Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
8 livros de Paulo Freire para pensar educação

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

2 de setembro de 2021
3 min
Post modificado em:
2/9/2021

No dia 19 de setembro de 2021, neste mês, será comemorado o centenário de Paulo Freire. Educador e filósofo, autor de obras extremamente importantes para a educação. Paulo Freire foi responsável pela criação do método de alfabetização de jovens e adultos.

Considerado o patrono da educação brasileira, seu legado é inestimável e deve ser conhecido por todos. Preparamos uma lista com 8 livros de Paulo Freire, para conhecer o trabalho do educador.

Pedagogia do oprimido - Leia na Árvore

Nesta obra, que é considerada a principal de Paulo Freire, o autor propõe um método, pelo qual a palavra, ou seja, a educação, ajuda o homem a tornar-se homem. Desta forma, passa-se a compreender o papel da educação dentro da sociedade que pode ser: mantenedor ou transformador.

Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa - Leia na Árvore

Na Pedagogia da autonomia, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros.

Educar com a mídia - novos diálogos sobre educação - Leia na Árvore

Paulo Freire e Sérgio Guimarães reúnem, neste livro, novos diálogos sobre a educação, agora tendo em pauta a controvertida relação entre os meios de comunicação de massa, o processo educativo e seu substrato político e ideológico.

Pedagogia da esperança - Um reencontro com a pedagogia do oprimido - Leia na Árvore

Em Pedagogia da Esperança, Paulo Freire analisa suas experiências pedagógicas em quase três décadas vivendo em diferentes países. Um relato valioso, elaborado com cientificidade, humildade e coerência, que recusa o determinismo e mostra a história humana como um feixe de possibilidades. 

Professora sim, tia não - cartas a quem ousa ensinar - Leia na Árvore

Nesta obra atemporal, o educador busca conversar diretamente com os professores e educadores. Destacando o papel dos professores, o educador ressalta a importância da profissão, as responsabilidades atribuídas e a constante desvalorização a qual estes profissionais são submetidos.

Educação como prática de liberdade - Leia na Árvore

Educação como prática da liberdade foi escrito em 1967, durante o exílio forçado de Paulo Freire no Chile. Tem como principal objetivo alcançar a educação que liberta seres humanos da condição de oprimido e os insere na sociedade como forças transformadoras, críticas, politizadas e responsáveis por todas as pessoas que a integram. 

Cartas à Guiné-Bissau - registros de uma experiência em processo - Leia na Árvore

Cartas à Guiné-Bissau é um livro comovente. Ao deixar transbordar o verdadeiro sentido da ajuda, aquela em cuja prática os que nela se envolvem se ajudam mutuamente, crescendo juntos no esforço comum de conhecer a realidade que buscam transformar. O livro é mais uma obra que busca relatar as experiências do método Paulo Freire.

Alfabetização - leitura do mundo, leitura da palavra - Leia na Árvore 

Neste livro, o educador propõe um olhar crítico para as propostas tradicionais de alfabetização. Para ele, o processo de alfabetização deve resgatar e recriar as situações vividas pelos educandos. Assim, Paulo Freire propõe uma alfabetização crítica e libertadora, que considera a realidade de cada um.


Plantando histórias

Plantando histórias

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Professores

Atividades de festa junina para sua escola

Mês de Junho começam as festa juninas. Quer fazer algo diferente? Confira 5 sugestões de atividades educacionais para a festa junina na escola.

Continuar
Professores

Agenda 2030: como promover ações no espaço escolar

Vamos explicar para você neste post o que é a Agenda 2030 e como o tema pode ser trabalhado em sala de aula.

Continuar