Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

17/11/2022
3 min
Post modificado em:
17/11/2022
Gestora escolar lendo livro

O gestor ou gestora escolar, enquanto profissional da educação, já sabe da importância de sua atuação pedagógica dentro da escola, para além de seu papel burocrático. Pensando nisso, reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação. 

Promovendo uma gestão participativa e democrática 

Gestor, a fim de potencializar sua gestão, torna-se indispensável contar com a participação dos diferentes atores envolvidos no funcionamento de uma escola. Por isso, seguem as dicas de livros que discutem e trazem informações relevantes sobre este tema:

  • A gestão participativa na escola - Heloísa Luck

Este livro sobre gestão escolar faz parte da série "Cadernos de Gestão", organizado por Heloísa Lück, referência nacional na área. Ao relatar as diferenças entre administração e a gestão educacional, a autora discute a importância da gestão participativa, que consiste no envolvimento ativo de todos os que fazem parte direta ou indiretamente do processo educacional.

Com dicas para a promoção de um ambiente participativo, visando aumentar o engajamento da comunidade escolar, esta leitura é essencial para gestores que desejam refletir sobre o seu trabalho e buscar construir estratégias para a sua melhor atuação.

  • Gestão, liderança e clima escolar - Ana Cristina Prado de Oliveira

Que relações podem ser estabelecidas entre o trabalho desempenhado pelo diretor, o trabalho desenvolvido pelos professores e o desempenho dos alunos? Tomando como referência analítica os conceitos de gestão, liderança e clima escolar, a autora Ana Cristina Prado de Oliveira descreve um amplo trabalho que envolveu metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa complementares. A obra narra todo esse processo, trazendo importantes contribuições para o campo, tanto conceituais quanto metodológicas.

  • Planejamento, gestão e legislação escolar - Geraldo Sant’Anna 

O autor Geraldo Sant’Anna, em “Planejamento, gestão e legislação escolar” traz um conteúdo de caráter instrumentalizador para gestores e gestoras que atuam no contexto educacional, ou para aqueles que estão se formando para exercer este papel. 

guia de rematrícula escolar
Guia completo

Passo a passo para a campanha de rematrícula!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar em uma campanha de rematrícula de sucesso.

Baixe agora!

Livros sobre gestão escolar e inovação 

Em um contexto de inovação na educação, a presença da tecnologia nas escolas e nas práticas educacionais, entender as transformações da sociedade e como isso promove novas tendências do mercado educacional é fundamental para a administração escolar. Os livros para gestores apresentados abaixo trazem essa abordagem. Confira: 

  • A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá - José Manuel Moran

No livro "A Educação que desejamos", o professor e especialista em Ciências da Comunicação, José Moran, nos fala sobre os novos desafios dos educadores e das escolas de um mundo em transformação.

O autor traça um paralelo entre a educação que temos e a que desejamos para os nossos alunos, analisando, principalmente, as mudanças que as tecnologias digitais trouxeram para o cenário educacional no Brasil.

São mudanças de tal magnitude que se torna necessário reinventar a educação, em todos os níveis e de todas as formas. Esse é um livro que vai te levar a reflexões sobre o futuro da educação em todos os níveis de ensino, e o papel de educadores e gestores nesta revolução que está acontecendo.

  • Práticas inovadoras na formação de professores - Marli André (org.)

Para uma educação de qualidade, sabemos que é imprescindível garantir a formação continuada dos educadores e educadoras. À equipe de gestores cabe o planejamento e a viabilização desses momentos formativos.

O livro “Práticas inovadoras na formação de professores” traz duas partes: a primeira aborda temas como a formação do professor pesquisador e as políticas de iniciação à docência, além de apresentar práticas inovadoras utilizadas em cursos de formação inicial. Na segunda, os autores discorrem sobre o trabalho dos formadores, no âmbito da escola pública, nos cursos de licenciatura e nos programas de formação continuada.

