Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Confira os 6 benefícios de plataformas gamificadas na escola

Confira os 6 benefícios de plataformas gamificadas na escola

28 mar 2024
4 min
Post modificado em:
28/3/2024

O futuro é agora! Já é possível gerar vídeos por meio de inteligência artificial, se comunicar por vídeo com pessoas a quilômetros de distância e encontrar notícias em frações de segundos. Como adaptar a Educação à essa nova realidade?

No post de hoje, abordaremos um dos caminhos para engajar alunos do século XXI: a adoção de plataformas gamificadas de aprendizagem. Você entenderá:

  • em que consistem plataformas gamificadas voltadas à Educação Básica;
  • os mecanismos mais comuns usados em plataformas gamificadas de qualidade;
  • os benefícios do uso de tecnologias educacionais em sala de aula;
  • e exemplos práticos de uso para inspirar sua escola!

Vamos lá!

O que é uma plataforma gamificada de aprendizagem?

Uma plataforma gamificada de aprendizagem é uma ferramenta de ensino que utiliza mecânicas de jogos para engajar e motivar estudantes no processo educativo. 

Algumas ferramentas comuns de plataformas gamificadas de aprendizagem incluem:

  • pontuação; 
  • rankings e tabelas de liderança;
  • missões e desafios;
  • medalhas e outras recompensas positivas a cada obstáculo superado;
  • avatares personalizáveis;
  • feedback instantâneo;
  • níveis de dificuldade progressivos;
  • e narrativas imersivas. 

A combinação desses elementos tende a criar uma experiência educacional mais dinâmica e envolvente.

Leia mais: Como escolher a melhor plataforma escolar digital?

Como a gamificação é trabalhada em plataformas educacionais?

Na Educação, a gamificação de plataformas educacionais tem fins pedagógicos e socioemocionais, uma vez que apostam na busca prazerosa e autônoma pelo conhecimento.

Muitas pesquisas acadêmicas têm se debruçado sobre os efeitos dos jogos nos usuários. No campo da linguagem, destaca-se um artigo de James Gee (2009), pesquisador da Universidade do Arizona. De acordo com o autor, jogos de boa qualidade incorporam:

  • a frustração prazerosa;
  • o co-design;
  • o acesso à informação sob demanda;
  • a utilização de ferramentas inteligentes;
  • o conhecimento distribuído;
  • e o pensamento sistêmico (Gee, 2009).

O linguista aplicado explica, ainda, que esses mecanismos dos jogos atuam como estímulos. Portanto, incentivam os alunos a alcançar uma série de metas e são bons aliados da construção progressiva de conhecimento.

Caso você queira se aprofundar nesses conceitos e tenha acesso à Árvore, pode acessar uma variedade de livros escritos por especialistas sobre o tema.

Quais os benefícios de uma plataforma gamificada de aprendizagem?

Veja, a seguir, 6 benefícios de plataformas gamificadas de aprendizagem na Educação Básica.

  1. Aumento do engajamento e motivação

A gamificação torna o aprendizado mais atraente, incentivando os alunos a participarem ativamente e com entusiasmo nas atividades propostas. 

Quem não se lembra da empolgação, felicidade e alegria ao tentar vencer um jogo (digital ou físico) com amigos? O mesmo pode acontecer na sala de aula! E em uma abordagem híbrida é possível unir o melhor do universo digital aos espaços físicos da escola.

  1. Melhoria na retenção de conteúdo

Jogos educativos podem complementar outros materiais didáticos, facilitando a compreensão dos conteúdos. 

Quanto maior a exposição e a imersão significativa em um determinado tema, maior as chances de retenção e memorização. O importante é que as atividades propostas sejam intencionais e tenham objetivos pedagógicos claros para todos os envolvidos.

  1. Desenvolvimento de habilidades

Além de conhecimentos específicos, as plataformas gamificadas de aprendizagem promovem habilidades importantes como a colaboração, a resolução de problemas, a persistência e a adaptabilidade.

Essas habilidades têm sido destacadas desde 2016 pelo Fórum Econômico Mundial como cruciais para a atuação cidadã e no mercado de trabalho em todo o mundo. 

  1. Feedback imediato

Os alunos recebem respostas instantâneas sobre seu desempenho, o que é fundamental para o aprimoramento contínuo.

Ademais, a geração automática de dados sobre a performance em plataformas educacionais gamificadas evita a sobrecarga de professores

Ao invés de passarem horas corrigindo tarefas que hoje podem ser automatizadas, esses profissionais tendem a focar seus esforços na mediação das atividades e planejamento estratégico das aulas a partir dos dados gerados sobre turmas e alunos.

  1. Personalização do aprendizado

Muitas plataformas permitem adaptar as atividades às necessidades e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, oferecendo uma experiência mais personalizada e inclusiva.

Alunos diferentes possuem demandas, ritmos e preferências distintas. Em jornadas de aprendizagem de plataformas gamificadas bem projetadas, esses fatores podem ser levados em consideração para adaptar suas experiências de jogabilidade.

  1. Ambiente acolhedor 

A gamificação pode ajudar a criar um ambiente de aprendizagem mais positivo, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança dos alunos em suas capacidades.

No caso de jogos cooperativos, há também o incentivo ao trabalho em equipe, comunicação e negociação para atingir bons resultados. Ponto para a Educação Socioemocional!

Árvore: uma plataforma gamificada de aprendizagem!

E como a gamificação pode ser usada na prática? Do chão da sala de aula às casas de toda a comunidade escolar? Saiba que a sua escola pode contar com a Árvore! 

Na Floresta, nossa área gamificada, os estudantes são convidados a reflorestar o habitat do Otto, nosso mascote, conforme avançam em suas leituras na plataforma. 

Quando os alunos exploram nossos conteúdos, acumulam recompensas como moedas e gotas de água. Com esses recursos, podem plantar e cuidar de sua própria floresta literária! 

Essa abordagem interativa é engajadora para todas as faixas etárias, e semeia o prazer em aprender. Como resultado, temos testemunhado um notável aumento no índice de leitura entre nossos usuários!

E enquanto os alunos se divertem enquanto aprendem, gestores escolares, docentes e famílias têm a opção de acompanhar todo o processo. Essa transparência se deve à tecnologia de geração de dados, que gera relatórios contínuos e inteligentes sobre os títulos mais acessados, mapas de leituras, tarefas concluídas e muito mais!

Tudo isso, é claro, com a garantia de um ambiente digital seguro! A  Árvore garante um tempo de tela de qualidade, com recomendações de conteúdos adequados à faixa etária de cada segmento. 

Ao todo, a Árvore já impactou mais de 2 milhões de alunos e 200 mil educadores. Sua escola já faz parte dessa transformação? Visite o site do banner abaixo e saiba mais!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Como será o Novo Ensino Médio? Tudo o que você precisa saber

Reunimos neste post as principais informações sobre o Novo Ensino Médio e tudo o que você precisa saber sobre as mudanças.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar