Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
5 brincadeiras com leitura em sala de aula

5 brincadeiras com leitura em sala de aula

7 de fevereiro de 2017
3 min
Post modificado em:
29/9/2021

No cenário atual, com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço, é importante pensar em maneiras inovadoras de como incentivar a leitura infantil e atrair os pequenos alunos para o mundo dos livros. Desenvolver brincadeiras com leitura em sala de aula é uma das possibilidades para atrair a atenção na infância. Ler é uma prática e por isso buscar alternativas de como despertar nas crianças o hábito de leitura, para estimular a criatividade e a concentração, é especialmente importante nessa fase da vida.

5 ideias de brincadeiras com leitura em sala de aula para despertar o interesse em ler

1. De que livro é esse filme?

Entre as brincadeiras com leitura em sala de aula mais fáceis de colocar em prática a “De que livro é esse filme?”, está nas primeiras posições .Para fazer essa brincadeira é preciso encontrar livros que tenham sido adaptados para o cinema ou televisão. Você e as crianças podem separar uma parte do dia, como a manhã, para assistir a um ou dois filmes.

Em seguida, disponibilize alguns livros para as crianças — pelo menos 4 ou 5 — e deixe que elas procurem pelas obras que basearam os filmes assistidos. Por fim, incentive as crianças a lerem os livros e a comentarem quais foram as principais diferenças observadas entre as histórias escritas e as do filmes. Você pode, inclusive, destacar as vantagens de ler uma história em vez de assisti-la, como a possibilidade de usar a imaginação para criar os cenários e assimilar a riqueza dos detalhes.

2. Mímica

Essa é uma brincadeira com leitura em sala de aula muito simples, que não requer muitos materiais. Basta escrever o nome de histórias infantis clássicas — como “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” — em alguns papéis e, depois, dobrá-los, de modo que os nomes fiquem escondidos.

Em seguida, coloque os papéis em um saquinho e peça para uma das crianças tirar um título. Ela terá que encenar a história sorteada para os coleguinhas. Quem acertar pode ganhar pontos e ser o próximo a fazer a mímica.

3. Criando um cenário

Para essa atividade, você precisará de folhas de papel em branco, lápis coloridos e, claro, alguns livros. Faça com que as crianças se sentem em círculo e leia algumas histórias curtas para elas. Peça para que os pequenos escolham a história de que mais gostaram e deixe o livro no centro da roda. Em seguida, peça para cada criança desenhar a sua parte favorita da história.

No fim, cada uma deve mostrar o seu desenho para a turma e as outras crianças devem adivinhar de qual trecho a ilustração se trata. Ouvir histórias contadas por pais ou professores é um dos processos que mais estimulam as crianças. Para entender a importância de contar uma história para o desenvolvimento infantil, sugerimos a leitura do artigo exclusivo “A importância da contação de histórias na educação infantil”.

4. Jogo da memória literário

Esse jogo segue as mesmas regras da memória tradicional, porém, pode requerer um pouco mais de trabalho, afinal, caso você não tenha as peças prontas, será preciso confeccioná-las. Não se preocupe: para uma diversão casual, não é preciso que elas sejam muito elaboradas. Basta recortar quadradinhos de papel e separá-los em pares, nos quais você escreverá palavras relacionadas a algum livro. A cada duas peças, podem ser colocados, por exemplo:

  • os nomes de personagens
  • autor da história
  • as descrições de cenários do livro
  • o título da obra

Em seguida, basta espalhar os quadradinhos de maneira aleatória, virados para baixo, e começar a diversão!

5. Quem disse o quê?

“Quem disse o quê?” também está entre as brincadeiras com leitura em sala de aula mais simples entre as apresentadas. Para realizá-la, você precisará apenas de um livro, algumas folhas de papel e uma caneta. Da mesma forma que a brincadeira anterior, ela também é capaz de estimular a memória e ajuda o aluno a concentrar na leitura. Para começar, leia, em voz alta, a história do livro escolhido. Se houver mais cópias, deixe que as crianças leiam sozinhas - essa é uma das técnicas de como criar leitores independentes.

Depois de certo tempo, quando a leitura acabar, feche o seu livro e peça para que as crianças também guardem as obras que tiverem em mãos. É aí que começa a brincadeira: nos papéis, escreva algumas frases do livro e peça para as crianças lembrarem quem as disse e/ou em qual contexto elas foram ditas. Você pode separar alguns prêmios para aquelas que acertarem, incentivando ainda mais a garotada!



O importante, no fim, é saber que as brincadeiras com leitura em sala de aula ajudam as crianças a criar o hábito de leitura e a se divertir com a atividade. Além disso, é muito provável que, começando a ler cedo, os pequenos levem esse hobby para toda a vida. Gostou de conhecer algumas ideias de brincadeiras com leitura em sala de aula? Compartilhe este texto! Baixe também nossas Trilhas de Leitura, com ideias de atividades para sala de aula.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Entendendo a educação empreendedora e o papel da gestão escolar

Saiba o que é educação empreendedora e como a gestão escolar pode promovê-la.

Continuar
Educação

Educação e tecnologia: 5 novidades para atividades extraclasse

Educação e tecnologia: confira neste post 5 novidades para atividades extraclasse que não podem faltar na sua escola!

Continuar