Liderança em gestão escolar

A gestão escolar exerce um papel de liderança e isso nem sempre é algo simples para quem lida com as diferentes funções de um gestor. Liderar vai muito além de comandar uma equipe ou instituição, é também cuidar, motivar, desenvolver e inspirar pessoas. Para apoiar no desenvolvimento de uma gestão de excelência, seguem as dicas abaixo: 

  • Liderança em gestão escolar - Heloísa Lück

O quarto volume da série “Cadernos de Gestão” joga luz em uma reflexão importante: qual é o papel de um líder dentro de um espaço educativo? Lück argumenta que todos os membros da gestão escolar, do diretor ao orientador educacional, desempenham um papel de natureza formadora, que se constitui na capacidade de influenciar positivamente as pessoas.

Deste modo, os membros da comunidade escolar podem, juntos, construir conhecimento, desenvolver competências e realizar projetos, promovendo, de modo articulado, a aprendizagem e formação de seus estudantes. “Liderança em gestão escolar” irá apresentar os caminhos para a construção de uma cultura escolar marcada pelo comprometimento, pelo espírito de equipe e pela proatividade.

  • Gestão escolar e docência - Casemiro de Medeiros Campos

A temática principal de “Gestão escolar e docência”, do professor Casemiro de Medeiros Campos, é justamente a relação dialética entre estes dois campos, tendo a docência como o núcleo em que se alicerça a gestão escolar.

O livro é composto de duas partes: a primeira, "A gestão escolar e a crítica da educação", tem como pressuposto uma rigorosa análise da possibilidade de viabilizar a excelência na qualidade da escola com base na mediação da gestão escolar; a segunda, "A docência e a gestão escolar", aborda a docência como corpo conjugado organicamente à gestão escolar, ou seja, desenvolve-se a compreensão de que não se realiza a gestão escolar sem a fundamentação na docência.

O contexto pós pandemia nas escolas 

Ao longo do ano de retorno às aulas presenciais foi possível perceber um outro grande desafio para a gestão escolar que é a saúde mental de estudantes e educadores. Para isso, selecionamos também uma dica de livro para gestores sobre esse tema: 

  • Saúde mental na escola - Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Bressan

O livro “Saúde Mental na escola”, organizado por Gustavo Estanislau e Rodrigo Bressan, pretende responder à pergunta: qual o papel da escola no auxílio a alunos e famílias com problemas no âmbito da saúde mental? Com muitas dicas e exemplos, este é um livro que irá trazer para o espaço escolar um diálogo fundamental, promovendo, assim, a educação para a inclusão.

Segundo os autores, enquanto educadores é necessário cultivar a escola como um espaço estratégico e privilegiado na implementação de políticas de saúde pública para crianças e jovens. Esta é uma leitura riquíssima para refletir sobre a saúde mental dentro da comunidade escolar, garantindo, assim, um ambiente seguro e acolhedor, potencializando o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Para gestores se inspirarem em grandes educadores

A formação de um gestor ou gestora escolar passa pela valorização do poder transformador da educação. Ainda que a gestão esteja à frente das atribuições burocráticas da administração da escola, o gestor não deixa de ser um educador que preza pela excelência em educação, no processo de ensino e aprendizagem e na formação integral dos estudantes. Por isso, para finalizar essas dicas de livros para a gestão escolar, trouxemos uma fonte de  inspiração: 

  • Conversas com quem gosta de ensinar - Rubem Alves

Esse é um livro já consagrado do escritor Rubem Alves que reúne crônicas sobre educação. "Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo.” A obra vai proporcionar um resgate à essência da educação através de uma leitura potente e transformadora. 

Gestor, esperamos que essa seleção de livros possa te apoiar de diferentes formas na prática diária de uma gestão atenta às necessidades da comunidade escolar e que investe de forma assertiva na formação integral dos estudantes e no desenvolvimento de sua equipe. Se quiser saber sobre como inovar em sua atuação na escola, acesse o nosso conteúdo: “5 atitudes de um gestor inovador na escola”. Até o próximo texto!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia de rematrícula escolar

Guia completo

Passo a passo para a campanha de rematrícula!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar em uma campanha de rematrícula de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Encerramento do ano letivo: 9 dicas de como organizar

Confira dicas de como organizar o encerramento do ano letivo na sua escola e ter tudo organizado na gestão escolar.

Continuar
Gestão Escolar

7 ideias para criar uma sala de aula interativa

Uma sala de aula interativa permite desenvolver a consciência crítica dos alunos e requer comprometimento do gestor escolar e da equipe pedagógica. Saiba mais.

Continuar