Como tornar o espaço da biblioteca mais atraente para os alunos?

No items found.

A necessidade de formar novos leitores deve ser tarefa conjunta da sociedade em parceria com instituições como a escola. A biblioteca, enquanto local destinado à leitura e ao letramento, pode ter um papel de destaque para fornecer material e experiência a educadores desejosos de se engajarem na formação de alunos que possuam o livro como artigo cotidiano em suas vidas.No post de hoje, aprenda como tornar o espaço da biblioteca um local atraente e agradável para os alunos!

Aprimorando os espaços

Especialistas em biblioteconomia avaliam que algumas medidas podem ser tomadas para incrementar o espaço da biblioteca em escolas e com isso promovê-lo como lugar de socialização e construção de novos leitores. É necessário lembrar que tais medidas devem estar acompanhadas de um engajamento por parte de outros agentes sociais, além de educadores, para que o processo de dinamização da figura do livro se dissemine por toda a sociedade.

Capacitação dos bibliotecários

Para começar, é preciso construir a ligação entre os espaços da sala de aula e da biblioteca no sentido de treinar os educadores para que eles passem aos alunos a ideia de como a biblioteca não é apenas local para pesquisas remotas ou passeios esporádicos, mas sim ambiente com um acervo muito importante para a construção do conhecimento. As idas à biblioteca devem ser incentivadas sempre para que ali se encontre uma cativante extensão da sala de aula.Nesse mesmo sentido, para que a biblioteca torne-se cada vez mais atraente aos olhos dos visitantes, deve-se manter seu acervo constantemente atualizado com novidades que sejam do interesse dos alunos, além de obras didáticas úteis ao cotidiano do ensino. Sem perder de vista que acompanhado a isso também faz a diferença poder estar em um lugar agradável, ventilado e silencioso, que permita fazer da leitura um momento prazeroso.A capacitação dos profissionais que na biblioteca trabalham é crucial para que o lugar esteja amparado por pessoas capazes de direcionar as dúvidas dos alunos e mostrar-lhes qual o melhor caminho para iniciar suas buscas pelos livros. Assim, o próprio ato de embarcar em uma pesquisa pelas obras disponíveis dissemina o gosto pela leitura e pela descoberta de novos mundos.

Invista na tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado por telas é necessário que as possibilidades que a tecnologia oferece também estejam presentes nos espaços de leitura das escolas. A inclusão digital é um passo essencial em um momento no qual o papel impresso começa a encontrar um substituto com cada vez mais adeptos nas novas gerações, o livro digital.Mostra-se útil proporcionar aos alunos o contato com livros e plataformas digitais de leitura que possam ser acessados de casa, fazendo o ato da leitura estar presente também em outros ambientes como o familiar, fundamental no processo socioeducativo.A atualização da biblioteca é uma etapa de amadurecimento pela qual as escolas passarão para que se tornem ambientes integrados ao mundo cibernético, fornecendo serviços online de busca de livros, além de outros ganhos derivados das tecnologias da informação e da comunicação. Não se deve perder de vista o quanto o auxílio do universo digital pode trazer dinamismo e atrair novos leitores para um espaço ainda fundamental para o letramento dos jovens.Criar espaços de leitura é tarefa que envolve a todos na escola. Compartilhe com todos essas dicas!

teste-gratis-arvore-livros-escolas
No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

sala de aula interativa
Gestão Escolar

6 ideias para criar salas de aula interativas em sua escola

Confira nesta postagem seis ideais inovadores para garantir salas de aula interativas na sua escola. Com isso, você vai garantir uma aprendizagem significativa!

Continue lendo
professora realizando avaliação qualitativa com aluno
Gestão Escolar

A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar

Neste texto, você vai descobrir o que é a avaliação qualitativa e como ela pode ser importante para o cotidiano escolar.

Continue lendo