Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
8 dicas para preparar sua equipe pedagógica

8 dicas para preparar sua equipe pedagógica

24 nov 2022
4 min
Post modificado em:
24/11/2022

Gestor, já sabe como elaborar um planejamento que, além de preparar, fortaleça e motive ainda mais sua equipe pedagógica? Destacamos aqui 8 dicas que vão transformar seu dia a dia, trazendo melhoria nos resultados e harmonia nas relações.

Quem faz parte da equipe pedagógica?

A equipe pedagógica de uma escola é composta pelo diretor, pela coordenação pedagógica, supervisão e docentes. Veja abaixo cada função:

  • O diretor é uma liderança. Seu papel é gerenciar e orientar todas as funções que compõem o funcionamento administrativo e pedagógico da escola;
  • O coordenador pedagógico tem o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Intervindo na seleção de metodologias, no desempenho dos professores e no diálogo entre a comunidade escolar;
  • O supervisor pedagógico deve estar ao lado do professor, orientando, e acompanhando a qualidade do trabalho docente. De modo a incentivar, apoiar e aprimorar sua prática;
  • O corpo docente será o responsável por mediar o caminho do estudante até o objeto de conhecimento. Tendo em mente o propósito da escola e objetivos nacionais de aprendizagem, o professor será o guia do processo de desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes.

Vale ressaltar que esses papéis se desdobram e variam de acordo com a estrutura da escola, podendo haver diferentes tipos de coordenadores (por segmento, componente curricular, unidade, etc) e supervisores, além de outros atores super importantes, como vice-diretor e tutores.

A importância da equipe pedagógica da escola

A equipe pedagógica desempenha uma diversidade de papéis essenciais ao bom funcionamento da escola. Tais como inspecionar, analisar e acompanhar o trabalho de ensino. Mantendo-se atenta às metodologias alternativas e inovadoras, que facilitem o engajamento dos estudantes.

Com o olhar sensível e atento para o processo de ensino e aprendizagem, a equipe pedagógica trabalha para garantir um ambiente agradável e de confiança, para que o estudante se sinta parte da comunidade. Orientando e mediando possíveis conflitos.

É também responsável por elaborar projetos que cuidem dos objetivos pedagógicos da escola. Criando estratégias para trabalhar habilidades e competências de forma alternativa e inovadora, tudo dentro de um cronograma pensado cuidadosamente para o ano letivo.

A equipe pedagógica também garante a escuta das famílias, conhecendo suas particularidades, buscando soluções para suas dores e investindo na manutenção de uma relação saudável entre os responsáveis e a escola.

O que faz parte da formação da equipe pedagógica?

Faz parte da formação da equipe pedagógica receber feedbacks construtivos do seu desempenho profissional. Isso se relaciona não apenas com a assertividade da comunicação, mas também com seu desenvolvimento e alinhamento de expectativas.

Criar uma cultura de feedback dentro da instituição escolar pode ajudar a trabalhar com mais efetividade os erros e problemas que certamente aparecerão pelo caminho. O feedback respeitoso das ações executadas individualmente e em conjunto, auxilia no planejamento do objetivo traçado pela escola.

O que possibilita um aprendizado contínuo e a compreender o erro como uma oportunidade para aperfeiçoar as práticas.  

8 dicas de como preparar a equipe

Confira 8 dicas para preparar sua equipe pedagógica com eficiência, e nutrir um ambiente produtivo e harmonioso.

1- Alinhamento da equipe pedagógica

Reuniões de direcionamento de responsabilidades, orientações e mudança de rotas, são fundamentais para deixar a equipe pedagógica ciente e atenta aos objetivos do planejamento executado, além de ajudar a lembrá-los do propósito do Projeto Político Pedagógico da escola.

É necessário que já estejam previstas no calendário de atividades da escola, a fim de trazer previsibilidade para a organização dos professores, principalmente para aqueles que possuem compromissos em outras escolas, por exemplo.

