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Rematrícula Escolar: como garantir sucesso no período

Rematrícula Escolar: como garantir sucesso no período

14 jul 2022
3 min
Post modificado em:

O período de rematrícula escolar é um dos mais importantes para a gestão de uma escola. Isso porque é nesse momento que se define a quantidade de alunos, de turmas e de investimentos disponíveis e necessários para o próximo ano escolar.

Para se ter sucesso na rematrícula e matrícula escolar, é preciso sempre pensar na melhor forma de comunicar sua campanha. Afinal, tanto para atrair novos alunos como para reter os atuais, comunicar de maneira clara, objetiva e adequada todos os passos do processo de matrícula pode garantir o engajamento das famílias e evitar muitos desafios nesse momento.

Passo a passo para campanha de matrícula

Para que sua campanha de matrícula e rematrícula escolar tenha sucesso, é importante estar atento(a) a alguns passos fundamentais. O primeiro a se ter em mente é saber comunicar de forma precisa os valores e diferenciais da sua escola. Aquilo que as famílias vão levar em conta na hora decidir pela sua instituição.

Outro passo importante a ser considerado é que o processo de fidelização de famílias, pais e responsáveis se dá durante todo o ano letivo. É no dia a dia escolar, nas reuniões com responsáveis, no atendimento ao público e na forma como a aprendizagem se dá em sala de aula.

O ambiente escolar é um organismo vivo e que precisa ser cultivado durante todo o ano para que o engajamento de famílias e alunos se dê da melhor forma possível. Confira alguns passos que consideramos importantes para esse processo:

1 - Experiência digital na sua escola

Imagina a seguinte situação: uma família está procurando uma nova escola para seu filho. A primeira coisa que os responsáveis podem fazer é acessar o Google e buscar por escolas na região. Em seguida, visitam alguns sites e perfis em redes sociais para saber mais sobre as escolas.

Mas, uma das escolas não tem muitas fotos nem vídeos em seu site, tem um texto confuso de apresentação e não possui perfil nas redes sociais. Qual será a impressão da família sobre essa escola?

Oferecer uma experiência digital na sua escola, portanto, pode ser fundamental tanto na hora de atrair novas famílias como também para manter o engajamento das famílias atuais. Fotos e vídeos de boa qualidade transmitem uma impressão positiva sobre a escola. Vale até pensar em disponibilizar um tour virtual para as famílias conhecerem melhor os espaços físicos do colégio.

Além disso, vale pensar em um atendimento eficiente nos canais digitais da instituição, como e-mail, WhatsApp e redes sociais. Tanto as famílias novas quanto as atuais podem se fidelizar somente pela facilidade de comunicação e eficiência do atendimento.

2 - Invista em tecnologia e inovação para se diferenciar

O segundo passo para uma boa campanha de rematrícula é mostrar os diferenciais da sua escola. E estes diferenciais podem estar vinculados a como sua escola tem inovado no ensino.

Assim, é sempre importante adotar novidades para o próximo ano letivo. Que tal investir em tecnologias educacionais? Novas ferramentas e plataformas digitais de ensino podem ajudar sua escola a se destacar, além de potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, elas agregam ainda mais valor às instituições de ensino.

3 - De olho também na retenção

É importante também olhar para a retenção dos atuais alunos da escola para evitar a evasão. Por isso, além de realizar a comunicação da campanha de matrícula escolar, é preciso pensar em eventos e ações de acolhimento dos alunos e família durante todo o ano para garantir a fidelização.

Outro ponto essencial é preparar a equipe da secretaria e coordenação para a retenção de alunos. Dessa forma, caso haja um possível caso de evasão, eles terão recursos para trabalhar em reverter a situação.

4 - Pesquisa de intenção de rematrícula escolar

Uma boa forma de começar a engajar as famílias no assunto é através da realização de uma pesquisa de intenção de matrícula. Ou seja, pedir aos responsáveis que sinalizem o interesse em matricular seus filhos na escola no próximo ano letivo.

Essa pesquisa pode acontecer de uma maneira bem simplificada, como um bilhete na agenda para preenchimento dos responsáveis. Ou pode ser uma forma mais aprofundada, como um formulário no Google nos quais os responsáveis também avaliem alguns motivos que culminaram na sua decisão.

5 - Equipe preparada para o momento de rematrícula escolar

Outra dica de ouro é ter em mente que sua equipe precisa estar preparada para o período de matrícula e rematrícula escolar. As secretarias das escolas devem saber valores, reajustes, formas de pagamento e contratos. É bastante informação para absorver e o ideal é que a equipe participe também das reuniões de planejamento e organização do momento.

Além disso, é importante também treinar aqueles que estarão em contato direto com as famílias. O atendimento ao público é um dos principais fatores de satisfação com uma instituição. Saber trabalhar com empatia e acolhimento é fundamental para esse período.

6 - Seja uma escola flexível e acolhedora

Por fim, ressaltamos a importância de ser flexível nesse momento e saber quais condições podem ser oferecidas àquelas famílias que necessitam de maior suporte. Assim, algumas questões importantes que precisam ficar claras para toda instituição de ensino são:

  • Quanto de desconto a escola pode oferecer?
  • A escola possui um programa de bolsas escolares?
  • Como é o processo de suporte às famílias?
  • Quais as facilidades oferecidas para o pagamento da anuidade?


Gestor e gestora escolar, esperamos que nosso artigo tenha levantado uma série de dicas, ideias e sugestões para aprimorar cada vez mais o período de matrícula e rematrícula escolar.

Com esse passo a passo e dicas em mente, temos certeza que sua escola terá muito sucesso nesse período! Que tal se aprofundar ainda mais no tema e ler nosso post sobre ações de marketing escolar?

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