Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Direção Escolar: 10 dicas para otimizar o trabalho

Direção Escolar: 10 dicas para otimizar o trabalho

30 nov 2021
3 min
Post modificado em:
6/7/2022

A direção escolar é uma função que engloba diversas atividades e inclui cuidar da saúde financeira da escola e de seus espaços físicos, atendendo às necessidades e às expectativas dos estudantes e de suas famílias, e também dos professores e de outros funcionários. 

De modo geral, o diretor de uma instituição de ensino deve tomar as providências necessárias para que a escola funcione adequadamente, incentivando e motivando toda a comunidade escolar. Ufa! Gerir uma escola não é uma tarefa fácil, mas pode ser recompensadora. 

Para apoiar os diretores e diretoras de escolas, reunimos 10 dicas que otimizam a rotina e o trabalho nessa função. Continue lendo o artigo e confira.

1. Faça gestão de tempo de forma eficiente

A primeira dica é imprescindível para que todas as outras deem certo. Controlar o tempo de forma eficiente e inteligente permite a organização de todas as tarefas do seu dia, ajudando a evitar imprevistos.

Para isso, procure manter uma agenda organizada e, quando possível, calculada. O Google Agenda é uma ótima ferramenta para ajudar nesse ponto. Tente reservar horários para todas as tarefas, das mais simples àquelas que requerem foco e concentração. 

E como a agenda de um diretor escolar tende a ter muitas reuniões em um mesmo dia, aqui, a dica extra é tentar otimizar essas reuniões preparando-se previamente e, claro, buscar cumprir o horário estipulado.

2. Tenha uma excelente comunicação

Em uma instituição de ensino, o trabalho de direção inclui a comunicação com a comunidade escolar e com diferentes públicos frequentemente, e é fundamental saber como agir e falar com cada um deles. Por isso, tente se planejar para comunicados recorrentes ou reuniões que você já tenha previsto.

Comunicar-se de forma clara e objetiva ajuda a evitar ruídos, sendo assim, caso você precise informar sua equipe sobre qualquer tarefa, a demanda deve ser passada de forma assertiva. O informe também pode ser feito por escrito ou por um canal que permita sua consulta por qualquer pessoa.

3. Capacite seus professores

Ser professor requer mais do que técnica. É preciso ter uma série de habilidades para transmitir conhecimento de forma adequada a pessoas em pleno desenvolvimento. Uma vez que cada aluno tem um perfil diferente, a capacitação dos professores é um ponto primordial para otimizar o trabalho do diretor escolar.

Para que seu corpo docente esteja sempre por dentro das novidades do mundo educacional, ofereça cursos de atualização. Assim, você estará dando oportunidade para que seus educadores conheçam desde os recursos de aprendizagem à melhor forma de se relacionar com o aluno e com seus familiares, oferecendo um olhar diferenciado. Como resultado, você contará com educadores mais bem preparados e motivados, o que facilita a gestão escolar.

4. Conte com sistemas de gestão escolar e faça da tecnologia uma aliada

Os avanços da tecnologia levaram ao desenvolvimento de ótimas  ferramentas de apoio para a área da educação e muitos sistemas foram desenvolvidos especificamente para o contexto escolar. Neste sentido, contar com um software de gestão para instituições de ensino ou com um organizador de tarefas pode ajudar o diretor de escola a ter uma comunicação descomplicada e uma gestão de tempo mais eficiente.

5. Prepare-se para o gerenciamento de crises

O trabalho da direção escolar também envolve resolver e gerenciar crises. Algumas delas se repetem e é justamente para evitar esse cenário que o diretor precisa ter habilidade no controle desse tipo de situação. 

Troque com sua equipe e prepare a todos para lidar com crises e possíveis questões a serem resolvidas, isso evita que o número de conflitos aumente e que eles se agravem. 

Outra boa prática é selecionar profissionais e direcioná-los para focar no gerenciamento de crises, possibilitando uma tomada de ação mais rápida e eficiente.

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

6. Motive seu time e incentive o trabalho em equipe

É importante ter em mente que a direção escolar não é feita somente pelo diretor de escola. Diversos colaboradores auxiliam no trabalho e possibilitam que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Sendo assim, é preciso manter seu time motivado, atento às demandas e, principalmente, unido. Afinal, o trabalho em equipe é essencial para que tudo ocorra bem. Por isso, lembre-se de delegar certas funções e dar o suporte necessário para todos do time.

7. Mantenha uma atitude inspiradora

Ser diretor escolar é também ser um líder na sua escola, mantendo uma atitude inspiradora e positiva com todos ao seu redor. Portanto, é fundamental atuar para manter os professores motivados e guiar alunos, pais e toda a comunidade escolar em uma mesma direção.

Mais uma vez, a comunicação eficiente se mostra essencial, assim como manter uma postura profissional em reuniões e demais momentos na escola.

8. Mantenha contato com alunos, professores e famílias

Essa dica se relaciona à anterior, uma vez que o contato constante é a melhor forma de manter toda comunidade escolar inspirada e unida. Sendo assim, estar perto de professores e alunos ajudará a definir e entender melhor como está sendo desenvolvido o trabalho em sala de aula, e permite realizar qualquer ajuste necessário.

Além disso, como figura inspiradora, estar presente em diferentes momentos e disponível também para as famílias, reforçando a comunicação família-escola, ajudará a criar um elo poderoso com todos.

9. Escute ativamente a comunidade escolar

Desenvolver a habilidade da escuta ativa é extremamente importante para um gestor escolar e requer ouvir, de fato, o que a comunidade escolar tem a dizer. Isso inclui fazer colocações claras e objetivas, registrar e encaixar o que foi recebido nas demandas do colégio.

Ter uma escuta ativa faz bem para o próprio trabalho da direção escolar. Afinal, ela ajuda a mapear diferentes questões relacionadas à instituição de ensino.

10. Mantenha as portas sempre abertas

Por último, mas não menos importante, recomendamos que a sala da direção escolar seja um espaço de portas abertas. É essencial que alunos, professores, coordenadores e famílias se sintam à vontade para frequentar esse ambiente e possam abrir diálogo com a direção sempre que necessário.

Mantenha suas portas abertas e veja seu trabalho florescer de forma incrível na escola!

Gostou do conteúdo? Essas dicas vão ajudar você, diretor escolar ou participante da gestão de uma instituição de ensino, a otimizar o seu trabalho e alcançar melhores resultados. Aproveite para seguir com seu aprimoramento profissional e confira também nosso artigo sobre como desenvolver excelência na gestão escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

8 fatores que os responsáveis esperam da escola

O que os responsáveis esperam da escola? Confira a resposta neste post exclusivo!

Continuar
Gestão Escolar

A comunicação com os pais interfere no desempenho escolar?

Afinal, a comunicação com os pais interfere no desempenho escolar? Neste artigo damos algumas sugestões práticas de estreitar o vínculo familiar.

Continuar