Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Quais são os tipos de jogos educativos online?

Quais são os tipos de jogos educativos online?

29 maio 2023
4 min
Post modificado em:
29/5/2023

Os jogos educativos online podem trazer muitos benefícios ao processo educativo, inclusive para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. Confira!

Os atrativos dos jogos e games:

Os jogos estão presentes nos espaços de interação social desde que o mundo é mundo! Atualmente e desde sempre: os jogos e games possuem elementos atrativos e narrativas envolventes. Eles conseguem cativar a atenção de um jogador e estimular a sua curiosidade.

As regras mobilizam e orientam. A pontuação possibilita o cumprimento de um objetivo. As fases, os obstáculos e as missões instigam e desafiam o jogador a todo o tempo. Enquanto o storytelling cria conexões e identificação com os usuários.

Percebe como um jogo pode mobilizar diversos afetos e desenvolver muitas habilidades? Quando jogamos, aprendemos a ler um novo mundo e vislumbramos outros caminhos para solucionar problemas.

Os jogos educativos e a escola:

Os jogos educativos são um meio para um fim pedagógico. Eles são ferramentas que incitam diversos saberes nos campos sociais, emocionais e cognitivos dos estudantes.

Muitos especialistas afirmam que os jogos educativos são ferramentas valiosas de aprendizado.

A escola está imersa na cultura digital. Por isso, trabalhar com os jogos educativos online é compreender que o lúdico deve estar presente na aprendizagem.

Utilizar jogos educativos online com intencionalidade e a mediação adequada é aproximar-se do universo dos estudantes. Além de engajá-los e torná-los protagonistas em um ensino cada vez mais dinâmico.

A escola, afinal, deve ser também um espaço de diversão!

Jogos educativos online e o letramento:

A revista Domínios da Lingu@gem, publicação da Universidade Federal de Uberlândia, apresentou uma análise sobre a contribuição dos jogos educativos online na aquisição da escrita no mundo contemporâneo.

Andréa Ribeiro, autora do artigo, avaliou que o uso de jogos pode tornar o processo de ensino e aprendizagem da escrita mais prazeroso e interessante.

Qualquer jogo – seja ele digital ou não – mobiliza uma série de habilidades e competências. O que leva o jogador a construir sentido a todo o momento – e a partir da representação de diferentes linguagens.

Nessa perspectiva, os jogos educativos online podem possibilitar o letramento digital de crianças e jovens. Ou seja, as práticas de leitura e de escrita no ambiente digital.

Segundo Ribeiro, com relação às competências de linguagem, os jogos digitais trazem

“a possibilidade de novos tipos de letramento, uma vez que a criança tem contato com símbolos, diagramas, artefatos gráficos, sons, movimentos, dentre outras e, principalmente, a combinação de todas elas.”

Como trabalhar a leitura e o letramento com os jogos educativos online?

Gestor, você já pensou como os jogos online de leitura e interpretação podem apoiar os objetivos pedagógicos da sua escola?

Muitos jogos educativos online podem ser eficazes no exercício da leitura e da escrita. Eles podem apoiar os processos de alfabetização, letramento e domínio da língua. Além disso, os jogos podem promover um tempo qualitativo com as telas!

Imagina só um jogo que amplia o vocabulário de estudantes de todas as idades? Ou, quem sabe, um que exercite a prática do inglês ou que estimule o gosto leitor dos alunos?

A seguir, listamos alguns jogos educativos online para estimular a leitura e a escrita. Confira:

1 - Para estimular o gosto leitor: A Floresta da Árvore

Aqui na Árvore, em nosso módulo Livros, a gamificação está direcionada para um objetivo muito importante: desenvolver o gosto pela leitura. E tem funcionado muito bem! A nossa Floresta aumentou de forma considerável o índice de leitura dos nossos usuários.

Atrelada a um acervo de mais de 40 mil livros, a gamificação da Árvore permite que o estudante plante sementes e cultive as árvores de uma grande floresta literária!

