Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Jogos na educação infantil: como utilizar

Jogos na educação infantil: como utilizar

30 jun 2023
4 min
Post modificado em:
30/6/2023

Qual é o papel dos jogos na educação infantil? Hoje falaremos sobre a importância da ludicidade na primeira infância, em um diálogo com a BNCC. Confira:

BNCC e a educação infantil

Uma educação infantil de qualidade é aquela que valoriza e celebra as diferentes formas de aprendizado e expressão de cada criança.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil fala sobre a necessidade de criar um ambiente acolhedor, com vínculos afetivos e estáveis, no qual a criança se sentirá segura para se expressar e desenvolver plenamente.

As professoras e os professores da educação infantil desempenham um papel fundamental: são eles que promovem interações positivas com o meio, que convidam os pequenos a investigarem e explorarem o mundo ao redor.

Na educação infantil, o currículo busca integrar o cotidiano e as vivências das crianças na escola, tendo como pontos essenciais a ludicidade, a interação e a brincadeira.

Qual é o papel da ludicidade na educação infantil?

Um ambiente lúdico e prazeroso de aprendizagem faz com que os estudantes desenvolvam a criatividade, a imaginação e a capacidade de inventar. É através da ludicidade, das brincadeiras e dos jogos na educação infantil que as crianças desenvolvem habilidades sociais, cognitivas, motoras e emocionais.

A escola deve oferecer espaços brincantes – e não necessariamente com brinquedos tradicionais. Na educação infantil, a interação é a palavra chave!

Quando os educadores criam coisas com as crianças – seja uma atividade teatral, um jogo de amarelinha, uma pintura em um lençol ou uma história coletiva –, proporcionam um processo de aprendizagem brincante, significativo e contextualizado.

É importante compreender que a criança sempre aprenderá algo durante uma brincadeira ou um jogo – e por muitas vezes não será o que foi inicialmente planejado.

Por isso, na educação infantil, é fundamental priorizar a experiência lúdica em vez do resultado de aprendizagem, pois o processo de desenvolvimento nessa fase é rico e diversificado. A primeira infância é o momento chave para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos.

Os benefícios das brincadeiras e dos jogos na educação infantil

Tanto as brincadeiras quanto os jogos na educação infantil proporcionam a socialização e interação entre as crianças, o desenvolvimento da linguagem corporal, a experimentação, o exercício da criatividade e da imaginação.

Mas o jogo e a brincadeira, ainda que compartilhem o traço da ludicidade, têm propósitos diferentes – ainda que igualmente importantes!

De acordo com Maria Cória-Sabini e Regina Lucena, no livro "Jogos e brincadeiras na educação infantil", na brincadeira não existem regras na organização das atividades e nem objetivos específicos. São situações em que há predominância do prazer e da alegria, e não há competição.

No brincar, as crianças estão livres para combinar ideias e comportamentos, e o foco está na atividade em si e não no resultado. Atividades como brincar de faz de conta, construir objetos de papelão ou desenhar e pintar são consideradas brincadeiras.

Ainda de acordo com as autoras, o jogo é o trabalho da criança. O uso de jogos na educação infantil proporcionará para os pequenos atividades e ações que serão internalizadas como pensamento:

"O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo certas regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana."

O jogo seria, então, um modo de brincar onde a criança expressa a sua forma de pensar, sentir, e organizar a realidade. Um quebra-cabeças ou um jogo de esconde-esconde são exemplos populares de jogos na educação infantil.

Quais são os exemplos de jogos na educação infantil?

A BNCC assegura às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da educação infantil está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Esses cinco campos acolhem as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes. São eles:

• O eu, o outro e o nós

• Corpo, gestos e movimentos

• Escuta, fala, pensamento e imaginação

• Traços, sons, cores e formas

• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Professor, a seguir, convidamos você a pensar conosco os jogos na educação infantil a partir de cada um dos campos de experiência. Vamos lá?

1 - O eu, o outro e o nós

Esse campo de experiência fala sobre expressar sentimentos e emoções, reconhecendo-os em si e no outro. É sobre a criança desenvolver habilidades para atuar em grupo, respeitando as regras de convívio social.

