Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Como utilizar o livro digital em sala de aula?

Como utilizar o livro digital em sala de aula?

23 mar 2017
2 min
Post modificado em:
4/10/2022

O mundo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos e, desenvolver o gosto pela leitura acaba sendo mais um desafio para o professor. É necessário, então, que se pense em estratégias para despertar o prazer em ler. O livro digital em sala de aula pode ser um grande aliado neste processo. Veja algumas dicas de como utilizar essa ferramenta e ajudá-lo nesta tarefa!

1. Faça atividades de leitura por meio de aplicativos

Por que não criar o vinculo afetivo dos alunos com a leitura por meio do digital? Os livros digitais podem ser grandes aliados nesse processo. Escolha o livro e peça para que os alunos acessem por meio de tablets, por exemplo.

Existem vários aplicativos que trabalham a interpretação de texto em forma de jogos. Como eles já estão acostumados ao ambiente digital, haverá poucas dificuldades de acesso.

Quero na Minha Escola
Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Acesse agora!

2. Experimente a leitura compartilhada

A leitura compartilhada se caracteriza pelo fato de todos os alunos terem acesso ao livro. Sendo assim, os livros digitais possibilitam que mais alunos tenham acesso ao texto ao mesmo tempo, sem a necessidade da biblioteca da escola possuir um exemplar para cada um.

Que tal dividir os parágrafos do livro e pedir para que cada aluno trabalhe com um? Pode ser leitura em voz alta para a turma ou mesmo um resumo feito com as suas próprias palavras.

3. Proponha a realização de pesquisas em livro digital na sala de aula

O mundo digital é um ótimo lugar para se realizar pesquisas devido à quantidade de informações disponíveis na internet. No entanto, é necessário ajudar os alunos a escolherem uma fonte segura para essa atividade. Os livros digitais são excelentes fontes de pesquisa.

Enquanto o professor explica o conteúdo da aula, o aluno pode buscar pelo significado de palavras desconhecidas em dicionários ou mesmo buscar por mais informações sobre o assunto em enciclopédias online e dividir com a classe.

4. Trabalhe com a linguagem visual

Durante a leitura, principalmente voltada para crianças, a presença de imagens é bastante importante. Com os livros digitais, os alunos conseguem explorar a linguagem visual dos livros e até mesmo criar a sua própria ilustração para o texto.

5. Utilize o gênero "notícia"

Atualmente, os grandes veículos de comunicação — revistas e jornais, por exemplo — estão presentes também na versão digital, facilitando o acesso às informações e aos últimos acontecimentos mundiais.Sendo assim, que tal ensinar aos alunos sobre o gênero "notícia" por meio dos livros digitais? Eles podem pesquisar os acontecimentos que mais lhes interessarem para atividades de leitura ou mesmo criarem o seu próprio jornal.

O livro digital é uma tecnologia que pode ajudar o professor a desenvolver o prazer pela leitura nos alunos, pois é uma plataforma em que os jovens estão acostumados a utilizar no dia a dia. Além disso, possibilita novas interações com o texto que o livro em papel não proporciona.

Se você gostou das nossas dicas de como utilizar o livro digital em sala de aula, acesse também nosso artigo sobre como ajudar seu aluno a se concentrar na leitura!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Quero na Minha Escola

Preencha o formulário!

Leve a Árvore para sua escola!

Com inovação e leitura, você ajuda a preparar seus alunos para o futuro. Preencha o formulário no site e saiba mais!

Você pode gostar também

Educação

Como revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digitais?

Se quer oferecer um conteúdo mais interativo para a alfabetização dos alunos, leia aqui como explorar as atividades de alfabetização digital em saula de aula.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar