Dicas de livros perfeitos para aproveitar as férias escolares!

A leitura possibilita contato com diversos universos e culturas, expandindo nossas ideias e percepções. No entanto, um lado pouco explorado, principalmente por profissionais da educação, é a leitura pelo prazer, pelo deleite de um bom livro. Quando se é professor, acabamos associando a leitura somente ao trabalho e ao aprender. Que tal aproveitar as férias para retomar esse hábito e relaxar lendo uma boa história? 

A leitura pode ser também uma fonte extraordinária de calma, podendo desacelerar os batimentos cardíacos, controlar a pressão sanguínea e estimular algumas funções cerebrais. 

Para te ajudar, separamos quatro dicas de livros leves e curtos para acompanhar você, educador, em suas férias escolares:

1 - Como água para chocolate - Laura Esquivel 

Este livro vai dar o sabor que as suas férias merecem! Misturando aromas e afetos, esta é uma narrativa de receitas e memórias. Você irá se deliciar com a história de Tita, uma mexicana que passa a maior parte do seu dia na cozinha preparando receitas deliciosas. Uma história leve e emocionante.

Ah, o filme também possui uma adaptação cinematográfica, fica aí mais uma dica para as férias. 

2 - Viagens da Amazônia às Malvinas - Beatriz Sarlo

Prepare-se para uma aventura completa! Misturando narrativas com diferentes experiências e culturas, a sua mente será transportada para esses lugares fascinantes. O relato sensível de uma jovem itinerante vai transformar seu olhar para o mundo.

3 - A livraria mágica de Paris - Nina George

Nesta obra, você conhecerá Paco, um francês solitário que se considera um “farmacêutico literário'' e em seu barco livraria, conhece a receita literária exata para cada paciente. Após ler uma carta, guardada há 20 anos, ele parte para o sul da França em busca da cura de si mesmo. Acompanhado de mais dois amigos, ele descobre coisas que nunca imaginou sobre sua própria história. 

4 - O fantástico arroz de Filomena - Maurilo Andreas

Nesta história, você terá a oportunidade de compartilhar com a família, narrativas cheias de magia com ilustrações belíssimas. A obra de Maurilo Andreas com a colaboração de sua filha Sophia, é cativante porque mistura elementos da terra do era uma vez com reviravoltas surpreendentes. Sua família certamente se sentirá encantada. 

Os livros indicados aqui tem o intuito de enriquecer ainda mais as suas férias! Esperamos que com essas indicações, elas sejam repletas de afeto, leveza e muita viagem ao mundo das palavras.

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilha de Leituras Árvore

Garanta o desenvolvimento da leitura na sua escola durante o ensino híbrido e remoto.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

livros do paulo freire
Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continuar
aluno engajado em sala de aula
Professores

4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

Quer saber como melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula? Neste post, você confere dicas práticas de como fazer seus alunos se engajarem!

Continuar
professora dá feedback aos alunos
Professores

5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos de forma eficaz

Você sabe como dar feedbacks eficazes para seus alunos? Confira 5 dicas infalíveis para facilitar o processo neste post:

Continuar