Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Como motivar os alunos a aprender: 6 dicas infalíveis

Como motivar os alunos a aprender: 6 dicas infalíveis

16 ago 2016
5 min
Post modificado em:
23/9/2022

Nas escolas, é preciso aprender como motivar os alunos para a aprendizagem. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a principal causa para a evasão escolar de jovens no Brasil é a falta de interesse no que é ensinado dentro de sala de aula. Em resumo, quatro em cada 10 estudantes que deixam as carteiras escolares alegam não ver sentido no que é ensinado pelos professores.

Preocupante, concorda? A desmotivação na escola, além de ser uma das principais causas de evasão escolar no país, pode contaminar todo um ambiente dentro da sala de aula. Com isso, ela pode causar problemas graves para o aprendizado de crianças e adolescentes. A seguir discutimos como motivar os alunos para a aprendizagem e mostrar seis dicas para reverter esse quadro dentro da sua escola.

6 dicas de como motivar os alunos para a aprendizagem

Valorize o trabalho em equipe

A educação passou por um processo intenso de mudança em todo o mundo. Se no século XX, os métodos de ensino foram desenvolvidos em torno da figura central do professor, no século XXI o aluno assume um papel de maior protagonismo.

Dessa maneira, algumas atitudes dentro da sala de aula podem atrair a atenção desses estudantes e incentivá-los a aprender cada vez mais. Uma delas é investir no trabalho em equipe. Essa prática estimula uma série de habilidades como a liderança, tomada de decisões, diálogo e compreensão.

Unir pessoas com ideias diferentes para construir algo em conjunto é uma boa maneira de motivar os alunos. Com isso, eles podem aprender com a troca de experiências com seus colegas e refletir sobre o que está sendo ensinado em sala de aula.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Conheça os interesses de cada aluno

É claro que, se você dá aulas para centenas de estudantes é humanamente impossível saber as particularidades de cada um. No entanto, na medida do possível, se empenhe para saber algumas características de seus alunos (e da turma, de um modo geral).

Além disso, tente adaptar atividades para aquele perfil e descobrir formas de como motivar os alunos para a aprendizagem. Se a turma tem um viés mais prático, opte por trabalhos que estimulem a criatividade e que incentivem seus alunos a colocarem a mão na massa.

Leia mais: Atividades de empreendedorismo para sala de aula.

Dê feedbacks constantes

Todo aluno gosta de ter um retorno sobre seus resultados e atividades elaboradas dentro e fora da sala de aula. Mas você sabe a forma certa de como dar feedback aos alunos?

Se ele se engaja para apresentar um trabalho com qualidade, ele espera que o professor reconheça as qualidades do que foi feito. Isso também vale para as críticas. Nesse caso, opte sempre pela construtiva, para que o estudante saiba onde errou e o que pode fazer para evitar uma nova falha.

Preste atenção em cada estudante

Uma das tendências do século XXI é a do aprendizado individualizado. Isso significa acompanhar o rendimento de cada estudante para que ele possa ser acompanhado mais de perto.

Se o aluno está com dificuldades em um conteúdo ou mesmo na adaptação à escola e sente que está abandonado dentro de sala de aula, a tendência é que a desmotivação o acompanhe a partir desse momento. Tente individualizar a atenção na sala de aula e interrompa esse processo de falta de motivação ainda no início.

Ofereça recompensas para motivar os alunos

Todo mundo gosta de ser recompensado por um esforço e por obter resultados a partir de um trabalho bem feito. Isso também pode ser adotado na escola. Premiar o aluno (com reconhecimento público, por exemplo) pode ajudar na motivação de um estudante para querer sempre fazer o melhor dentro de sala de aula.

Incentive o uso da tecnologia em sala de aula

Uma ótima receita de como motivar os alunos para a aprendizagem é introduzir novidades na rotina da escola. Hoje, com o processo de atualização e modernização dos métodos de ensino, uma série de ferramentas tecnológicas surgiram para aproximar o aprendizado da rotina desses jovens.

Uma desses meios é a inserção da leitura digital que incentiva os estudantes a ter contato com livros em diversos formatos. Os livros digitais tornam a leitura mais dinâmica possibilitando opções mais interativas do que os meios tradicionais. Além disso, desperta a curiosidade motivando o aluno a explorar os novos métodos.

Aprender como motivar os alunos também é um desafio para você? Baixe agora gratuitamente o Guia do Engajamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

Quer saber como melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula? Neste post, você confere dicas práticas de como fazer seus alunos se engajarem!

Continuar
Professores

6 dicas para aulas online engajadoras. Confira já!

Está com dificuldades de engajar seus alunos nas aulas online? Neste post, a gente dá dicas práticas de como manter o engajamento no ensino remoto.

Continuar