Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Como integrar antigos e novos alunos na volta às aulas?

Como integrar antigos e novos alunos na volta às aulas?

2019-02-25
2 min
Post modificado em:
10/2/2023
Como integrar os antigos e novos alunos na volta às aulas?

Começar uma nova rotina em uma escola diferente é um processo importante tanto para o aluno quanto para a instituição de ensino. Por isso, é importante que a gestão escolar esteja preparada para esse momento.

Afinal, receber adequadamente estudantes que ainda não estão acostumados com a convivência e as regras da instituição é fundamental para criar um bom ambiente. Como resultado, novos e antigos alunos, bem como seus responsáveis, se sentirão confortáveis para iniciar uma nova jornada de aprendizagem rica, produtiva e promissora.

Para saber mais sobre todo esse processo e garantir uma boa integração para antigos e novos alunos, continue esta leitura!

Por que investir na integração de novos alunos nos primeiros dias de aula?

A integração de antigos e novos alunos no período de volta às aulas é um dos segredos do sucesso dessa empreitada. A dedicação a esta etapa é importante para que novos alunos sejam bem recebidos pelos demais estudantes e tenham um primeiro contato com novos professores também.

Apesar de os dias iniciais costumarem ser delicados, há boas ideias e soluções a serem implantadas para a criação de um ambiente harmônico, em que todos se ajudem, aprendam e ensinem. Esse momento também pode ser utilizado para tratar das normas da escola e para conhecer com mais detalhes o espaço físico da instituição.

Como a integração pode ajudar na aprendizagem?

A integração estabelece e melhora o vínculo entre alunos e professores. Desta forma, visando ao desenvolvimento de um cidadão crítico e consciente, esse fortalecimento da relação de confiança permite que o aluno se sinta confortável para fazer questionamentos e expor sua própria opinião.

Sendo assim, é fundamental ressaltar a importância da troca de ideias e do contato com outros pontos de vista para o processo de aprendizagem e ensino para além dos assuntos teóricos abordados em sala de aula.

Como fazer a integração dos novos alunos nos primeiros dias de aula?

A fim de ajudar a gestão escolar a acolher novos alunos, elaboramos algumas atividades que podem ajudar a transformar os primeiros dias de aula em momentos dedicados à integração e à criação de vínculos. Confira cinco dicas imperdíveis:

1. Crie uma equipe de recepção

A cada início de novo ano letivo, a ideia é formar um grupo de pessoas que serão responsáveis por “guiar” os alunos novatos em tudo aquilo que for necessário. Para isso, vale integrar o grupo tanto professores quanto funcionários, mas a presença dos demais estudantes é fundamental.

Afinal, ninguém melhor que eles para entender as necessidades, os anseios e os medos de alguém que está começando uma nova fase em uma nova instituição de ensino. O grupo também pode mostrar salas de aula, secretaria, biblioteca e demais locais da escola, além de explicar regras, horários e tudo mais que for da rotina do educandário.

A ideia é apresentar os novos colegas para "quebrar o gelo" e dar a sensação de segurança para os recém chegados, que se sentirão acolhidos e saberão a quem recorrer em caso de dúvidas ou necessidades. Com o tempo, todos estarão integrados e habituados, e a tendência é proporcionar um ambiente mais saudável e harmônico.

Leia também: 3 dicas imperdíveis para começar o seu ano letivo com o pé direito

2. Aprenda sobre a cultura e as tradições dos alunos

Cada estudante é reflexo de suas tradições e cultura e, por isso, é importante reconhecê-las a fim de identificar assuntos e interesses que precisam de mais atenção. A partir disso, é possível abordar temas sensíveis de forma agradável e melhorar a interação entre novos e velhos alunos.

Ouça no Plantando Histórias: Diversidade cultural por meio da leitura

3. Estabeleça um espaço para os responsáveis

Alguns alunos, especialmente os mais novos, podem ter mais dificuldades de adaptação nos primeiros dias de aula. Por isso, vale a pena elaborar uma espécie de sala de espera para que pais e responsáveis possam permanecer pelo período que desejarem.

Esse espaço pode ter jornais, revistas, tablets e tomadas para recarregar seus próprios smartphones. A permanência deles na escola também pode ser aproveitada para conversar mais a fundo, conhecer as expectativas dos responsáveis em relação ao ano letivo e desenvolver a escuta ativa para conhecer a realidade de cada aluno.

Leia também: Interação escola-família: como promover

4. Proponha atividades coletivas

Seguindo a linha de proporcionar um momento caloroso e agradável, é possível promover atividades coletivas nos primeiros dias de convívio, como debates, jogos e tarefas que envolvam habilidades artísticas.

Enquanto desempenham tais ações, os alunos estabelecem conversas e contatos além dos grupos já existentes. A participação de professores e demais componentes da equipe pedagógica também faz a diferença para que eles sejam vistos como figuras amigáveis e acessíveis.

5. Apresente sua equipe

Coloque-se no lugar dos estudantes recém-chegados: você chegou a um novo ambiente e não conhece as pessoas que já o frequentam. Essa situação é desagradável, não é mesmo? Por isso, apresentar a equipe pedagógica e até explicar o papel de cada um pode ser uma excelente maneira de receber novos alunos.

Para isso, vale planejar dinâmicas de apresentação que visem à criação de vínculos por meio da troca de experiências e expectativas. A atividade pode ser desenvolvida no pátio ou na sala de aula e vale explicar sobre quais atividades serão desenvolvidas ao longo do ano, regras da escola, maneiras de avaliação e também boas práticas de convivência.

Gostou desse conteúdo? Ao assinar nossa newsletter você recebe todas as novidades sobre acontecimentos e tendências do mundo da educação. Não perca tempo e garanta seu acesso a conteúdos exclusivos e a estratégias de integração de boas vindas para novos alunos!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Professores

Educação 4.0: habilidades que todo professor deve ter

Torne-se um desenvolver de competências. Veja aqui as habilidades essências para o educador 4.0 e qual o impacto da tecnologia na educação.

Continuar
Professores

Plano de aula sobre leitura na Educação Infantil

Neste artigo vamos ajudar professores a criar um plano de aula sobre a leitura na educação infantil. Clique e confira o modelo de aula que montamos.

Continuar