As práticas desse campo devem levar a criança a demonstrar interesse em construir novas relações e vínculos, solidarizando-se com os outros e respeitando a alteridade.

O jogo do espelho é uma excelente forma de trabalhar esse campo de experiência!

Nesse jogo, as crianças formam duplas e a regra é bem simples: elas devem imitar os movimentos umas das outras, de modo alternado, como se fossem um “espelho”. Esse jogo na educação infantil incentiva a empatia, a interação social e a consciência corporal.

2 - Corpo, gestos e movimentos

O corpo é o nosso instrumento de interação com o outro e com o meio, por isso, a escola deve proporcionar experiências que promovam o cuidado com o bem-estar corporal.

É importante que a criança aprenda a utilizar o corpo intencionalmente, com criatividade, controle e adequação. Esse campo fala também sobre o desenvolvimento da autonomia nas práticas da vida cotidiana, como higiene e alimentação.

Quem nunca brincou do jogo da dança das cadeiras? Nele, as crianças dançam ao redor de cadeiras enquanto a música toca... quando ela parar, devem correr para encontrar uma cadeira para sentar.

É um ótimo modo de trabalhar a noção de espaço, a coordenação motora e a agilidade. Além disso, dançar é bom para extravasar as emoções e liberar muita energia!

3 - Traços, sons, cores e formas

Esse campo de experiência fala sobre reconhecer e se expressar através de diferentes tipos de sons, recursos visuais, materialidades, gestos, jogos, e mais. Por isso, pintar, cantar, desenhar, cortar e colar são ótimas atividades!

A criança precisa explorar as mais diversas linguagens,

"exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos." (BNCC)

Quando falamos do uso de recursos tecnológicos ou digitais pela primeira infância, a gamificação, ou seja, o uso de recursos de jogos em ambientes de aprendizagem, pode ser um ótimo caminho.

O uso da gamificação digital na educação infantil é uma forma das crianças e suas famílias experimentarem, juntas e de forma segura e educativa, a manipulação dos ambientes tecnológicos.

Aqui na Árvore, em nosso módulo Livros, a gamificação está direcionada para um objetivo de aprendizagem muito importante: desenvolver o gosto pela leitura.

Ao compartilhar leituras e histórias com os seus cuidadores, durante um tempo de tela qualitativo, as crianças podem plantar sementes e cultivar árvores de uma grande e colorida floresta literária.

A proposta do jogo é bem simples: quanto mais páginas o aluno lê, mais recompensas irá contabilizar. Será um momento de diversão para toda a família!

4 - Escuta, fala, pensamento e imaginação

Na educação infantil é fundamental promover momentos nos quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral. É na escuta e na contação de histórias, nas narrativas elaboradas individualmente e coletivamente, que uma criança se constitui ativamente como sujeito singular.

A imersão na cultura escrita deve partir da curiosidade da criança. O contato com o texto literário irá incentivar que os pequenos comecem a compreender a escrita como sistema de representação da língua.

Por isso, jogos envolvendo a contação de histórias são importantíssimos! Professor, após ler com as crianças um livro rimado ou de poesia, convide-as para um jogo de rimas.

Em roda, sente-se com a turma e comece com uma palavra presente no livro que foi lido. A partir dela, as crianças devem pensar em novas palavras rimadas. Esse jogo será ótimo para trabalhar a consciência fonológica, o vocabulário e a criatividade.

5 - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Esse campo de experiência inspira diversos tipos de jogos na educação infantil. As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos socioculturais e naturais. Naturalmente, elas demonstram curiosidade sobre o entorno e o mundo físico.

Por isso, é preciso promover atividades nas quais as crianças possam fazer observações sobre o tempo e o espaço, manipular objetos e levantar hipóteses sobre a natureza e o entorno que as cerca.

Um simples jogo de classificar objetos pode ser muito enriquecedor! Nele, as crianças organizam os materiais disponíveis de acordo com a cor, a forma, o tamanho ou até mesmo o material.

Nesse jogo, podem-se desenvolver habilidades de classificação, ordenação e reconhecimento de padrões.


Esperamos que esse post tenha ajudado você a pensar e a desenvolver novas práticas de jogos na educação infantil. Confira também o nosso texto “Qual a importância dos jogos na educação?” para se aprofundar ainda mais! Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar