Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Acesse agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
5 atitudes de um gestor inovador na escola

5 atitudes de um gestor inovador na escola

21 out 2022
3 min
Post modificado em:
21/10/2022

Aqui você vai conhecer cinco atitudes para ser um gestor inovador na sua escola. Vai encontrar também as habilidades necessárias para executá-las e os meios para ficar antenado no mundo da gestão e da inovação.

Como ser um gestor escolar inovador na escola?

Cometemos um erro muito comum quando pensamos em inovação. Tendemos a achar que é uma descoberta solitária, revolucionária e, ao ser executada pela primeira vez, será como mágica, perfeita, sem falhas.

Mas, gestor, já pensou que as grandes descobertas da ciência são feitas através de equipes muito comprometidas dedicadas em processos a longo prazo?

Temos uma notícia: assim também é com a gestão escolar! Por isso, veja abaixo os processos que precisam ser iniciados para transformar-se em um gestor inovador na escola, de acordo com especialistas do Programa Formar (Fundação Lemann).

5 atitudes de um gestor inovador

Para ajudar, destacamos no post algumas das principais atitudes que formam um gestor escolar inovador.

1 - Manter a coerência

Primeiro, é necessário identificar necessidades de inovação e melhoria na sua escola, de modo que sejam consistentes com a visão e os valores da instituição e estejam alinhados aos resultados de aprendizagem dos estudantes.

2 - Refletir sobre cada ação

Sabemos que a reflexão na ação é um dos princípios da prática pedagógica.

Sair do modo automático, refletir com cuidado sobre os processos e as dinâmicas do dia a dia da escola, pode trazer perspectivas e insights importantes do que precisa ser aprimorado.

3 - Olhar atento para as práticas docentes

Embora seja comum atribuir toda a responsabilidade do processo de ensino e aprendizagem à ação dos docentes, não podemos perder de vista que a gestão escolar também impacta significativamente na aprendizagem dos alunos. É o que mostram pesquisas recentes.

Faz parte das atribuições de um gestor inovador na escola, não apenas as decisões administrativas e financeiras, mas  também um olhar atento para as práticas pedagógicas docentes.

Isto significa uma postura de reflexão dos processos educativos estabelecidos na sala de aula em conjunto com os educadores.

4  - Trabalho em equipe

Como vimos, o processo de inovação não é solitário, por isso, é indispensável envolver diferentes atores nas mudanças e desafios que se deseja encarar. Um gestor inovador na escola vai adicionar novos olhares para seus projetos e exercer uma liderança colaborativa.

5 - Correr riscos

O gestor inovador na escola adota uma postura de melhoria contínua e assume um compromisso com a mudança.

Desse modo, o erro é visto como parte do processo, pois é o que fará com que os atores envolvidos na busca pela inovação possam compartilhar, repensar suas práticas e criar ideias.

Quais as principais habilidades que um gestor inovador deve ter?

Além das atitudes acima, é importante também ter atenção ao desenvolvimento constante de habilidades essenciais. Afinal, não são só os professores que precisam de formação continuada.

Confira algumas dessas habilidades:

Ser acessível:  

São muitas as responsabilidades e cobranças a que um gestor está submetido, mas é essencial separar um tempo para compartilhar a vida escolar com os alunos, com os professores e com as famílias.

Nem sempre as dores da comunidade escolar chegarão aos seus ouvidos, por isso, participar e ter um olhar atento para as ações, pode ampliar sua visão sobre o todo e te transformar em um gestor inovador na escola.

Flexibilidade:

Ser capaz de se adaptar às mudanças, perceber oportunidades de crescimento não é uma tarefa fácil, mas é possível desenvolvê-la com reflexão e contribuição dos seus colegas gestores.

Desse modo, fazer parte de uma rede, cultivar diálogos com outros gestores é importantíssimo para ser um gestor inovador na escola.

Comunicação assertiva:

Gestor, exercite uma comunicação assertiva, sem perder de vista a empatia e o cuidado com o ouvinte. E esse cuidado precisa ser para todos os atores da escola.

Fomentar uma cultura de feedback é um caminho possível para isso, não apenas alinhar os erros cometidos pela equipe,  como também reconhecer os avanços e contribuições de todos.

Como acompanhar tendências na educação?

Um gestor inovador na escola é aquele que está sempre de olho nas principais tendências do mercado educacional. Precisa de ajuda para isso? Confira nossas dicas:

Consumir newsletters:

Se suas semanas são sempre de muita correria, as newsletters são uma ótima opção! Elas costumam reunir as principais novidades do universo da educação, compartilhar eventos presenciais e online, bem como destacar pesquisas importantes do cenário nacional.

Na newsletter da Árvore, além de ter acesso a todas essas informações, você também encontra dicas de livros e formação leitora para seus alunos.

Consumir blogs:

Para os gestores que preferem uma boa leitura, nos blogs de educação você vai encontrar destaques dos principais assuntos que permeiam a vida escolar.

Textos com abordagens mais profundas, entrevistas e listas de dicas para o seu dia a dia e dos seus professores.  

Participar de eventos nacionais e internacionais:

Acompanhar palestras presenciais e online de especialistas, outros professores e gestores pode ampliar seu repertório de práticas e provocar novos olhares para os desafios.

Além disso, o gestor inovador é aquele que promove novos contatos para sua instituição de ensino. Portante, é fundamental estar nos eventos e criar esse networking.

Formação continuada:

De acordo com a professora Cristiane Mori, mestre em linguística pela Unicamp, é a formação continuada que vai ajudar a resgatar ou construir as bases do trabalho para as falhas da formação.

Isso porque a formação continuada possui o potencial de renovar e ampliar perspectivas e capacitar para uma prática inovadora e assertiva. Além de te ajudar a ficar antenado!

Livros:

Os livros são grandes parceiros da inovação! Embora novos livros sejam lançados a todo tempo, os clássicos também ajudam a refletir sobre nossa prática.

Afinal, a releitura de um livro lido há muito tempo pode trazer insights e ideias valiosíssimas.


Gestor, para conheçar a estudar as principais tendências do mercado educacional, leia nosso post 4 tendências do mercado educacional.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Como fazer um relatório de gestão escolar eficiente?

Você vai descobrir como montar um relatório de gestão escolar eficiente, com um passo a passo de tudo o que deve conter no documento.

Continuar
Gestão Escolar

Evento ‌escolar online‌:‌ ‌5 ideias para sua escola

Existem muitas maneiras de organizar um evento escolar online. Confira cinco ideias para colocar em prática na sua escola e se beneficiar da tecnologia!

Continuar