Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Segundo semestre escolar: 11 dicas para gestão

Segundo semestre escolar: 11 dicas para gestão

15 ago 2022
3 min
Post modificado em:
15/8/2022

Gestor, o segundo semestre chegou trazendo o desafio de manter a escola acolhedora e suas finanças sustentáveis.

Pensando nisso, iremos apresentar algumas dicas para que nenhuma ação importante se perca de vista. Detalhamos aqui oito pontos que vão te orientar a fechar o ano letivo da melhor forma possível e, claro, te apoiar na organização e planejamento para o próximo ano.

1 - Avalie o desempenho dos alunos e educadores

Para basear as tomadas de decisão nesse segundo semestre escolar, analise as dificuldades enfrentadas e os avanços das turmas no primeiro semestre.

Uma análise minuciosa do rendimento dos estudantes, logo nesse começo de ciclo, vai nortear suas estratégias e poderá mudar consideravelmente o desempenho das turmas até o final do ano letivo.

Por isso, organize um relatório de desempenho das turmas de sua escola, definindo critérios, formatos de avaliações e processos de documentação dos dados.

2 - Diálogo com professores

Uma ação que não pode faltar no segundo semestre escolar é o cultivo do diálogo e uma constante interação da gestão com os professores.

Essa prática exige uma escuta ativa e o fomento de um espaço seguro para os educadores compartilharem inseguranças e contribuírem com sua visão da sala de aula.

O funcionamento harmonioso e eficiente da sua instituição pode ser garantido a partir da criação de uma cultura de feedbacks.

A ideia é criar um ambiente em que as ações positivas promovidas pelo educador sejam celebradas, e os pontos de atenção em seu desempenho sejam comunicados e trabalhados de forma respeitosa. Combinado?

3 - Alimente as redes sociais da escola

Compartilhe nas redes sociais os valores, diferenciais e possibilidades que a escola oferece para os estudantes. E também as atividades e eventos desenvolvidos durante o primeiro semestre.

Mantenha as redes ativas, o atendimento atencioso e contínuo para responder às dúvidas e questões de seu público.

Programe uma rotina de comunicação para todas as ações e eventos a serem realizadas para alunos, pais e responsáveis.

A ideia é que as famílias possam se organizar para participar, então compartilhe o calendário o quanto antes!

4 - Viabilize um canal de comunicação direto

Invista em um canal para as famílias acompanharem o dia a dia dos estudantes, de modo que sejam informados sobre todo o funcionamento da escola.

Incentivar a participação dos familiares é importantíssimo para que se sintam parte da comunidade escolar e à vontade para apontar críticas e sugestões.

5 - Calendário para o segundo semestre escolar

O processo de reavaliação do segundo semestre escolar exige que novas atividades sejam incluídas ou até mesmo excluídas do calendário de eventos.

Não deixe de anunciar às famílias as novidades da escola, reforçando que novas atividades podem ser incorporadas ao cronograma.

Uma ação fundamental para gerar insights, engajar os responsáveis e mapear pontos de atenção, são as pesquisas de satisfação. O ideal é que a escola conduza uma pesquisa pelo menos uma vez ao ano.

Uma dica é possibilitar que sejam respondidas de forma anônima, o que tende a encorajá-los a tocar em pontos mais sensíveis.

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

6 - Avalie os parceiros

O segundo semestre escolar é um momento valioso do ano letivo para avaliar os parceiros e fornecedores que acompanharão a escola neste ano e no próximo.

Averiguar a qualidade das entregas e serviços oferecidos, estreitar laços com essas empresas e outras instituições que contribuem com a escola, pode potencializar as práticas e oportunizar ações eficientes em favor dos estudantes.

Também é uma oportunidade para pensar em novos parceiros, avaliar como o desempenho do corpo discente poderia ser melhorado se novas ferramentas educacionais e educativas fossem inseridas no cotidiano escolar.

7 - Atenção às prioridades para o segundo semestre

Analise as prioridades do segundo semestre e as metas que foram traçadas.

Revisite também os cadernos de registro das reuniões de fechamento do ano anterior, os conselhos de classe e os desafios delineados. Não deixe de compartilhar com os educadores!

O que também não se pode perder durante o ano, são os valores e objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola. Relembre os professores sobre a importância de ter em mente o documento norteador da instituição.

Outro ponto de atenção é a revisão do cronograma de prazos estabelecidos para as avaliações e o fluxo de reuniões internas. Será que ele ainda está coerente? Será que os professores precisam de mais tempo? Esse é o momento de reavaliar!

Gestor, vale verificar o quadro de horário e a disponibilidade dos professores para este momento do ano letivo.

8 - Foco na matrícula e rematrícula

Sabemos que a rematrícula é um dos momentos mais importantes para a gestão escolar. É fundamental passar por esse período com a certeza de que todo o trabalho foi bem feito.

Comece a preparar ações de fidelização, tais como vídeos criativos com atividades envolvendo os discentes, palestras para os pais, mostras de arte e outras ações que reitere a competência da escola e seu cuidado com os alunos. Ou seja, ações que vão garantir a captação de alunos a partir do meio do ano na sua instituição de ensino.

9 - Facilite a retenção de alunos

Ofereça também condições especiais, bônus ou benefícios para as famílias que decidirem renovar a matrícula antes do prazo.

Elabore estratégias para a retenção escolar e prepare sua equipe para contornar situações de evasão.

Planeje e trabalhe as melhores abordagens para a cobrança de mensalidades atrasadas e inadimplências.

Elabore uma pesquisa a fim de prever o número de matrículas para o próximo ano.

Prepare a sua equipe para o atendimento ao cliente, visando uma atenção especial ao período de rematrículas e de novas matrículas.

O atendimento ao público é um dos principais fatores de satisfação com uma instituição e pode ser um diferencial na hora dos responsáveis decidirem por uma escola.

10 - De olho na saúde financeira

Quem disse que analisar o caixa financeiro da escola era uma tarefa de começo de ano, se enganou!

O segundo semestre escolar exige muita atenção à saúde financeira da instituição para prever a viabilidade de atividades, de contratações, reformas e outros investimentos na melhoria do funcionamento.

Para tanto, revise o fluxo de caixa, as receitas e despesas do primeiro semestre, de modo a ajustar o orçamento e conciliar possíveis dívidas.

11 - Inove com projetos e atividades de leitura

A prática de leitura é imprescindível para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades. E para incentivar a leitura na escola, são necessários estímulos plurais e constantes.

Assim, invista em atividades e projetos que trabalhem a leitura e a escrita de forma lúdica e encantadora, tornando sua escola referência em formação leitora. Uma dica valiosa é criar clubes de leitura por segmento escolar.

Incentive, também, a leitura durante todo o ano e em diferentes espaços, criando possibilidades de acesso e discussão para além da biblioteca.

Ofereça a possibilidade de descobrir livros em diferentes formatos: físicos, digitais ou audiolivros! Essa diversidade tende a ajudar no encantamento pela prática leitora.


Gestor, se desejar saber mais, acesse o artigo a seguir: Gestão escolar com excelência: como desenvolver. Até mais!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

5 atitudes de um gestor inovador na escola

Quer ser um gestor inovador na escola? Confira neste post algumas indicações para garantir inovação na sua gestão escolar.

Continuar
Gestão Escolar

Gestão escolar na pandemia e como se atualizar

Neste post, conversamos com gestoras escolares para falar um pouco sobre os desafios e como a gestão escolar se atualizou nesse período de pandemia. Confira!

Continuar