Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Como usar a tecnologia para preparar seus alunos para o vestibular

Como usar a tecnologia para preparar seus alunos para o vestibular

25 jul 2017
2 min
Post modificado em:
6/12/2022

Preparar os alunos para o vestibular de um modo mais atrativo e enriquecedor não é uma tarefa fácil. Mas se você quer cativar os estudantes e fazer com que eles se interessem ainda mais pelo conteúdo ensinado, nós temos uma dica. Você sabia que o uso das novas tecnologias pode ser um grande aliado nesta função.

Os dispositivos eletrônicos já fazem parte da vida dos jovens, mas o que poucos sabem é que a tecnologia em sala de aula pode ser uma grande auxiliar do processo de aprendizagem.

Nesse sentido, estar atento aos benefícios tecnológicos pode ser um diferencial para professores e instituições de ensino.No post de hoje, listamos algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo as ferramentas digitais em sala de aula. Vamos conferir?

Uso de aplicativos

Hoje em dia, os smartphones e tablets nos dão a possibilidade de ter praticamente tudo ao alcance da mão. Notícias, músicas, entretenimento, jogos, amizades, dentre outros. Mas, além disso, os dispositivos podem ser uma ótima ferramenta na hora de preparar os alunos para o vestibular.

Existem inúmeras lojas online nas quais é possível baixar facilmente aplicativos educativos, de acordo com os objetivos de ensino e aprendizagem. Há, por exemplo, opções especializadas na resolução de questões do ENEM.Alguns dos aplicativos têm estrutura de jogos, o que pode aumentar ainda mais o interesse dos estudantes.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

Consultas em bibliotecas digitais

O uso de novas tecnologias de ensino deve ser feito de um modo prático e prazeroso para os estudantes. Ao mesmo tempo, essas tecnologias não devem estar separadas do processo de ensino. Então, é preciso incorporá-las de um modo natural e eficiente.

Uma ótima alternativa para isso são as bibliotecas digitais. Elas são plataformas on-line que funcionam como os já conhecidos Netflix e Spotify. Utilizando qualquer dispositivo eletrônico móvel, os estudantes têm acesso à leitura digital de milhares de títulos em formato de e-book.

Algumas bibliotecas digitais permitem, ainda, que os educadores tenham acesso aos relatórios individuais de leitura. Com isso, é possível saber se os livros foram realmente lidos, ou verificar o tempo gasto na sua leitura, por exemplo.

Ainda, as bibliotecas digitais trazem uma boa vantagem para a dinâmica de sala de aula: um mesmo título pode ser lido por inúmeras pessoas ao mesmo tempo.

Participação em fóruns de debate on-line

Outra ferramenta tecnológica bastante eficaz são os fóruns de discussão nas redes sociais. Neles, é possível trocar ou compartilhar informações com rapidez e eficiência. Além disso, os grupos podem ser facilmente criados e mediados por professores e tutores.

A maior possibilidade de interação torna as ferramentas digitais de ensino uma boa forma para motivar os alunos. Nos grupos de discussão on-line, é possível compartilhar vídeos e links, trocar dicas de livros, tirar dúvidas e acompanhar as discussões de um modo bem mais divertido.

Por fim, não há como negar que os meios digitais estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E na educação, como vimos hoje, isso não é diferente.

Se, em um passado recente, as tecnologias digitais eram vistas como obstáculos para o ensino, agora, elas são grandes aliadas. E quando bem usadas, podem ser decisivas na hora de preparar os alunos para o vestibular.Além disso tudo, os recursos tecnológicos podem servir como meios de aproximação entre educadores e estudantes.

Então, gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba mais notícias como essa!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Educação

Relatório Escolar: 10 dicas para construir o seu

Quer dicas de como construir um relatório escolar perfeito? Trazemos dicas práticas de como construir o relatório dos alunos.

Continuar
Educação

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

Confira algumas ideias de brincadeiras para trabalhar emoção com crianças e jovens, em casa ou na escola.

Continuar