Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Quais são os tipos de jogos educativos online?

Quais são os tipos de jogos educativos online?

29 maio 2023
4 min
Post modificado em:
29/5/2023

Os jogos educativos online podem trazer muitos benefícios ao processo educativo, inclusive para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. Confira!

Os atrativos dos jogos e games:

Os jogos estão presentes nos espaços de interação social desde que o mundo é mundo! Atualmente e desde sempre: os jogos e games possuem elementos atrativos e narrativas envolventes. Eles conseguem cativar a atenção de um jogador e estimular a sua curiosidade.

As regras mobilizam e orientam. A pontuação possibilita o cumprimento de um objetivo. As fases, os obstáculos e as missões instigam e desafiam o jogador a todo o tempo. Enquanto o storytelling cria conexões e identificação com os usuários.

Percebe como um jogo pode mobilizar diversos afetos e desenvolver muitas habilidades? Quando jogamos, aprendemos a ler um novo mundo e vislumbramos outros caminhos para solucionar problemas.

Os jogos educativos e a escola:

Os jogos educativos são um meio para um fim pedagógico. Eles são ferramentas que incitam diversos saberes nos campos sociais, emocionais e cognitivos dos estudantes.

Muitos especialistas afirmam que os jogos educativos são ferramentas valiosas de aprendizado.

A escola está imersa na cultura digital. Por isso, trabalhar com os jogos educativos online é compreender que o lúdico deve estar presente na aprendizagem.

Utilizar jogos educativos online com intencionalidade e a mediação adequada é aproximar-se do universo dos estudantes. Além de engajá-los e torná-los protagonistas em um ensino cada vez mais dinâmico.

A escola, afinal, deve ser também um espaço de diversão!

Jogos educativos online e o letramento:

A revista Domínios da Lingu@gem, publicação da Universidade Federal de Uberlândia, apresentou uma análise sobre a contribuição dos jogos educativos online na aquisição da escrita no mundo contemporâneo.

Andréa Ribeiro, autora do artigo, avaliou que o uso de jogos pode tornar o processo de ensino e aprendizagem da escrita mais prazeroso e interessante.

Qualquer jogo – seja ele digital ou não – mobiliza uma série de habilidades e competências. O que leva o jogador a construir sentido a todo o momento – e a partir da representação de diferentes linguagens.

Nessa perspectiva, os jogos educativos online podem possibilitar o letramento digital de crianças e jovens. Ou seja, as práticas de leitura e de escrita no ambiente digital.

Segundo Ribeiro, com relação às competências de linguagem, os jogos digitais trazem

“a possibilidade de novos tipos de letramento, uma vez que a criança tem contato com símbolos, diagramas, artefatos gráficos, sons, movimentos, dentre outras e, principalmente, a combinação de todas elas.”

Como trabalhar a leitura e o letramento com os jogos educativos online?

Gestor, você já pensou como os jogos online de leitura e interpretação podem apoiar os objetivos pedagógicos da sua escola?

Muitos jogos educativos online podem ser eficazes no exercício da leitura e da escrita. Eles podem apoiar os processos de alfabetização, letramento e domínio da língua. Além disso, os jogos podem promover um tempo qualitativo com as telas!

Imagina só um jogo que amplia o vocabulário de estudantes de todas as idades? Ou, quem sabe, um que exercite a prática do inglês ou que estimule o gosto leitor dos alunos?

A seguir, listamos alguns jogos educativos online para estimular a leitura e a escrita. Confira:

1 - Para estimular o gosto leitor: A Floresta da Árvore

Aqui na Árvore, em nosso módulo Livros, a gamificação está direcionada para um objetivo muito importante: desenvolver o gosto pela leitura. E tem funcionado muito bem! A nossa Floresta aumentou de forma considerável o índice de leitura dos nossos usuários.

Atrelada a um acervo de mais de 40 mil livros, a gamificação da Árvore permite que o estudante plante sementes e cultive as árvores de uma grande floresta literária!

Na Floresta, turmas de todos os anos escolares conhecerão espécies excepcionais. Como a Misterus solutiva, de nome popular “Mistieira”, um tipo de árvore bem misteriosa e que cresce em regiões remotas.

E é claro que a Floresta de cada usuário só cresce depois de muita leitura! O esquema é bem simples: quanto mais páginas o aluno lê, mais recompensas irá contabilizar. É através das moedas e gotas de água que o estudante poderá cuidar da sua floresta.

Quer saber mais sobre a gamificação da Árvore? Acesse o nosso formulário e converse com o nosso canal de atendimento!

Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler

2 - Para ampliar o vocabulário: Letreco

No jogo Letreco, uma nova palavra aparecerá todos os dias. Cabe ao jogador adivinhá-la! Funciona assim: o usuário terá 6 tentativas e cada uma delas deve ser uma palavra que exista.

Após o chute, as letras mudarão para indicar o quão perto o jogador está da resposta. Se a letra ficar verde, ela está presente e na posição correta. Se ficar amarela, ela existe na palavra, mas a posição está errada. Se ficar vermelha, ela não está presente na palavra.

Simples, né? Mas, ao mesmo tempo, um grande quebra-cabeça! O Letreco é uma ótima forma de ampliar o vocabulário e treinar o raciocínio lógico dos estudantes.

3 - Para aprender outra língua: Little Alchemy

Imagina só exercitar o inglês, investigar as ciências naturais e ainda trabalhar a interpretação em um só jogo?

No início de "Little Alchemy", o jogador tem acesso a quatro elementos básicos: ar, água, terra e fogo. Para jogar, basta arrastá-los da barra lateral para a tela principal, sobrepondo-os uns aos outros.

É aí que um verdadeiro processo de alquimia acontece e novos elementos são criados. Por exemplo: terra + terra cria pressão. Fogo + ar gera energia. Energia + terra chama um terremoto... e por aí vai! Incrível, não é?

Esse jogo dá um show de interdisciplinaridade e pode ser utilizado em diversas dinâmicas em sala de aula!

4 - Para apoiar a alfabetização: Grapho Game

O GraphoGame é uma ação do Ministério da Educação. Elaborado com a colaboração de cientistas brasileiros, foi desenvolvido para apoiar professores e acompanhar crianças no processo de alfabetização.

Voltado para os anos iniciais, no GraphoGame as crianças aprendem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras.

O app é cheio de efeitos sonoros, sendo eficaz para as crianças que estão aprendendo a relacionar letras e sons. Mas também é capaz de desenvolver a ortografia e habilidades de leitura!

5 - Para desenvolver a escrita: Forma Palavras

Enquanto o jogo anterior trabalha a relação entre sons e letras, esse aqui investiga as relações entre imagem e palavra. "Forma palavras" está disponível na plataforma Escola Games e tem por objetivo desenvolver a leitura e a escrita.

Funciona assim: estudantes dos anos iniciais são levados até uma fábrica de palavras. Lá, eles devem organizar as lâmpadas (letras) até formar a palavra indicada na ilustração que aparece na tela. O botão "conferir" dá um feedback imediato para o estudante.

Alguns dos objetivos pedagógicos do jogo são:

  • Comparar e compreender a estrutura das palavras;
  • Reconhecer as letras do alfabeto e aprender a formar sílabas;
  • Associar palavra e imagem;
  • Desenvolver a coordenação motora, atenção e concentração;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras, e reconhecer as suas diferenças escritas e sonoras.


Gestor, esperamos que esse post tenha apoiado as suas reflexões sobre os jogos educativos online. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Ideb: o que é e por que é importante para as escolas

Neste artigo você descobrirá o que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e por que ele é um documento importante para as escolas.

Continuar