Confira como a tecnologia e o livro digital podem ajudar a engajar alunos na leitura!

Sabemos que tornar seus alunos leitores assíduos pode ser um super desafio, principalmente considerando o mundo no qual existem possibilidades infinitas de distração. Mas você sabia que é possível aliar tecnologia, diversão e leitura digital? Não? Vem com a gente, que explicamos!   

A educação como um instrumento de preparação para o mundo, deve ser uma prática que dialogue com a realidade à nossa volta. Logo, o uso das tecnologias educacionais tem o potencial de transformar a relação ensino e aprendizado.

Afinal, as tecnologias possuem a capacidade de aprofundar o conhecimento do estudante, expandindo seu desenvolvimento cognitivo e emocional de modo mais assertivo e divertido. Conheça como a conexão entre tecnologia e leitura digital pode incentivar a prática leitora!

Dinamismo em sala com a tecnologia educacional

A tecnologia educacional garante acesso mais dinâmico ao conhecimento, despertando a curiosidade dos estudantes e possibilitando uma maior troca com os demais colegas.

Além disso, ela possibilita um cotidiano muito mais lúdico e interativo em sala de aula ou em qualquer lugar. 

Leitura acessível com o livro digital

O livro digital, além de apresentar baixo custo, garante a vantagem de poder dimensionar a leitura aumentando ou diminuindo o tamanho da letra, por exemplo. Há ainda a possibilidade de acesso em aparelhos comuns do nosso dia a dia como notebook, celular e tablet.

Já o professor não precisa  carregar aquela bolsa pesada com milhares de materiais e livros, tendo em vista que agora todo seu potencial de leitura se concentra numa única plataforma digital. De modo semelhante, perder ou esquecer o livro em casa não é mais uma opção.

Leia também: Como utilizar o livro digital em sala de aula?

Aumento da dedicação

A tecnologia educacional pode maximizar a dedicação dos alunos ao mundo da leitura, principalmente porque ela possibilita uma personificação da trajetória de aprendizagem. Isto é, os professores têm a possibilidade de direcionar o ensino a partir do  interesse dos alunos.

Ademais, é possível um controle mais assertivo e uma análise mais cuidadosa do desempenho do estudante, oferecendo alternativas e novas possibilidades de compreender as lacunas da construção de conhecimento.

Fortalecimento do diálogo

A tecnologia educacional pode ser uma fonte rica de recursos e possibilidades. Afinal, permite um feedback imediato e constante do desempenho do estudante em razão dos dados produzidos pelo uso da plataforma digital. Com isso, ela pode facilitar e aprofundar o diálogo entre a escola e os responsáveis.

Há nas nossas plataformas Árvore Livros e Árvore Atualidades, por exemplo, um acervo com mais de 30 mil obras, artigos jornalísticos e de opinião. Nelas, é possível ao professor uma avaliação contínua sobre o desempenho do aluno, a partir do relatório de leitura, como também a criação de atividades, o compartilhamento e gerenciamento dos livros.

Ampliação do interesse

Um recurso bastante utilizado nas tecnologias educacionais, por exemplo, é a gamificação, que utiliza técnicas comuns aos games no processo de aprendizado. O método tem o intuito de expandir a criatividade desenvolvendo pensamento crítico e lógico.

Tudo isso é realizado a partir de desafios que incentivam o aprendizado de uma forma mais fluida e dinâmica e, por isso, mais eficiente. Portanto, a gamificação aliada à leitura digital é um elemento potencializador do interesse do estudante, incentivando um desenvolvimento exponencial no hábito da leitura.

Por fim, a tecnologia educacional e o livro digital são parceiros inseparáveis no incentivo à leitura. Além de facilitar o controle dos gestores e professores sobre o aprendizado da turma como um todo, dá ao estudante um incentivo diferenciado e atraente tornando o ato de ler uma aventura muito mais divertida e prazerosa!


Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

professora incentivando aluno a ler
Leitura

Como incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores

Quer conferir como incentivar a leitura na escola entre seus alunos? Trouxemos cinco dicas infalíveis para educadores!

Continuar
livros clássicos
Leitura

Por que ler os clássicos da literatura?

Neste post, oferecemos para você cinco motivos para ler os clássicos da literatura e porque eles são importantes na formação de leitores. Confira!

Continuar