Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Preparar aula: use a tecnologia a seu favor

Preparar aula: use a tecnologia a seu favor

5 set 2018
2 min
Post modificado em:
4/7/2022

O trabalho do educador é gratificante, mas, ao mesmo tempo, desafiador. Além da criatividade necessária para chamar a atenção dos alunos, o professor tem diversas tarefas extraclasse, como preparar aula, preencher relatórios e documentos, além de corrigir atividades e avaliações.

A boa notícia é que, como estamos no século XXI, já é possível recorrer à tecnologia para facilitar essas atividades. Você conhece as opções? Quer saber mais sobre elas? Então, veio ao lugar certo!

Neste post, apresentamos formas de utilizar a tecnologia para elaborar aulas dinâmicas e atraentes, que prendem a atenção dos alunos e promovem a aprendizagem ativa. Continue a leitura e descubra soluções digitais inovadoras!

A importância do preparo das aulas

A aprendizagem torna-se significativa quando o educador tem clareza quanto aos objetivos e o ensino acontece com intencionalidade. Por isso, o preparo das aulas é tão importante quanto o tempo que o professor passa presencialmente com os alunos.

Isso significa que ele não só conhece e expõe o conteúdo. Adicionalmente, procura abordagens eficazes, apropriadas à faixa etária dos estudantes, seus interesses e os objetivos educacionais vinculados àquele material.

Quando o professor não dedica o tempo necessário ao preparo das aulas, o resultado das turmas pode ser prejudicado. Mesmo que ele consiga a atenção do grupo, é provável que utilize apenas a exposição do conteúdo e outras metodologias passivas.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Como usar a tecnologia para preparar aula

Quer saber como a tecnologia pode ajudá-lo a elaborar aulas atraentes, eficazes e que usam metodologias ativas? Confira as dicas a seguir!

Ofereça oportunidades para os alunos participarem pela internet

Já percebeu como as crianças e os adolescentes já consideram a profissão de youtuber uma das mais desejadas? Isso não acontece apenas porque eles veem o sucesso dos influenciadores digitais, mas porque encontram um canal em que podem ser ouvidos.

Dê a eles a oportunidade de interagir pela internet. A turma pode criar blogs, wikis e vlogs para compartilhar o resultado de seu aprendizado e debater temas com outros estudantes.  

Esse tipo de atividade pode produzir altos níveis de engajamento, além de desenvolver diferentes habilidades: planejamento e execução de projetos, comunicação verbal e escrita, produção audiovisual e assim por diante.​

Associe o conteúdo de sala de aula a eventos reais

O conteúdo escolar não deve ser dissociado do que acontece na sociedade. É fundamental que ele seja usado para interpretar a realidade e propor soluções.

Por isso, a leitura de textos jornalísticos na sala de aula é tão importante. Materiais selecionados podem formar a base para projetos interdisciplinares relevantes, além de proverem contexto para debates profundos sobre temas da atualidade.

Use recursos de áudio e imagem

A capacidade de abstrair para compreender e relacionar conceitos mais profundos se desenvolve progressivamente, ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por isso, os alunos precisam de ajuda para compreender conceitos abstratos. Recursos de áudio e imagem favorecem a assimilação de informações e são um auxílio importante nesse processo.

A internet é cheia desses exemplos. Existem desde opções gratuitas, como o YouTube, até plataformas especializadas em educação, com conteúdos restritos a assinantes. O importante é buscar recursos visuais e auditivos que tornem o material mais acessível.

Tenha acesso a materiais de apoio pedagógico

Algumas plataformas apresentam soluções digitais prontas para o professor utilizar em classe. A Árvore Atualidades, por exemplo, oferece atividades prontas, relacionadas aos textos e adequadas à faixa etária dos estudantes. Esse material visa levar a realidade do mundo para dentro da sala de aula, provocar o pensamento crítico e exigir que os alunos se tornem sujeitos ativos na aprendizagem, capazes de elaborar o conhecimento para encontrar as respostas adequadas.

Além disso, as atividades propostas são adequadas à faixa etária dos estudantes. Elas trazem a realidade do mundo para dentro da sala de aula, provocam o pensamento crítico e exigem que os alunos se tornem sujeitos ativos na aprendizagem, capazes de elaborar o conhecimento para encontrar as respostas adequadas.

Quer contar com o apoio de especialistas e com uma solução digital inovadora para a educação na hora de preparar aulas? Converse com nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

Saiba preparar seus alunos para o conteúdo digital

Você sabe como preparar seus alunos para o conteúdo digital? Neste artigo a árvore dá algumas sugestões de como as escolas podem preparar seus alunos.

Continuar
Professores

O que é atividade extraclasse? Descubra agora!

Você sabe o que são atividades extraclasse? Entenda como essas atividades podem aumentar o interesse e a motivação dos seus alunos?

Continuar