2- Fomentar recursos materiais e tecnológicos

Avanços tecnológicos no mercado da educação têm transformado a sala de aula, reinventado o dia a dia da administração e coordenação pedagógica.

A partir da tecnologia digital, é possível o acompanhamento personalizado da aprendizagem. Aperfeiçoando atividades de intervenção e o preenchimento de possíveis lacunas de aprendizado pela equipe pedagógica.

3- Aprimorar a comunicação

Ruídos e mal entendidos complexificam a qualidade do trabalho pedagógico e criam atritos entre a equipe. Por isso, além de escolher um canal oficial de comunicação, pensar em formas de deixá-la mais assertiva, como evitar o envio de áudios, por exemplo, pode diminuir significativamente desentendimentos e retrabalhos.

Além disso, promover uma escuta ativa das dores, ideias e propostas é uma prática essencial na escola que deve ser direcionada a toda a comunidade escolar, principalmente à equipe pedagógica.

guia definitivo da gestão escolar
Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Baixe agora!

4- Invista nos profissionais da sua escola

Proporcione condições para que a equipe pedagógica busque formações e amplie seus conhecimentos, uma forma de estimulá-los a constante reflexão de sua prática e ampliação de seu repertório.

Fomente palestras com especialistas na área da educação, da neuroeducação e tecnologia educacional. É fundamental também construir pontes de diálogo com as academias universitárias. Esse intercâmbio de ideias cria oportunidades de pesquisa e ajuda na resolução de desafios educacionais.

Por isso, para o próximo ano letivo, mapeie cursos e eventos. Compartilhe um questionário para  entender sua disponibilidade e temáticas de preferência. É fundamental calendarizar essas ações para que sejam possíveis tanto em via de orçamento como de disponibilidade da equipe.

5- Incentive inovação e protagonismo

Encoraje a equipe pedagógica a criar atividades e estratégias inovadoras de acompanhamento contínuo do aprendizado dos estudantes.

Mostrar confiança nas suas escolhas e perspectivas é uma prática que deve ser exercitada pela gestão escolar, ação fundamental para o enfrentamento de desafios, inovação do processo de ensino aprendizagem, e uma gestão democrática.

6- Análise de desempenho

Fomente a autoavaliação e avaliação entre os pares a cada fim de ano. De modo que o fortalecimento de possíveis pontos fracos sejam trabalhados na formação continuada. É necessário também criar formas de tornar público os reconhecimentos.

É importante que a comunidade escolar conheça os atores que se destacam na busca pela qualidade da educação.

7- Formação continuada da gestão

A função da gestão escolar demanda uma postura de busca e curiosidade contínuas, a fim de que os desafios técnicos, sociais e de aprendizagem que enfrenta, ou possa vir a enfrentar, sejam encarados com a sensibilidade necessária.

Assim, para além de uma formação continuada que abarque as demandas administrativas, a gestão escolar com excelência precisa estar continuamente se especializando, trocando experiências com outros gestores e refletindo sua prática. Só assim é possível preparar uma equipe pedagógica.

8- Espaço de trocas e descontração

Se possível, dentro do calendário escolar, crie momentos de leitura compartilhada com a equipe pedagógica. Faça encontros  periódicos para ler livros literários e de temáticas do universo da educação e seus desafios.

Ofereça espaço para conversas e eventos de confraternização, são oportunidades para formar um ambiente de afeto e confiança.


Gestor, que tal mais dicas de como aprimorar a sua equipe pedagógica? Conheça 9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler! A leitura é um dos caminhos mais fascinantes e efetivos para se inspirar e aprender.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da gestão escolar

Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Controle de caixa escolar: 12 dicas de como fazer

Trouxemos dicas que vão contribuir na elaboração e acompanhamento dessa tarefa, garantindo a saúde financeira e a qualidade de ensino da sua instituição.

Continuar
Gestão Escolar

Dia do diretor escolar: como comemorar nas escolas

Descubra como comemorar o Dia do Diretor Escolar em 12 de novembro. Conheça a importância desse profissional e dicas para celebrar essa data especial nas esco

Continuar