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Lista de leitura escolar para biblioteca da sua escola

Lista de leitura escolar para biblioteca da sua escola

24 mar 2022
2 min
Post modificado em:
6/6/2022

Incentivar a leitura é papel de toda a comunidade escolar envolvida na formação dos estudantes. Porém, muitas vezes, é ali, no espaço da biblioteca, que crianças e jovens têm seu primeiro contato com a lista de leitura escolar e se veem imersos no universo da literatura.

A biblioteca escolar precisa estar adequada e disponível para receber e potencializar esse processo formativo e, por isso, hoje vamos trazer dicas para apoiar na organização de estrutura, de lista de leitura escolar e possibilidades para esse espaço.  

Convidamos Liana Alves, especialista do time de bibliotecárias da Árvore, para compartilhar seu conhecimento e experiência através de dicas que promovam o uso da biblioteca na escola pelos alunos dos diferentes segmentos.

Qual o papel da biblioteca no processo de formação leitora?

A biblioteca, em seu papel fundamental de formação, é muito mais do que um espaço de armazenamento de livros para a lista de leitura escolar. Ela é uma janela para o conhecimento.

Quando a escola e a biblioteca caminham juntas, o aluno torna-se um leitor e um pensador crítico. Certas escolas colocam inclusive um tempo na grade curricular para a biblioteca, mas isso não é necessário para que a sua utilização seja efetiva.

Um trabalho em equipe com os professores, onde utilizam o espaço para pesquisas, apresentações, ou mesmo recreação, permite que os alunos tomem o espaço da biblioteca como seu, e o explorem sem medo.

O simples fato de manter a biblioteca aberta à comunidade escolar em todos os momentos traz os estudantes para perto, criando um espaço seguro. Assim, eles sentem-se à vontade para buscar dentro dos livros novas perspectivas.

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Como tornar o espaço da biblioteca atrativo para os alunos de diferentes segmentos?

Cada segmento tem uma necessidade diferente, e é importante lembrarmos disso. Apesar disso, nem sempre temos disponível um espaço separado para cada um deles. Ou seja, devemos levar em conta que cada segmento utiliza a biblioteca de uma forma única.

- Educação Infantil

A criança precisa explorar o ambiente através da experimentação. Então, é necessário permitir que estejam ao seu alcance diversos livros apropriados e que ela possa folheá-los, sozinha ou em grupo. Além disso, uma boa contação de história torna o espaço ainda mais mágico.

- Ensino Fundamental Anos Iniciais

Uma leitura conjunta possibilita o treinamento da habilidade leitora e atividades lúdicas ligadas ao que foi lido é uma forma de mostrar que a leitura não acaba quando fechamos o livro.

- Ensino Fundamental Anos Finais

Precisamos estar por dentro do que está acontecendo no mundo. A partir disso, podemos ensinar como fazer pesquisa, acessar fontes confiáveis, utilizar a internet de forma segura (como identificar fake news, por exemplo). Tudo isso está dentro do escopo da função da biblioteca.

- Ensino Médio

Para esse segmento, o foco costuma ser o vestibular e o prazer pela leitura.

De que forma a organização do acervo e da lista de leitura escolar podem contribuir para o incentivo à leitura?

A ideia de organização do acervo da biblioteca escolar e da lista de leitura escolar é tornar o espaço o mais acessível possível para os seus usuários. Isso significa que, mesmo sem a ajuda da bibliotecária, todos conseguem se localizar dentro da biblioteca. Isso também varia dependendo do segmento.

Para a Educação Infantil e os Anos Iniciais, podemos utilizar um sistema de cores para cada categoria, além de ilustrações que explicam o que está contido em cada uma. Assim o aluno não só consegue encontrar o livro do assunto que procura, como também consegue guardá-lo ao terminar. Isso também colabora para que ele se sinta responsável pelo ambiente.

Já com os alunos mais velhos, a organização habitual por autoria funciona bem, desde que bem sinalizada. A ideia é sempre proporcionar ao leitor - independente da idade - autonomia no espaço.

Como adequar a biblioteca e a lista de leitura escolar à era digital?

Dentro da biblioteconomia, nós temos 5 leis, e a minha favorita diz que “a biblioteca é um organismo em crescimento”. A biblioteca passou por diversos formatos na história, a biblioteca escolar, inclusive, é algo relativamente novo.

O poder de adaptação da biblioteca vem sendo visto ao longo dos anos, pois o formato pode mudar, mas o que não muda é a sua função: fomentar o amor pela leitura e pelo conhecimento.

Na era digital, mais alunos conseguem ter acesso ao mesmo livro ao mesmo tempo, por exemplo. Também é possível acessar obras internacionais, que ainda não foram traduzidas. O digital dentro da biblioteca não passa apenas pelos livros, e sim pelo letramento digital como um todo.

E as bibliotecárias? Como podem atuar nesse processo?

Tudo dentro da biblioteca passa pela bibliotecária, que possui uma formação acadêmica específica para isso. Ela consegue fazer um estudo do usuário que vai permitir a criação de um acervo atraente para o seu público.

É ela que vai elaborar ações para trazer o usuário para dentro da biblioteca, que vai mediar essa relação aluno/livro.

Além disso, é a bibliotecária que vai proporcionar aos professores um acervo complementar para suas aulas, assim como um espaço para atividades extra curriculares. Uma biblioteca sem uma bibliotecária é apenas um depósito de livros.

Como a gestão escolar pode apoiar a biblioteca a formar leitores?

A Lei nº12.244/10 propõe a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas. Assim, é preciso que haja um acervo que conte com pelo menos um título para cada aluno matriculado.

Além disso, obriga que a biblioteca tenha sempre um bibliotecário responsável. Estar de acordo com essa lei é um começo, pois apenas um bibliotecário possui conhecimento especializado para a gestão da biblioteca da melhor forma possível.

Uma escola que valoriza a leitura permite que o espaço seja utilizado para a realização de ações pelo bibliotecário responsável. É imprescindível que a escola e a biblioteca caminhem juntas na formação de leitores!

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas da nossa especialista! Com elas, podemos pensar no espaço da biblioteca de forma cada vez mais atualizada e atrativa. Tudo isso para contribuir na formação de novos leitores!

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