Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Síndrome de Burnout em professores: como afeta e qual é o papel da gestão

Síndrome de Burnout em professores: como afeta e qual é o papel da gestão

15 dez 2021
3 min
Post modificado em:
4/10/2022

Desde o início de 2022, a Organização Mundial de Saúde classifica a síndrome de Burnout como uma doença de trabalho. A síndrome, que afeta a saúde mental dos colaboradores, também está presente na área da educação e em sala de aula, atingindo muitos professores e demais profissionais.

Mas você sabe o que significa a síndrome de Burnout e como ela pode afetar os educadores? Confira este post e saiba mais sobre o assunto!

O que é a síndrome de Burnout?‍

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome de Burnout, também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, corresponde à exaustão física e emocional, além da mental, resultante de um trabalho que não foi administrado com sucesso.

Entre os principais sintomas do esgotamento profissional, conhecido como síndrome de Burnout, estão:

  • esgotamento mental;
  • fadiga;
  • diminuição da performance;
  • sentimentos negativos relacionados ao trabalho;
  • cansaço físico;
  • dores no corpo;
  • falta de compromisso com o autocuidado;
  • dificuldade de concentração;
  • problemas de memória;
  • pressão alta;
  • propensão à irritabilidade;
  • insônia;
  • alterações no apetite.

É importante ressaltar que essa síndrome pode ser causada por condições adversas existentes no ambiente de trabalho, como má gestão ou, ainda, condições enfrentadas pelo profissional anteriormente. Por isso, é importante promover o debate sobre saúde mental em toda organização.

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Baixe agora!

Como a síndrome de Burnout afeta os professores?‍

Na educação, a síndrome de Burnout afeta professores e profissionais da área. Além do próprio contexto de sala de aula, que muitas vezes coloca professores no limite, o trabalho dos educadores vai para além do ensino.

O acúmulo de funções, a cobrança excessiva de performance e aquela feita pelas famílias dos alunos figuram entre os motivos que levam professores e educadores ao contexto de esgotamento emocional e mental.

Como resultado, os danos à qualidade de vida do educador pode fazer com que ele se ausente do ambiente escolar com frequência, prejudicando a gestão do trabalho em sala de aula.

Leia também: Saúde mental no ambiente escolar: confira o que dizem Dráuzio Varella e especialistas‍

Síndrome de Burnout e a pandemia em educadores‍

Um dos efeitos da pandemia foi a piora do quadro de Burnout escolar. Uma pesquisa realizada pela Nova Escola, em 2020, apurou a situação dos professores e, no período avaliado, 28% relataram sua saúde emocional como péssima ou ruim e 30% como razoável. 

Entre os motivos responsáveis pela resposta, os professores apontaram:

  • estresse envolvido na necessidade de aprender rápido para adequar o planejamento;
  • risco de contaminação;
  • insegurança em relação ao futuro;
  • falta de reconhecimento das famílias e de gestores;
  • aumento no tempo de preparo das aulas;
  • aumento no tempo de dedicação aos alunos;
  • sensação de não conseguir dar conta de todas as demandas, somando as domésticas, as familiares e as profissionais.

No Rio de Janeiro, um levantamento mostrou que de 40 a 45% dos professores da rede foram afastados do trabalho por causa da doença durante a pandemia. Segundo novos estudos, esse quadro ainda é comum, mesmo após a aplicação de vacinas e afrouxamento de medidas de segurança comuns à época da pesquisa.

Ações eficazes para adotar na sua escola‍ e evitar o Burnout em professores

De acordo com Kevin Leichtman, escritor do portal Edutopia, a gestão escolar pode adotar algumas medidas que ajudam a evitar o Burnout em professores. Entre elas estão:

Evite o acúmulo de funções na gestão do trabalho em sala de aula‍

Para muitos professores, principalmente durante a pandemia, acumular diferentes funções pode ser o disparador do esgotamento profissional, conhecido como síndrome de Burnout. 

Nesse sentido, a gestão pode colaborar por meio do planejamento adequado das funções de cada profissional da escola, avaliando o contexto e redistribuindo-as quando possível.

Ainda em relação à gestão do trabalho em sala de aula, oferecer boas condições de trabalho, como equipamentos e materiais adequados, e evitar salas superlotadas são medidas que podem ajudar a reduzir casos de Burnout em professores.

Ofereça mentorias para os professores‍

É interessante que sua escola tenha um momento reservado para a reflexão e para a troca de experiências. Assim, é preciso que gestores ofereçam mentorias para sua equipe pedagógica a fim de motivar esses profissionais. Da mesma forma, professores mais experientes podem ajudar os os que estão começando.‍

Essa também é uma forma de estabelecer laços, criar e fortalecer a rede de apoio dentro da escola. Afinal, ter com quem dividir pareceres, opiniões, alegrias e dificuldades torna qualquer ambiente melhor! 

Dê mais autonomia para sua equipe‍

A possibilidade de trabalhar com mais autonomia garante um ambiente mais saudável e prazeroso. No entanto, isso não significa deixar de acompanhar e guiar os professores, mas sim dar a possibilidade de que eles testem e realizem ações e ideias próprias.

É importante ter em mente que a gestão escolar precisa ser um espaço democrático, seguro e aberto para toda a equipe pedagógica.

Para isso, como um bom gestor escolar, converse com seus professores, entenda e acolha o que sentem e vivem no seu dia a dia. Isso ajudará a evitar quadros de Burnout escolar e a manter um ambiente de trabalho muito mais saudável.

Para ter acesso a notícias importantes sobre o universo educacional, assine nossa newsletter! Ela vai te deixar por dentro dos melhores caminhos para transformar a educação!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da Gestão Escolar

Material gratuito

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tudo o que você precisa saber para garantir um ano letivo tranquilo para sua escola está aqui!

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar