Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
José Pacheco e as novas construções da aprendizagem

José Pacheco e as novas construções da aprendizagem

14 de julho de 2021
5 minutos
Post modificado em:

José Pacheco é especialista em educação e idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Durante o congresso Conversas que Transformam, realizado pela Árvore, o educador trouxe um debate sobre novas construções sociais da aprendizagem.

Para ele, há algumas tendências para a educação pós-pandemia. Uma delas é o simples retorno para as aulas presenciais, outra é a digitalização e uso da inteligência artificial na educação, e, por fim, o surgimento de novas construções sociais da aprendizagem. Neste post, você confere um pouco mais sobre essas novas construções de acordo com José Pacheco.

Para José Pacheco, a educação do futuro já está no Brasil

O Brasil possui grandes pensadores da educação, como Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima e muitos outros. Portanto, José Pacheco ressalta o quanto o que entendemos como educação do futuro já está no país.

Para o educador, os professores precisam encarar a pandemia como uma oportunidade de rever suas práticas e fazer uma educação para o século 21. Afinal, a educação do futuro acontece já, agora, no Brasil. Assim, essas novas construções passam pelo empoderamento do professor e por práticas realmente novas. Nas palavras de José Pacheco: "chamam inovação aquilo que não é e classificam propostas novas o que é somente a reinvenção da roda da pedagogia".

Sete perguntas para um processo de transformação

José Pacheco propõe aos professores a elaboração de sete perguntas, que conduzirão a um processo de transformação. Assim, a partir destas sete perguntas, também surgirão sete obstáculos e a partir deles sete formas de superação. Confira as perguntas:

  • 1ª pergunta: Por que nós aprendemos? Por que uma criança aprende a andar, falar, gritar? Com essa perguntas, podemos entender melhor como funciona a aprendizagem.
  • 2ª pergunta: O que nós devemos aprender? Quais são as aprendizagens essenciais? José Pacheco propõe a reflexão de que o escopo da aprendizagem vai além dos documentos de base, mas a partir das vivências dos próprios alunos.
  • 3ª pergunta: Quando se aprende? Aprendemos somente em uma certa idade ou durante toda a vida? Para José Pacheco, nós aprendemos sempre e durante toda a vida.
  • 4ª pergunta: Onde se aprende? Dentro de quatro paredes? Também! Mas também aprende-se na internet, na praça, na floresta, na biblioteca, em qualquer lugar.
  • 5ª pergunta: Com quem e com o quê se aprende? José Pacheco ressalta que aprendemos uns com os outros, midiatizados pelo mundo. Afinal a aprendizagem é uma aprendizagem entre pessoas e não para pessoas. Logo, é na intersubjetividade que se aprende.
  • 6ª pergunta: Como se aprende? Diversas teorias da aprendizagem vão abordar a fundo esse tópico. Para o educador, nós aprendemos, por exemplo, quando atribuímos significado ao objeto de estudo.
  • 7ª pergunta: Como é que sabemos que aprendemos? De acordo com Pacheco, essa é uma das questões mais complicadas. Afinal, para o educador, uma prova não prova nada. A comprovação da aprendizagem se dá através da prática e na avaliação formativa, contínua e sistemática.

Leia também: Competências socioemocionais: como promover em sala de aula? Confira!

Obstáculos encarados no processo de transformação

Para José Pacheco, um dos primeiros obstáculos para a transformação de práticas educacionais que o professor encara é ele próprio. Isso porque o professor aprendeu certa formação e precisa sempre se reinventar.

Assim, outro obstáculo é a formação do professor. O modo como o professor aprende é o modo como o professor ensina. Portanto, deve fazer sentido com a prática que ele adota. De acordo com Pacheco, "a aprendizagem é antropofágica: eu não aprendo o que o outro diz, eu aprendo o outro". O outro é o sujeito da aprendizagem.

Por fim, o educador ressalta ainda alguns outros obstáculos, como os alunos, a família, a sociedade e a regulamentação da lei, que deveria ajudar a promover a inovação pedagógica.

Soluções para os desafios nas novas construções pedagógicas

Pacheco ressalta que a maior parte das soluções está ligada aos pilares da educação. O professor deve se perguntar como quer ser enquanto profissional e entender que toda construção é coletiva.

A essas soluções, juntam-se mais três: primeiro, o professor precisa aprender a desobedecer; segundo, o professor precisa aprender a reaprender; e, por fim, aprender a desaparecer e ter o dom do desapego.

A experiência de José Pacheco na Escola da Ponte

José Pacheco também contou um pouco sobre a experiência com a Escola da Ponte. A Escola da Ponte foi a primeira escola pública a aplicar a escola da vida, onde o paradigma da instrução passou para o paradigma da aprendizagem. O professor deixou de ser o centro, que passou a ser o aluno. As famílias foram consultadas e convidadas a trabalhar junto da escola. Hoje, quem dirige a Escola da Ponte é a comunidade, não tem diretor.

Para Pacheco, na aprendizagem, o centro de tudo é a relação. A aprendizagem depende da criação de um vínculo, que não é meramente cognitivo, mas também afetivo. Por isso que muitos projetos de novas aprendizagens possui a arte como centro.

Quer conferir a conversa completa? Clique no vídeo abaixo:

EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

Saiba tudo sobre metodologias ativas de aprendizagem

Precisa descobrir mais sobre as metodologias ativas? Tem dúvida sobre como aplicá-las na sua escola? Neste post explicamos tudo sobre metodologias ativas!

Continuar
Educação

Confira agora a importância da educação global!

Você sabe o que é educação global? E quais os benefícios para a aprendizagem dos alunos? Descubra agora!

Continuar