Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
O que aprendemos quando lemos?

O que aprendemos quando lemos?

20 set 2016
3 min
Post modificado em:
5/10/2022

Você já reparou que lemos tirinhas interpretando as imagens, os sorrisos e caretas dos personagens? E que olhamos os balões com frases curtas e muitas vezes apenas com onomatopeias, do tipo Zummmm, Smack, Tóimmm… E entendemos tudo? E quando os balões só vêm com aquelas bolinhas, que nos fazem entender que é pensamento e não fala? Não é bacana?! É uma linguagem específica dos quadrinhos, que pode ser encontrada nos jornais, nas revistas, e em livros como o da Mafalda, por exemplo.

As estratégias de leitura descritas acima são próprias desse texto, e nos fazem identificar que nosso movimento de leitura deve unir a imagem ao que está escrito. Além disso, nos remete também a uma leitura mais deleitosa, de diversão, de poder dar risada!

O que aprendemos quando lemos romance?

Mas e se a nossa vontade for ler um romance? Um livro que narra uma história de aventura e amor, que escolhemos por que adoramos o autor e o seu jeito de contar, de forma poética, os sentimentos dos personagens? Aí, dessa vez, acionamos novas estratégias de leitura.

Nessa situação, o movimento do olhar muda, o envolvimento com a história é mais duradouro e nossa expectativa em relação ao texto também  é modificada. A situação de produção é outra, assim como a intenção. Os autores escreveram pensando que aquela sua história iria para um livro e não para um jornal ou uma revista.

Isso tudo muda nossa relação com o que vamos encontrar. O texto nos contará a história, e as imagens, dessa vez, nós criaremos em nossas mentes! Quantas vezes já não lemos um livro, inventamos os rostos e cenários daquela narrativa e, em seguida, o cinema vem e lança o filme dessa sua história preferida e… Surpresa: os personagens e cenários são outros…! Muitas vezes adoramos e preferimos aquela versão do cineasta, mas outras vezes pensamos: meu herói era mais valente e bonito! Esse é o encanto dos romances contados em livros!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

E quando lemos notícia?

Você já pensou que ao lermos uma notícia no jornal, despertamos um senso crítico para o fato lido e, naturalmente, vamos emitindo opinião sobre o que lemos? Tentamos compreender como aquela notícia nos afeta, percebemos um jornalista que relata suas descobertas, sua reportagem, e apresenta o fruto de uma entrevista interessante que ele fez, por exemplo.

O foco desse autor é informar o leitor sobre o que acontece na cidade, no país, no mundo… Nossa relação e nossa intenção ao pegar o jornal ou a revista, e ler as notícias da semana, é outra, diferente do desejo que nos move para o romance. É o desejo de estar “por dentro”, de estar antenado, de ter um repertório maior de informação.

Todos os textos têm alguma coisa em comum: um discurso.

Com isso, mobilizamos outros caminhos de leitura, olhamos a manchete, selecionamos o caderno (Cultura, Esporte, Cotidiano), o tema, buscamos os textos do nosso jornalista preferido… Enfim, enquanto olhamos gráficos, box, legendas, imagens e nossos olhos se movem entre essas informações, vamos prevendo o que encontrar em cada notícia!

Esses movimentos é que nos levam a compreender que todos os textos têm alguma coisa em comum: um discurso! Para analisar cada discurso, é importante levar em conta que cada um foi escrito em uma determinada época, em um determinado lugar, por um determinado autor! E ainda por cima, para ser publicado em lugares diferentes, com intencionalidades distintas também.

Saber ler é saber ler diferentes discursos, em textos diversos

Temos que nos apropriar de todas essas circunstâncias de produção que geram diferentes vozes para cada texto. E é isso que os une. Saber ler é saber ler diferentes discursos, em textos diversos.

E é dessa forma, que o Guten News apresenta a notícia para o nosso jovem leitor. A notícia é lida e curtida, pelo tema trazido e pelo discurso que a embala. Levamos o leitor a relacionar-se com o texto, por meio de jogos que o levam a pensar: “quem escreveu essa notícia?”, “em que momento da nossa história?”, “para quem ele escreveu?” e “para que ele usou essa expressão?”.

Além disso, a notícia instiga o leitor a pensar sobre o fato trazido e que relações podem ser estabelecidas entre todos os seus conhecimentos prévios e o que ele vai encontrar de novidade na notícia! Movemos sempre habilidades diferentes para cada texto, na busca do que os une: um discurso e uma história!

Gostou da nossa reflexão? Confira também nosso e-book sobre Literatura Infantil!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

5 livros em quadrinhos para estimular a leitura de seus alunos

Que tal conferir cinco dicas de livros em quadrinhos para seus alunos? Temos certeza que eles irão adorar!

Continuar
Leitura

14 autores importantes da Literatura brasileira

Quer saber quais autores e livros da literatura brasileira não podem faltar na sala de aula? Confira neste post!

Continuar