Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Desbravando o futuro da educação: reflexões e inovações na Bett Londres 2024

Desbravando o futuro da educação: reflexões e inovações na Bett Londres 2024

5 fev 2024
3 min
Post modificado em:
5/2/2024

Você conhece a Bett- o maior evento de educação e tecnologia do mundo? Em 2024, a Árvore marcou presença na edição de Londres, no Reino Unido! 

Continue lendo o post de hoje para saber tudo sobre:

  • o que foi a Bett Londres 2024 e como os insights do evento podem inspirar gestores e educadores de diversos contextos educacionais;
  • a premiação da Árvore;
  • e os principais temas discutidos por educadores do mundo inteiro na edição de 2024.

Bett Londres 2024: um epicentro de inovação educacional

O objetivo do evento foi reunir a comunidade educacional global para debater o papel da tecnologia na construção de uma educação inovadora e de excelência. Em 2024, mais de 30 mil visitantes de 130 países diferentes se uniram nessa missão de transformar a educação.

Todos esses gestores, especialistas, professores, estudantes e representantes das mais diversas soluções educacionais dialogaram sobre questões como liderança, inovação, diversidade e inclusão, sustentabilidade e bem-estar. 

É do Brasil: Árvore é uma das grandes premiadas do GESAwards

A Árvore foi uma grande vencedora do Global EdTech Startups Awards (GESAwards)! Trata-se de uma competição mundial que reconhece as mais promissoras startups de EdTech. 

Para chegar ao troféu, foi preciso passar por meses de seletivas até a disputa final, entre as 24 startups de educação selecionadas, de todos os continentes.

E nossa missão brasileira de cultivar o superpoder de leitura deu bons frutos. No dia 25 de janeiro, a Árvore venceu na categoria Escolha do Público, definida pelos presentes no evento.

Carolina Pavanelli, nossa Head da área pedagógica, segurando orgulhosa o troféu na Bett Londres 2024.

O futuro da Educação é agora: temas de destaque na Bett Londres 2024

A seguir você pode se inteirar, em primeira mão, das grandes tendências educacionais de destaque na Bett Londres 2024.

Leitura por prazer

Em uma das palestras, Chip Colquhoun, educador e contador de histórias, abordou a importância do incentivo à leitura nas escolas. Ele se baseou em pesquisas que demonstram que a “leitura por prazer” ajuda as crianças a irem bem em todas as disciplinas, incluindo ciências e matemática. 

Por isso, desde 2016 a leitura por prazer se tornou um objetivo curricular no Reino Unido. 

Diversas escolas em todo o Reino Unido têm encorajado crianças e adolescentes a criarem uma rotina de leitura interpretando os livros de modo imaginativo, como contadores de histórias.

Leia mais: Qual é a importância da leitura?

Personalização das avaliações

Para acompanhar o processo de renovação das aulas também é preciso repensar as formas de avaliação. 

Em um painel mediado por Amy Hollier, Diretora de Produção da King's College London, especialistas em aprendizagem digital apontaram a importância de adaptar os métodos de avaliação para atender às necessidades individuais dos alunos.

Durante a discussão, os educadores concluíram que a personalização das aulas deve vir acompanhada da personalização das avaliações. 

Nesse processo de redesenho das tradicionais provas e questionários, os especialistas apontaram a integração da tecnologia e da inteligência artificial como um caminho para aprimorar as avaliações formativas e somativas. 

Redesenho curricular

Em outra palestra, o premiado comunicador e escritor Jeffrey Boakye destacou a pedagogia baseada em projetos interdisciplinares como catalisadora de uma aprendizagem significativa.

O autor afirma que a concepção das propostas pedagógicas das escolas deve incorporar, ao mesmo tempo, abordagens amplas de uso das tecnologias e princípios de uma educação cidadã.

Para Boakye, o papel dos educadores não é o de meramente transmitir conhecimento. Ao contrário: a equipe pedagógica deve ter autonomia e formação adequada para integrar valores como o antirracismo em seus planos de aula. 

Inteligência Artificial 

Há poucos meses da popularização de aplicativos como o ChatGPT, havia grande expectativa em relação a discussões sobre o uso da inteligência artificial para fins educacionais. 

Um pavilhão dedicado a tecnologias de ensino-aprendizagem mostrou que, na prática, a IA pode ser uma aliada da comunidade escolar. 

Empresas como a Google For Education e a Meta For Education mostraram como esse recurso pode ser útil para a criação de experiências virtuais imersivas e interativas para alunos de várias faixas etárias.

Já pensou em visitar, por exemplo, um laboratório virtual interagindo em 360º com os elementos da tabela periódica e frascos virtuais, sem sair da sala de aula? Com óculos de realidade virtual e bons aplicativos isso já é possível! É a tecnologia a favor da segurança, praticidade e interatividade.

Para saber mais, ouça: ChatGPT nos estudos? A nova era educacional pós-inteligência artificial e muito mais

Letramento digital 

Outro conceito bastante abordado foi o de letramento digital, fundamental para a cidadania no século XXI. Isso porque estamos imersos em um mundo globalizado, ultra-conectado e com uma disseminação de informações sem precedentes.

Por essa razão, várias empresas têm desenvolvido gadgets e plataformas que encorajam os estudantes a utilizar ferramentas digitais de modo crítico. 

Muitos especialistas presentes na Bett Londres 2024 destacaram o papel dos professores na mediação das atividades. Salas de aula inovadoras são, afinal, espaços de troca e diálogo. 

É fundamental incentivar o compartilhamento responsável de discursos que circulam na rede.

Cultura maker 

A Cultura Maker também foi um tema recorrente na Bett Londres 2024, especialmente em estandes voltados a equipamentos e hardware. No âmbito educacional, ela aparece em abordagens “hands-on" (mão na massa). 

A ideia desse tipo de atividade é aguçar a criatividade em tarefas e desafios nos quais os estudantes aprendem algo colocando-o em prática. A cooperação e o trabalho em equipe são excelentes para atividades didáticas com esse fim.

Muitos dispositivos de robótica, computadores e Chromebooks apresentados no evento podem facilitar esse processo.

Gestão eficiente

O evento também contou com um pavilhão inteiro dedicado à gestão escolar inovadora e eficiente.

Destacaram-se ferramentas para o controle eficiente de frequência dos alunos, controle financeiro, comunicação com as famílias e registro de informações importantes da rotina escolar. 

Dentre essas soluções apresentadas na Bett Londres 2024, várias contam com a inteligência artificial para otimizar processos.

Curtiu essa cobertura da Bett Londres 2024? Então confira, também, o nosso episódio especial Radar Árvore: Especial Bett UK.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Relatório Escolar: 10 dicas para construir o seu

Quer dicas de como construir um relatório escolar perfeito? Trazemos dicas práticas de como construir o relatório dos alunos.

Continuar
Educação

Celular na escola: vantagens e desvantagens

O celular na escola pode ser um aliado ou um inimigo da formação dos estudantes. Tudo depende da mediação!

Continuar