Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Frases de motivação para professores no conselho de classe

Frases de motivação para professores no conselho de classe

19 abril 2022
3 min
Post modificado em:
21/9/2022

O ano letivo acabou de começar, e o momento requer cuidado e atenção para toda a comunidade escolar que esteve distante durante os 2 anos de isolamento devido à pandemia. Por isso, hoje vamos falar de uma possibilidade para dar um gás inicial durante o conselho de classe na sua escola, através de frases de motivação para professores. 

Os professores foram intensamente desafiados ao longo do período de aulas remotas. Eles tiveram que se reinventar para alcançar os alunos, para colocar em prática um conhecimento tecnológico que nem todos tinham previamente, entre tantas outras situações incalculáveis. 

Diante disso, gestores escolares podem encontrar professores desmotivados e que vão precisar de doses extras de incentivo e encorajamento para enfrentar 2022 nas salas de aula. Estamos aqui para te ajudar! Siga nossas dicas abaixo.  

Para começar, um momento de inspiração 

A motivação passa pelo acolhimento, valorização, e outras ações que devem estar conectadas para atingir o resultado desejado. Um gestor que pratica uma gestão de excelência, vai saber como motivar um professor através de práticas que fazem parte da rotina do corpo docente. 

Professores são inspiração para seus alunos e, por isso, é primordial que ele esteja estimulado a realizar seu trabalho com maestria para provocar brilho nos olhos dos alunos. 

Uma forma de resgatar o professor que pode estar se sentindo desmotivado, é fazê-lo lembrar de suas inspirações na trajetória escolar e o que o levou a estar ali. 

Algumas sugestões de frases de motivação para professores podem vir do grande educador e Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire. Elas são excelentes vias de abertura para a reflexão no início do conselho de classe. Podem ser trazidas nesse processo de resgate do papel do professor para a sociedade.

Confira frases de motivação para professores inspiradas em falas de Paulo Freire:

1 - “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.”

2 - “O educador se eterniza em cada ser que educa.” 

3 - “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” 

4 - “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” 

5 - “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”

Reconheça o professor como protagonista

Após esse primeiro momento inspiracional, é hora de seguir os passos de um conselho de classe bem estruturado. Frases de motivação para professores durante a reunião podem partir da intenção de dar voz ao docente, a fim de colocá-lo como protagonista neste momento de troca. 

6 - “Você é quem melhor conhece a sua turma e vai saber identificar as reais necessidades.”

Na hora de refletir e tomar decisões para determinadas turmas ou alunos, lembre-se que o professor é quem melhor conhece sua turma. Coloque-o como protagonista neste momento antes de definir os próximos passos.

7 - “Professor, por favor, compartilhe suas perspectivas. Elas são fundamentais para a compreensão do todo.”

Dar voz ao educador que está no chão da sala de aula todos os dias é um ato essencial na condução de uma gestão de excelência. 

Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido

Reconhecer o bom trabalho, a dedicação e engajamento dos professores é uma forma de motivá-los a continuar superando as dificuldades e manter a motivação ao longo do ano letivo que exige fôlego. 

8 - “Estou feliz com o trabalho que entregou.” 

Sempre que tiver oportunidade, parabenize, demonstre que está satisfeito com as entregas e reafirme o impacto desse professor na vida de seus alunos. 

9 - “Parabéns, você superou todas as expectativas nessa nobre missão de ensinar.” 

Superar as expectativas é ir além do que foi previsto. É fundamental demonstrar entusiasmo e reconhecimento nessas situações. 

Frases de motivação para professores pela via do cuidado 

Ao perceber um professor desmotivado, busque entender o que está havendo para poder intervir de forma eficiente. O diálogo, sempre individualizado, com escuta ativa e retorno propositivo, pode ser uma virada de chave para a motivação. 

10 - “Você precisa de ajuda?” 

Sabemos que muitos profissionais, principalmente se estiverem sobrecarregados, têm muita dificuldade de pedir ajuda e, assim, essa situação se torna uma bola de neve. Por isso, ao primeiro sinal de dificuldade, ofereça ajuda. 

11 - “Como a nossa instituição pode te ajudar a melhorar seus resultados?” 

Se coloque à disposição, enquanto instituição para contribuir no desenvolvimento profissional dos docentes. 

12 - “Quais são as suas dificuldades pessoais e profissionais?”

Identifique de forma assertiva quais são os pontos a serem solucionados. Dê espaço e escuta para que eles sejam descritos pelo professor, solicite exemplos do dia a dia. Assim, a decisão por caminhos para a solução de problemas fica mais clara. 

Mostre caminhos para o crescimento profissional 

Ao observar as dificuldades, ao escutar o professor e entender o que está causando desmotivação, faça suas considerações.

Lembre-se: feedbacks assertivos, contextualizados, podem ajudar o profissional a enxergar uma lacuna que não estava sendo percebida. 

E o mais importante nesse processo é mostrar caminhos que o ajudem a solucionar essas questões confiando na sua capacidade de superação. 

13 - "Você tem potencial!”

Reconhecer um problema e ter a perspectiva de como resolvê-lo é uma fonte de motivação. 

14 - “Vamos juntos solucionar essa questão.” 

Oriente sua equipe de forma personalizada. Tente sempre identificar os pontos de atenção  e propor sugestões de desenvolvimento. Muitas vezes, a simples indicação de um livro, um conteúdo em vídeo, ou até mesmo possibilitar uma conversa entre esse professor e um outro profissional da área já gera efeitos consideráveis em sua atuação. 

Estimule o senso de equipe 

Se coloque à disposição para trocas, construção coletiva, conversas e desabafos. Criar uma conexão respeitosa e de confiança é fundamental para toda a equipe. 

15 - “Conte comigo!” 

Essa pode ser uma frase simples, mas tem uma grande relevância quando de fato colocada em prática. Deixe sua equipe ciente de que tem uma porta aberta contigo para conversar sobre quaisquer situações. 

16 - “Nossa equipe unida faz a diferença na vida dos estudantes.”

O papel de um professor sozinho não vai ter o mesmo efeito que o de todos os professores engajados e focados no processo de ensino e aprendizagem das turmas. Incentive o espírito de equipe, promova momentos de descontração entre os colegas e favoreça o fortalecimento dos vínculos. 

17 - “A nossa missão é transformar a vida dos alunos através da educação.” 

Resgatar o compromisso com a educação e seus efeitos para a sociedade deve ser algo recorrente na rotina de toda a escola. 

Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola

Busque ouvir os alunos

O reconhecimento da equipe gestora pode ser sim um grande incentivo. Entretanto, ouvir elogios e ser reconhecido pelos estudantes, pode ser ainda melhor. 

Para um professor, seus alunos são a grande fonte de motivação. Lecionar, transformar vidas, ser inspiração para crianças e jovens em formação é uma força motriz inigualável. 

Portanto, elabore formas de dar espaço a esse reconhecimento vindo dos discentes. Uma sugestão é pedir que eles escrevam frases de motivação para professores em post-its e espalhem pela sala do conselho de classe. 

Essa surpresa pode mudar a forma de encarar a sala de aula novamente, com muito mais energia e vontade de fazer dar certo. 

17 - “Professor, você é uma grande inspiração pra nós!”

Ser inspiração para os alunos é uma forma de feedback. Ou seja, é ter uma resposta de que está no caminho certo quando as coisas parecem não fazer muito sentido em sua atuação. 

18 - “Professor, muito obrigado por contribuir em minha formação.”

Gratidão também é uma forma de reconhecer sua influência no processo formativo de um estudante e recarrega do entusiasmo para continuar exercendo seu papel.  

19 - “Professor, seus ensinamentos ficarão marcados para sempre.” 

Sentir que suas aulas marcarão para sempre um aluno é um grande incentivo para buscar fazer cada dia melhor. 

20 - “Professor, suas aulas são fonte de curiosidade para buscar aprender sempre mais.”  

Uma aula marcante não termina com o sinal batendo, ela inspira, promove o questionamento e alimenta no aluno o desejo de aprender mais sobre aquele tema. É assim que um professor motivado pode buscar inovar e pensar em estratégias mais atrativas. 

Resgate a empatia

Alguns momentos do dia a dia da escola são desafiadores. É preciso entender que os alunos também passaram por momentos difíceis no período de distanciamento e estão juntos nesse processo de reconstrução. 

21 - “Todos nós já fomos alunos.”

Lembrar que todos nós já estivemos na posição de estudantes traz um olhar mais cuidadoso e empático para lidar com as adversidades. Nas diferentes etapas da educação básica, bem como na vida pessoal, a empatia pode ser transformadora. 

Finalize com boas práticas de grandes educadores 

Falar sobre educação é falar sobre sociedade, sobre transformação, sobre formação pessoal e profissional. Muitos educadores, escritores e filósofos podem inspirar, iluminar caminhos e abrir novos horizontes de possibilidades.

22 - “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…” - Rubem Alves 

Para Rubem Alves, a educação ideal se dava pela via da curiosidade. E, dessa forma, oportunizar o conhecimento através da “alegria de pensar”. Essa estratégia pode ser uma excelente forma de motivar os docentes que sentem que seu trabalho está engessado e pouco atraente aos alunos. 

23 -  “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. - Cora Coralina

Cora Coralina, em trecho do poema Exaltação de Aninha (O Professor), traz à luz a ideia de que estamos em constante aprendizado. E o professor também aprende ensinando, e cresce em sua atuação. 

24 - “Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo.” - Malala Yousafzai 

A força de Malala Yousafzai para falar de educação é indiscutível. Lembrar que a educação é um direito e o caminho mais garantido de transformação do mundo em que vivemos, certamente vai gerar sentimento de compromisso nos professores. 

Gestor, como tem sido o processo de motivar os professores para um novo ano letivo na sua escola? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a pensar formas de manter sua equipe unida e engajada na nobre missão de ensinar - e também aprender - em sala de aula. Aproveite e baixe agora nosso Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar