5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos de forma eficaz

11 ago 2017
5 minutos

É fundamental para qualquer educador saber como dar feedback aos alunos com eficiência e clareza, de modo que eles entendam o que precisam desenvolver mais ou o que está sendo feito de maneira satisfatória. Esse retorno deve ser feito cuidadosamente, com toda preocupação acerca de como o aluno o receberá, fazendo com que ele se sinta motivado para buscar evolução e não se acomode nos pontos em que está indo bem.

O post a seguir mostra a você 6 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos de um jeito eficaz para que entendam perfeitamente o que o professor pretende com a avaliação. Continue a leitura e confira!

Dicas para um feedback eficaz:

1. Seja claro ao dar retorno aos alunos

O feedback é um momento importante e o aluno precisa ter certeza acerca de seu desempenho em determinada disciplina, de um modo geral, ou em algum conteúdo específico. Para isso, o professor precisa ter um modelo de avaliação claro. Ao elogiar, o educador deve dizer exatamente o motivo pelo qual está satisfeito com o aluno, deixando claro o que está sendo feito certo e dando os devidos créditos por isso. Se o feedback não for tão positivo assim, é importante ser bem preciso e indicar em que pontos o aluno deve melhorar e o que é necessário para tanto.

2. Faça a avaliação no tempo correto

Outro detalhe importante sobre como dar feedback aos alunos, é que o professor precisa escolher o melhor momento para dar o feedback. Quanto mais cedo for, mais chances o estudante tem de se desenvolver da maneira adequada para corresponder às expectativas. Ao observar que o jovem está tendo dificuldades com um assunto específico, o professor precisa dar um retorno o mais rápido possível. Assim, o aluno poderá se empenhar para melhorar. Além disso, existe a necessidade de o professor intervir para viabilizar o bom desenvolvimento.

Leia mais: Dicas de como dar feedback para os pais de alunos.

3. Reserve momentos específicos para feedback

O feedback é um momento muito particular que trata do desenvolvimento em relação ao aprendizado dos alunos. Essa resposta do professor sobre o desempenho deve ser feita da maneira adequada, no lugar certo e, especialmente, em particular. Esses cuidados evitam dois problemas principais:

  • Em caso de um feedback ruim, o aluno não pode ser exposto diante da turma, pois isso pode causar algum tipo de bullying dentro da sala de aula.
  • O feedback positivo também só diz respeito ao professor e ao aluno, tendo em vista que, se feito na frente de todos, pode haver comparações impróprias ou desmotivação por parte de quem ainda não está indo bem.

4. Exerça a empatia pelos alunos

Outro ponto importante sobre como dar feedback aos alunos: cada aluno tem suas limitações e qualidades no que diz respeito às disciplinas escolares. Cabe ao professor se colocar no lugar dos alunos para entender o motivo pelo qual eles estão deixando de ter um desempenho aceitável, por exemplo. A empatia ajuda muito nesse processo, transmitindo confiança aos estudantes por meio de muita paciência e compreensão. Por vezes, o problema vai muito além da sala de aula e diagnosticar uma situação dessa natureza só será possível com muita disponibilidade por parte do educador.

5. Mantenha o acompanhamento

Nossa última dica de como dar feedback aos alunos é: o feedback não pode ser o final! Após identificar como o aluno está e em que ele pode melhorar ou até mesmo quando está tudo bem, o professor deve seguir com as orientações. O acompanhamento é fundamental para que a próxima avaliação seja melhor. É papel do professor se aproximar do aluno sempre que identificar que ele pode se desenvolver mais ou melhorar em alguns aspectos.

Assim, pode cobrar essa subida na produção e no aprendizado, mas sempre oferecendo ajuda para que um melhor desempenho seja possível. Seguindo essas dicas, você saberá como dar feedback aos alunos de maneira amigável, empática e também muito eficiente, podendo sempre esperar dedicação e aperfeiçoamento no aprendizado.

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

Professores

O que é atividade extraclasse? Aumentando o interesse e motivação dos seus alunos

Você sabe o que são atividades extraclasse? Entenda como essas atividades podem aumentar o interesse e a motivação dos seus alunos?

Continuar
aluno participando de atividade em sala de aula
Professores

Como motivar os alunos a aprender: 6 dicas simples e infalíveis

Neste post, oferecemos seis dicas para engajar os alunos na própria aprendizagem e ter estudantes mais ativos, participativos e presentes nas aulas. Confira!

Continuar
livros do paulo freire
Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continuar