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leitura
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É indiscutível: uma pessoa que lê mais, principalmente desde a alfabetização, apresenta desempenho melhor em todas as disciplinas estudadas, além de ser mais capaz de desenvolver suas relações pessoais e profissionais no futuro. Para que todos os alunos sejam contemplados por esse cenário, no entanto, uma das principais dificuldades dos educadores no meio acadêmico envolve, sobretudo, a capacidade de aprimorar as habilidades linguísticas nos alunos.
Muitas vezes, os professores de Geografia, Matemática e outras disciplinas (e não somente os de Português), percebem dificuldades nos estudantes que não são conceituais, e sim referentes à interpretação.Listamos seis técnicas que podem ser abordadas em sala de aula, para contribuir com a criação do hábito de leitura dos alunos, melhorando, assim, o desempenho acadêmico deles em longo prazo. Confira!
1 - O despertar para a leitura
O ideal é que o aluno que está ainda em processo de alfabetização comece a ser apresentado de maneira lúdica e criativa para os livros. É interessante que o educador conheça o aluno para ajudá-lo nesse processo. Sabendo os seus gostos e interesses, a leitura será mais atrativa e de acordo com os gêneros literários e estilos de leitura que agregam maior curiosidade, entusiasmo e motivação.
Esse hábito se tornará mais fácil quando houver interesse na tarefa, independente do grau acadêmico do aluno. Para os mais novinhos, invista em livros coloridos e com imagens. Procure saber se eles se interessam por animais, esportes, carros, contos de fadas. Já os pré-adolescentes costumam preferir livros de ação, romance policial, aventura, suspense, dentre outros.