Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos

5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos

11 ago 2017
5 minutos
Post modificado em:
21/12/2021

É fundamental para qualquer educador saber como dar feedback aos alunos com eficiência e clareza, de modo que eles entendam o que precisam desenvolver mais ou o que está sendo feito de maneira satisfatória. Esse retorno deve ser feito cuidadosamente, com toda preocupação acerca de como o aluno o receberá, fazendo com que ele se sinta motivado para buscar evolução e não se acomode nos pontos em que está indo bem.

O post a seguir mostra a você 6 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos de um jeito eficaz para que entendam perfeitamente o que o professor pretende com a avaliação. Continue a leitura e confira!

Dicas para um feedback eficaz:

1. Seja claro ao dar retorno aos alunos

O feedback é um momento importante e o aluno precisa ter certeza acerca de seu desempenho em determinada disciplina, de um modo geral, ou em algum conteúdo específico. Para isso, o professor precisa ter um modelo de avaliação claro. Ao elogiar, o educador deve dizer exatamente o motivo pelo qual está satisfeito com o aluno, deixando claro o que está sendo feito certo e dando os devidos créditos por isso. Se o feedback não for tão positivo assim, é importante ser bem preciso e indicar em que pontos o aluno deve melhorar e o que é necessário para tanto.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

2. Faça a avaliação no tempo correto

Outro detalhe importante sobre como dar feedback aos alunos, é que o professor precisa escolher o melhor momento para dar o feedback. Quanto mais cedo for, mais chances o estudante tem de se desenvolver da maneira adequada para corresponder às expectativas. Ao observar que o jovem está tendo dificuldades com um assunto específico, o professor precisa dar um retorno o mais rápido possível. Assim, o aluno poderá se empenhar para melhorar. Além disso, existe a necessidade de o professor intervir para viabilizar o bom desenvolvimento.

Leia mais: Dicas de como dar feedback para os pais de alunos.

3. Reserve momentos específicos para feedback

O feedback é um momento muito particular que trata do desenvolvimento em relação ao aprendizado dos alunos. Essa resposta do professor sobre o desempenho deve ser feita da maneira adequada, no lugar certo e, especialmente, em particular. Esses cuidados evitam dois problemas principais:

  • Em caso de um feedback ruim, o aluno não pode ser exposto diante da turma, pois isso pode causar algum tipo de bullying dentro da sala de aula.
  • O feedback positivo também só diz respeito ao professor e ao aluno, tendo em vista que, se feito na frente de todos, pode haver comparações impróprias ou desmotivação por parte de quem ainda não está indo bem.

4. Exerça a empatia pelos alunos

Outro ponto importante sobre como dar feedback aos alunos: cada aluno tem suas limitações e qualidades no que diz respeito às disciplinas escolares. Cabe ao professor se colocar no lugar dos alunos para entender o motivo pelo qual eles estão deixando de ter um desempenho aceitável, por exemplo. A empatia ajuda muito nesse processo, transmitindo confiança aos estudantes por meio de muita paciência e compreensão. Por vezes, o problema vai muito além da sala de aula e diagnosticar uma situação dessa natureza só será possível com muita disponibilidade por parte do educador.

5. Mantenha o acompanhamento

Nossa última dica de como dar feedback aos alunos é: o feedback não pode ser o final! Após identificar como o aluno está e em que ele pode melhorar ou até mesmo quando está tudo bem, o professor deve seguir com as orientações. O acompanhamento é fundamental para que a próxima avaliação seja melhor. É papel do professor se aproximar do aluno sempre que identificar que ele pode se desenvolver mais ou melhorar em alguns aspectos.

Assim, pode cobrar essa subida na produção e no aprendizado, mas sempre oferecendo ajuda para que um melhor desempenho seja possível. Seguindo essas dicas, você saberá como dar feedback aos alunos de maneira amigável, empática e também muito eficiente, podendo sempre esperar dedicação e aperfeiçoamento no aprendizado.

Gostou das nossas dicas? Baixe também nosso material gratuito Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

Primórdios do cinema: como trabalhar Georges Méliès em aula

Que tal trabalhar Georges Méliès em aula? É uma ótima oportunidade para mostrar aos alunos os primórdios do cinema. Confira dicas de atividades!

Continuar
Professores

Descubra como pode ser fácil trabalhar artes e língua portuguesa

Neste post, contamos como pode ser fácil trabalhar artes e língua portuguesa de forma interdisciplinar.

Continuar