Na Floresta, turmas de todos os anos escolares conhecerão espécies excepcionais. Como a Misterus solutiva, de nome popular “Mistieira”, um tipo de árvore bem misteriosa e que cresce em regiões remotas.

E é claro que a Floresta de cada usuário só cresce depois de muita leitura! O esquema é bem simples: quanto mais páginas o aluno lê, mais recompensas irá contabilizar. É através das moedas e gotas de água que o estudante poderá cuidar da sua floresta.

Quer saber mais sobre a gamificação da Árvore? Acesse o nosso formulário e converse com o nosso canal de atendimento!

Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler

2 - Para ampliar o vocabulário: Letreco

No jogo Letreco, uma nova palavra aparecerá todos os dias. Cabe ao jogador adivinhá-la! Funciona assim: o usuário terá 6 tentativas e cada uma delas deve ser uma palavra que exista.

Após o chute, as letras mudarão para indicar o quão perto o jogador está da resposta. Se a letra ficar verde, ela está presente e na posição correta. Se ficar amarela, ela existe na palavra, mas a posição está errada. Se ficar vermelha, ela não está presente na palavra.

Simples, né? Mas, ao mesmo tempo, um grande quebra-cabeça! O Letreco é uma ótima forma de ampliar o vocabulário e treinar o raciocínio lógico dos estudantes.

3 - Para aprender outra língua: Little Alchemy

Imagina só exercitar o inglês, investigar as ciências naturais e ainda trabalhar a interpretação em um só jogo?

No início de "Little Alchemy", o jogador tem acesso a quatro elementos básicos: ar, água, terra e fogo. Para jogar, basta arrastá-los da barra lateral para a tela principal, sobrepondo-os uns aos outros.

É aí que um verdadeiro processo de alquimia acontece e novos elementos são criados. Por exemplo: terra + terra cria pressão. Fogo + ar gera energia. Energia + terra chama um terremoto... e por aí vai! Incrível, não é?

Esse jogo dá um show de interdisciplinaridade e pode ser utilizado em diversas dinâmicas em sala de aula!

4 - Para apoiar a alfabetização: Grapho Game

O GraphoGame é uma ação do Ministério da Educação. Elaborado com a colaboração de cientistas brasileiros, foi desenvolvido para apoiar professores e acompanhar crianças no processo de alfabetização.

Voltado para os anos iniciais, no GraphoGame as crianças aprendem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras.

O app é cheio de efeitos sonoros, sendo eficaz para as crianças que estão aprendendo a relacionar letras e sons. Mas também é capaz de desenvolver a ortografia e habilidades de leitura!

5 - Para desenvolver a escrita: Forma Palavras

Enquanto o jogo anterior trabalha a relação entre sons e letras, esse aqui investiga as relações entre imagem e palavra. "Forma palavras" está disponível na plataforma Escola Games e tem por objetivo desenvolver a leitura e a escrita.

Funciona assim: estudantes dos anos iniciais são levados até uma fábrica de palavras. Lá, eles devem organizar as lâmpadas (letras) até formar a palavra indicada na ilustração que aparece na tela. O botão "conferir" dá um feedback imediato para o estudante.

Alguns dos objetivos pedagógicos do jogo são:

  • Comparar e compreender a estrutura das palavras;
  • Reconhecer as letras do alfabeto e aprender a formar sílabas;
  • Associar palavra e imagem;
  • Desenvolver a coordenação motora, atenção e concentração;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras, e reconhecer as suas diferenças escritas e sonoras.


Gestor, esperamos que esse post tenha apoiado as suas reflexões sobre os jogos educativos online. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Gamificação na educação: como usar para engajar seus alunos?

Como aproveitar a gamificação na educação? Entenda o que é esse artifício, conheça seus benefícios e saiba como usar uma plataforma de gamificação a seu favor.

Continuar
Educação

Qual a importância dos jogos na educação e como usar?

Você sabe por que é importante usar jogos na educação? Quer conferir como essa prática pode potencializar o ensino? Confira agora nosso post!

Continuar