Relação família e escola na pandemia: confira o que dizem especialistas

Convidamos os especialistas Roberta Bento, da SOS Educação, e Marcos Piangers, autor de “Meu papai é pop”, além da coordenadora escolar Fernanda Cordeiro, para um papo sobre a relação entre escola e família na pandemia.

Confira os principais pontos da mesa “Escola e casa: a relação família e escola na pandemia”, que aconteceu no congresso para educadores Conversas que Transformam!

Por que precisamos falar sobre família?

Para o autor Marcos Piangers, falar sobre família transforma o mundo, porque falar sobre família é falar de afeto. Ou seja, nós deveríamos falar mais sobre as famílias porque as relações familiares nos afetam profundamente por toda a vida. Mas onde é que a escola entra nessa equação?

A importância da família no acompanhamento escolar

O acompanhamento escolar é fundamental. Entendemos que sim, a vida escolar é permeada por desafios. Por exemplo, não é fácil passar pelo processo de ser alfabetizado.

Porém, a especialista Roberta Bento ressalta que a presença ativa das famílias é decisiva para suavizar esse processo. Fornecendo para as crianças e os jovens ferramentas que os ajudarão a passar por esses e pelos próximos desafios: paciência, persistência, capacidade de superação, entre outras.

Leia também: Habilidades socioemocionais: saiba como o ensino híbrido pode ajudar

O papel da escola nessa relação

Quando recebemos uma criança na escola, nós não estamos recebendo somente esta criança. Nós estamos recebendo a família da criança também, comenta Fernanda Cordeiro. Entender a criança como parte de um todo é entender as individualidades e história dessa criança. E assim respeitar as subjetividades de cada um. Quando pensamos em escola, não podemos excluir os pais e familiares. Afinal, eles devem integrar a comunidade escolar.

É necessário também que o vínculo seja contínuo e que haja um respeito mútuo. Nesse sentido, o trabalho da gestão escolar é de estar em constante diálogo com as famílias. Assim, buscando compreender juntos qual é o melhor percurso escolar para cada criança. Ou seja, os pais devem estar presentes no ambiente escolar, mas a escola também tem a missão de acolhê-los, mantendo as portas abertas.

Como manter esse contato durante a pandemia?

O ambiente escolar foi um dos que mais sofreu alterações com a pandemia. Pais, alunos, professores e gestores se viram obrigados a encontrar soluções imediatas em meio a uma situação excepcional. Sabemos que não é fácil, mas Roberta Bento ressalta que é neste momento que essa relação precisa ser ainda mais estreitada.

A família precisa ser o ponto de equilíbrio dos estudantes. Ou seja, pais e familiares devem atuar como ponte entre a escola e o aluno, estimulando seu engajamento, buscando encontrar novas soluções conjuntamente à escola.

Desta forma, a presença dos pais se faz ainda mais urgente, ainda que de forma virtual. São os pais e familiares que vão fornecer as ferramentas para que esse momento, seja de ensino remoto ou híbrido, aconteça de maneira mais tranquila.

Tecnologia como aliada das famílias

Outro ponto comentado é a importância da tecnologia, principalmente neste momento. Os pais tendem a acreditar que a tecnologia é um inimigo a ser combatido.

Porém, para o autor Marcos Piangers esta não é a questão. Para ele, a tecnologia tem sido a ponte entre o mundo e seus filhos, e também entre a escola. Desta forma, limites devem ser impostos, mas sem excluir a tecnologia completamente.

Por fim, Roberta ressalta, não houve troca de papéis. Pais não devem agir como professores e professores não devem agir como pais. Afinal, cada um possui sua função dentro da vida da criança.

Ademais, há um consenso entre os convidados de que o respeito que os pais têm pela escola e pelos professores, é refletido no respeito que a criança terá também. Desta forma, é essencial que os pais estejam presentes, atentos e abertos para se conectar com a comunidade escolar.

Leia também: Escola em casa: como apoiar as famílias durante o ensino híbrido

Confira a conversa na íntegra:

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

download gratuito do E-book Escola também é casa

E-book

Escola também é casa

8 dicas para construir uma relação de confiança com as famílias.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continue lendo
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continue lendo