Por que ler os clássicos da literatura?

No items found.

Os clássicos da literatura refletem a cultura de um povo ou de um período da história da humanidade. Seus autores são verdadeiros artistas, que se dedicam a trabalhar a linguagem de maneira única e a refletir sobre assuntos que sempre farão parte das nossas vidas.Mas mesmo com a sua reconhecida importância, os clássicos são deixados de lado até mesmo por leitores assíduos. Muitos os consideram difíceis de ler, antes mesmo de terem contato com a obra.Neste post vamos quebrar os preconceitos com os clássicos e contar para você quais são os motivos que justificam a leitura dessas obras anacrônicas, além de demonstrar em que esse conhecimento pode ser útil para os seus alunos e sua trajetória dentro e fora da sala de aula. Confira!

Porque são atemporais

Os clássicos da literatura não são chamados assim por acaso. Eles costumam tratar de aspectos da vida que são de eterno apelo para a humanidade, como o amor, a vida e a morte. Um clássico nunca sai de moda e são esses temas universais que o tornam sempre contemporâneo.

Porque são representações da realidade sob um novo ponto de vista

O que faz um autor ser considerado importante e continuar sendo lido por várias gerações é a sua habilidade de recriar a realidade de acordo com o seu ponto de vista único. Ao ter acesso a um texto literário, o leitor começa a enxergar o mundo de outras maneiras, desenvolvendo, desta forma, uma atitude crítica diante da vida e do que acontece ao seu redor.

Porque várias obras atuais são inspiradas em clássicos da literatura

Filmes, novelas, outros livros e seriados. Todas as criações atuais carregam consigo alguma pitada de inspiração nos clássicos da literatura.Por exemplo, a animação “O Rei Leão”, criada pela Disney, foi baseada em “Hamlet”, obra do escritor William Shakespeare! Esse pode ser um gancho interessante para trabalhar a obra em sala de aula, não acha?O filme “10 coisas que odeio em você”, também foi criado com base em um texto do grande dramaturgo inglês, mas desta vez a inspiração veio da peça “A Megera Domada”..Perceber essas relações expande a compreensão sobre as obras atuais e aumenta o conhecimento de quem as consome, já que quem lê os clássicos passa a conhecer as ideias que deram origem a diversas histórias.

Porque são desafiadores

Muitas vezes, a escrita usada nos clássicos é considerada difícil, seja pelo estilo único do autor ou por se tratar de uma linguagem menos usada nos dias de hoje. Mas sua riqueza vale o desafio, além desse contato com o diferente ser uma importante maneira de adquirir conhecimento.

Porque melhoram o vocabulário

Quem lê os clássicos acaba entrando em contato com palavras novas, vindas de outro tempo e lugar. Isso enriquece — e muito — qualquer vocabulário. Porém, é importante pedir para que os alunos leiam com um dicionário ao lado, assim, sempre que surgir uma palavrinha nova eles poderão consultar o seu significado.E aí? Se convenceu da importância de ler os clássicos da literatura? Conte para nós a sua experiência em sala de aula e qual foi o último clássico que você indicou para os seus alunos! Deixe um comentário!

No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

aluna lendo
Leitura

Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continue lendo
professora realiza atividades de leitura com alunos
Leitura

10 ideias para desenvolver atividades de leitura divertidas

Confira neste post 10 ideias práticas para desenvolver a leitura em sala de aula e formar novos leitores na sua escola!

Continue lendo