibilitar que os educadores conquistem segurança para trilhar esse novo caminho com os estudantes.

- Novas tecnologias

O uso das tecnologias faz parte da inserção das metodologias ativas no ensino, afinal, elas estão presentes no dia a dia dos estudantes.

Sua presença nas atividades de diversos componentes curriculares, além de tornar as aulas mais dinâmicas, pode facilitar a adaptação dos estudantes ao novo formato de aprendizagem.

Uma vez que um dos princípios das metodologias ativas passa pela aprendizagem personalizada e o estímulo da autonomia.


Por fim, gestor, devemos lembrar que a inserção das metodologias ativas em sua escola não significa o abandono do modelo tradicional.

As estratégias podem ser executadas por meio de atividades, práticas e outras metodologias que dialoguem com os princípios da autonomia e do protagonismo do estudante. Até o próximo texto!

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar