Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
6 dicas para incentivar o hábito da leitura nos alunos

6 dicas para incentivar o hábito da leitura nos alunos

18 out 2015
2 min
Post modificado em:
4/8/2022

É indiscutível: uma pessoa que lê mais, principalmente desde a alfabetização, apresenta desempenho melhor em todas as disciplinas estudadas, além de ser mais capaz de desenvolver suas relações pessoais e profissionais no futuro. Para que todos os alunos sejam contemplados por esse cenário, no entanto, uma das principais dificuldades dos educadores no meio acadêmico envolve, sobretudo, a capacidade de aprimorar as habilidades linguísticas nos alunos.

Muitas vezes, os professores de Geografia, Matemática e outras disciplinas (e não somente os de Português), percebem dificuldades nos estudantes que não são conceituais, e sim referentes à interpretação.Listamos seis técnicas que podem ser abordadas em sala de aula, para contribuir com a criação do hábito de leitura dos alunos, melhorando, assim, o desempenho acadêmico deles em longo prazo. Confira!

1 - O despertar para a leitura

O ideal é que o aluno que está ainda em processo de alfabetização comece a ser apresentado de maneira lúdica e criativa para os livros. É interessante que o educador conheça o aluno para ajudá-lo nesse processo. Sabendo os seus gostos e interesses, a leitura será mais atrativa e de acordo com os gêneros literários e estilos de leitura que agregam maior curiosidade, entusiasmo e motivação.

Esse hábito se tornará mais fácil quando houver interesse na tarefa, independente do grau acadêmico do aluno. Para os mais novinhos, invista em livros coloridos e com imagens. Procure saber se eles se interessam por animais, esportes, carros, contos de fadas. Já os pré-adolescentes costumam preferir livros de ação, romance policial, aventura, suspense, dentre outros.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

2 - Promover maior autonomia

Outra forma de fazer os alunos verem a leitura como uma prática diária, prazerosa e vantajosa para eles é propiciando maior autonomia no processo de seleção dos textos lidos. Incentivá-los a participar da escolha literária faz com que a leitura não seja uma total obrigação, já que também poderão optar por temas de sua preferência.

Assim, de acordo com a prática de leitura dos alunos, o professor pode ir implementando outros temas e gêneros que sejam mais pertinentes às necessidades acadêmicas.

3 - A tecnologia como motivação

O uso de dispositivos móveis e o acesso a internet é cada vez mais comum e frequente entre os jovens. Faça uso dessa tecnologia para motivá-los a fazer as leituras. Invista em e-books e livros digitais que podem ser facilmente lidos em notebooks, tablets e leitores de livros específicos.

Alguns desses livros são interativos e permitem que o aluno desenvolva atividades através dele.

4 - Interpretação criativa

Quando o aluno aprende a interpretar, consequentemente o interesse para a leitura aumenta, já que ele começa a imaginar as cenas da estória. Para ajudá-lo a compreender melhor o que é lido, é recomendado que algumas leituras sejam feitas junto a eles.

O resultado é certo: maior concentração, maior capacidade imaginativa e desenvolvimento do gosto pela leitura.

5 - Criar segurança

Vale lembrar que é importante auxiliar o aluno para que ele crie segurança e confiança na sua interpretação da leitura. Portanto, enquanto ele ainda estiver inseguro, permaneça com livros mais fáceis e de acordo com o nível de aprendizado dele — vá dificultando à medida que ele evoluir a sua capacidade interpretativa.

6 - Interação com outros tipos de mídias

Para que o aluno compreenda melhor o livro que está lendo, que tal fazer a exibição do filme que conta a história do livro para que esses dois formatos possam ser analisados e comparados? Você pode também incentivar o lado criativo dos jovens com a produção de um teatro sobre o livro lido — com a atuação e participação dos alunos durante a montagem da peça.

São muitas as formas de incentivar o hábito de leitura em seus alunos. O importante é fazer com que eles tomem gosto pela prática e não a realizem apenas por ser uma obrigação.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba no e-mail mais conteúdos como esse!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Como usar dados para acompanhar os índices de leitura?

Descubra neste post como acompanhar os índices de leitura dos alunos da sua escola e usar os dados a favor da aprendizagem.

Continuar