Quais as melhores ações de marketing escolar? Confira 8 dicas!

O marketing hoje é essencial para todas as instituições. Nas escolas particulares, não é diferente! O marketing escolar é uma ferramenta importante para que a escola se destaque entre os concorrentes e atraia novos alunos.

Portanto, estratégias de marketing são aquelas que buscam impulsionar o seu negócio seja em meios digitais ou a partir de ações de comunicação. As ações de marketing, portanto, vão desde o envio de e-mail, perfis em redes sociais e o envio de materiais impressos para famílias e a comunidade ao redor.

Mas quais são as melhores ações de marketing escolar?

Neste post, vamos dar 8 dicas para você aplicar o marketing na sua escola. Assim, trazemos também quais as melhores ações para você adotar e captar novos alunos na sua campanha de matrícula. Confira:

1 - Conheça seu público-alvo!

Você sabe qual o perfil da maioria dos alunos e famílias da sua escola? E qual o perfil daqueles que buscam sua instituição? Conhecer quem é seu público-alvo é essencial para montar qualquer estratégia de marketing, tanto nas escolhas de quais ações realizar e quais conteúdos produzir.

Você pode realizar uma pesquisa entre as famílias que frequentam sua escola. Com as respostas, pode montar uma persona, ou seja, um perfil daquele que é o seu cliente ideal.

Dica extra: como montar a persona!

Personas são as representações do seu público-alvo. Aqui, vale mapear interesses, objetivos, dores e hábitos de consumo do seu público. 

Assim, com essas informações, você pode montar um perfil o mais realista possível. Vale dar um nome, gênero, idade, região onde vive e principais interesses em preocupação.

Portanto, sua persona pode ser algo como: Maria, mulher de 35 anos, mãe e moradora do bairro X. Maria busca uma escola bilíngue para que seus filhos possam ter uma educação integral e se preocupa com os valores da instituição.

Viu como fica muito mais fácil visualizar o seu público?

2 - Saiba quais canais de comunicação usar

Você percebeu que com as famílias da sua escola o e-mail é pouca eficaz? Ou pelo contrário: é através do e-mail que a comunicação flui melhor? Para os profissionais da sua escola, utilizar um aplicativo de comunicação fica mais fácil? No Instagram, você consegue uma visibilidade bacana com possíveis novos clientes?

Analise quais os canais de comunicação que são mais eficazes tanto com a sua comunidade escolar quanto entre as famílias que estão cogitando a sua escola como opção. Afinal, é importante que esse canal funcione para todos.

Ao definir quais os canais de comunicação vai utilizar, também ficará mais fácil definir as estratégias e os conteúdos que serão produzidos.

3 - Produza conteúdo de qualidade

Já pensou em fazer um blog para sua escola? E um perfil nas principais redes sociais? Nesses canais, você pode produzir conteúdos de qualidade que realmente informem. 

Assim, faça matérias para seu blog que seu público-alvo possa curtir. Pode ser algo relacionado às dores das famílias, como primeiro dia de aula, reunião de pais e preocupação com a formação para o futuro.

Leia também: Aprenda 3 estratégias de marketing para captar alunos!

4 - Tenha vídeos e fotos de qualidade

Para seus conteúdos, utilize fotos de qualidade e aposte em vídeos. Nas suas fotos, uma boa dica é utilizar o site Canva para editar suas imagens.

Os vídeos são ótimas estratégias para o marketing e têm bastante apelo. Não precisa de grandes produções. Pelo contrário: vale vídeos produzidos pela própria equipe para figurar nas suas redes sociais.

5 - Invista em e-mail marketing

O e-mail pode ser um aliado para chegar em cada vez mais contatos. No seu site, blog ou materiais compartilhados, você pode deixar um formulário com o convite para captar novos alunos. Em seguida, entre em contato com os inscritos e passe mais informações.

Além disso, é importante montar também uma base de e-mails para as famílias que já são parte da sua escola. Estreitar o relacionamento com elas vai ajudar na retenção dos alunos.

6 - Tenha um excelente atendimento

Parte da estratégia de marketing escolar também passa por um excelente atendimento. Isso vai ajudar a reter e captar novas famílias para sua escola.

Assim, treine seus funcionários da secretaria e dos meios digitais que entrarão em contato com o público. É importante que todos estejam alinhados com os valores da escola e a forma como a mesma se comunica.

7 - Mantenha seu site atualizado

Na campanha de matrícula e para seu marketing escolar, o seu site institucional é fundamental! Por isso, confira se todas as informações presentes estão atualizadas e corretas.

Ademais, monte um site encantador que passa de fato os valores da sua escola. Traga argumentos relevantes para sua persona e público-alvo e que responda às dores das famílias que buscam sua escola.

Por fim, no seu site, é legal ter o formulário de contato. Tanto para ajudar na estratégia de e-mail marketing colocada acima como também para que qualquer um possa chegar até sua escola.

8 - Confira seus resultados no Google

O Google pode ser um grande aliado na hora de captar novos alunos na sua campanha de marketing escolar. Coloque o nome da sua escola no Google e confira os resultados!

Você pode conferir o perfil da escola no Google Meu Negócio e buscar editar as informações. Além disso, pode contar com estratégias mais avançadas de marketing e SEO para melhorar seu posicionamento nos resultados do Google.

Curtiu nossas dicas? Esperamos que consiga aplicar um marketing escolar incrível que ajude na captação de novos alunos e na campanha de matrícula do seu colégio. Boa sorte!

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