Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
A importância da contação de histórias para crianças

A importância da contação de histórias para crianças

20 set 2016
5 min
Post modificado em:
23/9/2022

O ato de contar histórias para as crianças ganhou espaço nos últimos tempos. Principalmente, depois que esse momento de lazer transformou-se em uma profissão, reforçando a importância da contação de histórias na educação infantil.

O contador de histórias é hoje uma figura enigmática que arrebata dezenas e — às vezes centenas — de crianças e jovens, apresentando o mundo das artes e dos clássicos da literatura de forma diferente da tradicional.

Essa, entre outras questões, ajuda a compreender a importância da contação de histórias na educação infantil, num estímulo a cratividade e ao lúdico, tão importantes na educação infantil.

Continue a leitura do post e entenda a importância da contação de histórias na educação infantil e como contar histórias para crianças de forma atraente!

Importância da contação de histórias na educação infantil

A contação de histórias é a prática de contar em voz alta uma narrativa, utilizando ou não elementos lúdicos nesse processo. Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve (geralmente, pais e filhos), narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos de fadas e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade. O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.

A arte de contar histórias também é um momento importante para a criança ouvir com atenção e desenvolver suas habilidades cognitivas. Afinal, contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

Leia também: Como a leitura influencia na compreensão e interpretação de texto?

Para que entrar nesse universo da literatura infantil?

Prioritariamente, contar histórias é uma forma de entretenimento. Mas, mais do que isso, o conteúdo das histórias faz parte da formação do caráter da criança. Além de ser uma das melhores maneiras de ajudar os pequenos a lidarem com as descobertas e transformações, pelas quais todos nós passamos quando estamos crescendo e conhecendo o mundo que nos cerca.

Durante a contação, ao ouvir um conto, uma fábula ou uma lenda, a criança vivencia desde o início o imaginário e, ao mesmo tempo, se vê na ação dos personagens, colaborando para a construção da ética e da cidadania.

Em que lugares é melhor praticar a contação de histórias?

Seja no ônibus, na volta da escola, numa sala de aula, no trabalho ou quando nos reunimos para jantar, estamos o tempo todo contando e ouvindo histórias. É da natureza humana a contação sobre algum fato novo no trabalho, o que vivenciamos ou simplesmente como foi o nosso dia, mesmo que nada de tão relevante tenha ocorrido.

Para aproximar pais e filhos, o ideal é escolher um cantinho da casa especial para a atividade. Ou no caso de uma festa, algum lugar onde a criança possa ficar confortável para ouvir e se concentrar.

Complete sua leitura: 3 modos diferentes e criativos de ler e sair da rotina

Qual é a diferença entre ler e ouvir histórias?

A voz, os gestos e a entonação que a pessoa usa ao dar vida a uma história são formas  fundamentais de como contar histórias para crianças. É importante que a criança perceba as funções sintáticas da língua, o som das palavras e a entonação das expressões para que ela reconheça sentimentos como medo, alegria, raiva, dúvida, coragem etc. Por isso é tão importante que o contador domine a arte narrativa.

O mais comum é que os contadores utilizem o texto escrito como suporte. No entanto, alguns deles preferem narrar a história sem o livro, para que a imaginação flua e ele possa modificar o enredo. Mas, para chegar a esse ponto, certamente é necessário bastante prática e treino.

Como contar histórias para crianças?

Escolha uma leitura que tenha ligação direta com a criança

Bem, é sempre mais fácil começar com histórias que você conhece. Além disso, pense em quais histórias interessarão seus ouvintes e o que é apropriado para suas idades. Por exemplo: você não contaria uma história de fantasma a crianças de três anos, mas os adolescentes poderiam gostar disso!

Construa um banco de histórias para contar e, em seguida, continue encontrando novas, procurando em livros ou na internet. Traduza e adapte histórias que só podem estar disponíveis em um idioma. Mantenha-os em uma pasta especial ou em um livro.

Destaque e sublinhe os tópicos mais importantes para memorizá-la

Pratique contar uma história contando a si mesmo até que você a conheça bem. Então, quando contar a outras pessoas, lembre-se de que sua voz e seu corpo são suas principais ferramentas. Utilize-as para criar imagens na mente das crianças, usando:

  • palavras interessantes e expressivas;
  • expressões faciais, como carranca para mostrar o quão irritado um personagem é gestos, como esticar os braços para mostrar o tamanho da coisa;
  • expresse em sua voz que dá diferentes personagens, diferentes vozes sonoras, como uma voz suave para um personagem tímido, etc.

Fale com naturalidade, destacando gestos e variações de voz

Movimente o corpo, explique o significado de palavras consideradas mais difíceis e mantenha a atenção da criança. Como toda tarefa relacionada ao mundo das artes, a prática é o caminho para a perfeição! Mas, acima de tudo, lembre-se de que, se você gosta de contar uma história e sabe como fazer storytelling, há uma boa chance de que seu público goste de ouvi-la!

Gostou deste artigo sobre a importância da contação de histórias na educação infantil? Confira também nosso episódio do podcast Plantando Histórias: Escrevendo livros para crianças, com Jonas Ribeiro, escritor e contador de histórias!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Relatório Escolar: 10 dicas para construir o seu

Quer dicas de como construir um relatório escolar perfeito? Trazemos dicas práticas de como construir o relatório dos alunos.

Continuar
Educação

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

Confira algumas ideias de brincadeiras para trabalhar emoção com crianças e jovens, em casa ou na escola.

Continuar